Projeto coíbe manobras de retorno nas principais alternativas de Natal
Foto: Marília Rocha
Quem transita nas vias de Lagoa Nova e Morro Branco deve estar se perguntando sobre as intervenções que começaram a ser feitas há pouco mais de 10 dias para coibir a pratica de retornos, logo após o sinal. Os "gelos baianos" foram montados para impedir que os motoristas façam o retorno logo após o sinal e prejudiquem a fluidez do trânsito.
A ideia da Secretaria de Mobilidade Urbana é incentivar o motorista a fazer “um laço no quarteirão”, evitando os congestionamentos quando o sinal fecha. “Estamos fechando os retornos para incentivar o laço de quarteirão e fazer com que os retornos sempre fiquem a direita da via, girando o retorno em outra via e melhorando a fluidez do trânsito”, argumenta Walter Pedro, diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Semob.
O projeto foi criado para diminuir os impactos do crescente volume de carros nas vias de Natal, principalmente em horário de grande movimentação no início da manhã, no horário do almoço e no final da tarde.
Inicialmente as vias contempladas pelas mudanças são a Amintas Barros, Nascimento de Castro, Antonio Basílio, Alexandrino de Alencar e Presidente Bandeira que ficam nos bairros de Lagoa Nova e Morro Branco e cruzam a Salgado Filho e a Prudente de Morais.
De acordo com Walter Pedro, até julho deste ano, outras mudanças deverão ser feitas nas principais vias de Natal como a alternativa de tornar algumas vias de mão única, facilitando o deslocamento dos milhares de veículos em Natal.
“Estamos fazendo avaliação nas vias Jaguarari que ficaria em um só sentido e contrário a São José, com a Antônio Basílio e a Nascimento de Castro e o par indo e vindo da Amintas Barros e Miguel Castro”, explica.
A ideia da Secretaria de Mobilidade Urbana é incentivar o motorista a fazer “um laço no quarteirão”, evitando os congestionamentos quando o sinal fecha. “Estamos fechando os retornos para incentivar o laço de quarteirão e fazer com que os retornos sempre fiquem a direita da via, girando o retorno em outra via e melhorando a fluidez do trânsito”, argumenta Walter Pedro, diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Semob.
O projeto foi criado para diminuir os impactos do crescente volume de carros nas vias de Natal, principalmente em horário de grande movimentação no início da manhã, no horário do almoço e no final da tarde.
Inicialmente as vias contempladas pelas mudanças são a Amintas Barros, Nascimento de Castro, Antonio Basílio, Alexandrino de Alencar e Presidente Bandeira que ficam nos bairros de Lagoa Nova e Morro Branco e cruzam a Salgado Filho e a Prudente de Morais.
De acordo com Walter Pedro, até julho deste ano, outras mudanças deverão ser feitas nas principais vias de Natal como a alternativa de tornar algumas vias de mão única, facilitando o deslocamento dos milhares de veículos em Natal.
“Estamos fazendo avaliação nas vias Jaguarari que ficaria em um só sentido e contrário a São José, com a Antônio Basílio e a Nascimento de Castro e o par indo e vindo da Amintas Barros e Miguel Castro”, explica.
Foto: Marília Rocha
Projeto foi criado para diminuir os impactos do crescente volume de carros nas vias de Natal.
As curvas a direita dos quarteirões, as vias de mão única e outras intervenções da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) são projetos que seguem padrões de grandes cidades, como Recife e São Paulo.
Neste sábado (18), o setor de Engenharia da Semob está implantando a mão única na Avenida Dionísio Filgueira, que fica próximo a praça das Flores, em Petrópolis. Com a mudança, os carros só poderão descer no sentido Ladeira do Sol a direita até a Afonso Pena.
A próxima fase do mais recente projeto de mobilidade urbana é orientar os motoristas com sinalização propositiva e fazer a população entender o benefício final.
Nominuto.com
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