CNJ entrega à Governadora relatório do mutirão carcerário
Em audiência realizada nesta quinta-feira (14), o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz Walter Nunes, entregou à governadora Rosalba Ciarlini um documento contendo o diagnóstico do sistema carcerário do Rio Grande do Norte. O trabalho foi realizado no ano passado e mostra a situação de delegacias e presídios do RN. Além deste relatório, o CNJ apresentou também um termo de propostas contendo sugestões para ajudar o governo a elaborar um plano de ação. “Queremos ajudar o governo a elaborar programas que visem aprimorar o sistema criminal no Estado”, explicou Walter Nunes.
Para Rosalba Ciarlini, a radiografia apresentada pelo CNJ é de grande importância. “Queremos fazer uma planejamento, que deve ser feito a curto, longo e médio prazos, priorizando as questões mais preocupantes”, disse ela. Para Rosalba, o CNJ é mais um parceiro do seu governo com quem ela conta com o apoio e a orientação. “Contamos com o apoio do CNJ para que a gente possa conseguir mais recursos junto ao Ministério (da Justiça) para que as ações sejam realmente mais efetivas”, afirmou.
A Governadora destacou algumas propostas importantes apresentadas pelo CNJ, entre elas a de colocar berçários nos presídios femininos. “As crianças não podem ficar no mesmo espaço de todas as presas, algumas até com problemas de saúde. Criança tem que ter seu próprio ambiente. Isso é algo fundamental e vamos fazer imediatamente”, revelou. Outra sugestão bem aceita pela Governadora foi a de criar oportunidades produtivas para os presos, oferecendo a eles cursos profissionalizantes para que, quando a pena estiver concluída, eles possam estar capacitados para exercer alguma profissão. “Vamos dar mais oportunidade de trabalho para aqueles que estão em regime semiaberto, através das obras que o governo venha licitar, como é o caso do Estádio das Dunas, onde 6% da mão de obra serão destinados aos apenados”, concluiu.
Também participaram da reunião o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez e o secretário de Estado adjunto da Segurança Pública e da Defesa Social, Clidenor Cosme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário