terça-feira, 31 de maio de 2011

Fátima Bezerra acredita que chapa de adversários em Natal será Felipe-Rogério

FD/Nominuto
Fátima Bezerra: PT vai enfrentar chapa Felipe-Rogério
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) tem arriscado um palpite quando perguntada sobre as eleições de 2012.

Para Fátima, a chapa adversária ao PT e outros partidos de esquerda será formada por Felipe Maia (DEM) e Rogério Marinho (PSDB).

Fátima Bezerra não acredita que o DEM, que ocupa o Governo do Estado, abrirá mão da candidatura a prefeito. "Felipe será o cabeça de chapa", arrisca.

A parlamentar do PT tem lembrado do pré-candidato do partido, deputado Fernando Mineiro, mas não fecha a porta para dialogar com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB).

Presidente da AL e embaixadora da Noruega dialogam sobre potencialidades do RN

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, recebeu na tarde desta terça-feira, 31, visita de cortesia da embaixatriz da Noruega no Brasil, Turid B. Rodrigues Eusebio e do cônsul da Noruega em Natal, Gutemberg Natal Tinoco. A embaixatriz está no Brasil desde 2007 e esta foi a primeira vez que veio a Natal.

A embaixadora disse que tinha interesse em conhecer o estado pelas afinidades e relação com o seu país, principalmente no segmento do turismo. A embaixadora e o presidente da Casa conversaram sobre a economia norte-riograndense e do país de Turid, que vive basicamente da extração marinha.

No encontro o deputado Ricardo Motta lhe relatou o pioneirismo do estado com relação à histórica participação das mulheres na política e atualmente aos vários cargos importantes ocupados por elas, como o governo, as prefeituras das duas maiores cidades do RN, a presidência do Tribunal de Contas, a reitoria da UFRN e a ascensão das mulheres na Casa, atualmente ocupando três cadeiras no parlamento

A embaixadora disse que pela grande extensão do território brasileiro, visitou apenas catorze estados desde que chegou ao país. Turib afirmou que tinha interesse em conhecer o Rio Grande do Norte também pela estreita relação no turismo com a Noruega: “Quando estamos no inverno, o Brasil está no verão e muitos vêm ao Rio Grande do Norte, que tem praias muito bonitas”, afirmou.

A embaixadora ouviu explicações sobre o funcionamento do parlamento estadual e eleitoral brasileiro, com votação de quatro em quatro anos e elogiou o sistema de apuração implantado no país. Ela se referiu às urnas eletrônicas como de “Primeiro mundo”. Os deputados Getúlio Rego, Nelter Queiroz e Gilson Moura também estavam presentes e acompanharam a embaixadora na visita pelas dependências da Assembleia.

Consultor critica descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal no RN

O economista e consultor Raul Velloso disse na Assembleia Legislativa do RN, no final da manhã desta terça-feira, que os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal no RN foram ignorados e as medidas não foram tomadas. De maneira didática e simplificada, Raul Velloso explicou o limite prudencial como “uma luz amarela que já cria a necessidade de se colocar o pé no freio. Indica que o perigo já começou e a situação requer medidas de ajuste”. Segundo o consultor está se trabalhando na margem do limite da lei, e praticamente não há sobra para investimentos. “Se já foi ultrapassado o limite legal e o prudencial, a luz já não é mais amarela. Aí é a hora de serem aplicadas medidas de contenção e não de ampliação de gastos”, disse Velloso.


Em audiência pública proposta pelo líder do governo, deputado Getúlio Rego (DEM), foi apresentada a palestra "Lei de Responsabilidade Fiscal e as Políticas Públicas", pelo consultor econômico Raul Velloso, especializado em Análise Macroeconômica e Finanças Públicas e Ph.D, Master of Philosophy e Master of Arts em economia pela Universidade de Yale, EUA.


Compondo a mesa da audiência estavam o Juiz Federal Ivan Lira; o Promotor de Justiça Oscar de Souza,; Carlos Gomes, ex-presidente da OAB-RN; Jailson Tavares, representando o Tribunal de Contas do Estado; Djair de Oliveira, representando o Sindicato dos policiais civis (Sinpol) e Eliel Elias, representando o Sindicato dos servidores públicos Administração Indireta (Sinai).


Raul Velloso elogiou a iniciativa do deputado Getulio Rego em sugerir a audiência publica para ampliar o conhecimento e alargar as discussões sobre o assunto. Diante das cobranças dos sindicatos pelo cumprimento dos Planos de Cargos e Remuneração para o funcionalismo público, Getúlio Rego explicou que “essas leis foram aprovadas, mas existe esse nó para que o benefício não seja concedido”. O deputado José Dias confessou ter passado por constrangimento ao votar pela aprovação dos Planos. “Eu não podia e não queria me demonstrar contra o funcionalismo público, mas sabia que estava cometendo um crime contra a minha consciência ao votar favorável”, disse o deputado.


Para que os planos possam ser aplicados é necessário um respaldo financeiro nos cofres do Estado. Alguns deles foram aprovados desde 2004 e 2005 “Nem tem projeção orçamentária e nem financeira suficiente. Acredito na competência do entendimento da sociedade para a atual situação. Não há recursos orçamentários e há débitos represados”, disse Getúlio. De acordo com o deputado, a prática ilegal da herança de dívidas ainda é uma realidade e no Rio Grande do Norte a situação pode ser considerada crítica. “Ainda é comum que o gestor deixe restos a pagar, mas foram deixados centenas de milhões de reais”, disse Getúlio.


De acordo com Raul Velloso, os limites devem ser cumpridos, uma vez que a lei prevê que há penalidades e sanções para quem descumpre. “Há a necessidade de se haver um entendimento para que se faça da maneira mais tranqüila possível o cumprimento da lei”, disse Velloso.


Quanto aos caminhos que devem ser tomados, Velloso foi direto: “É óbvio que o que se deve fazer é adotar medidas para que a situação volte à legalidade. Não há nem a necessidade de chamar um especialista de fora para fazer com que as pessoas entendam isso, é simples assim”, frisou Velloso. “O que deve ser trabalhado é o esforço da gestão na contenção de gastos e no aumento de eficiência da máquina pública. Faço votos que esse Estado consiga superar as dificuldades”, finalizou Velloso.


Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Obery Rodrigues, o governo tem vontade e disposição para o diálogo e tem mantido a porta sempre aberta. “Estamos sempre divulgado a real situação de maneira transparente para que as pessoas tomem conhecimento do que acontece. As despesas com pessoal aumentaram assustadoramente nos últimos anos e os efeitos desse aumento estão aparecendo. Por isso foram adotadas medidas que tiveram esse impacto tão grande. Precisamos fazer esses cortes e trabalhar pelo aumento da receita”, disse Obery. O secretário informou também que o Governo está se empenhando para aumentar a arrecadação do ICMS. “Esperamos que com a redução dos regimes especiais que eram feitos de forma indiscriminada continuem se refletindo no aumento de arrecadação”, explicou o secretário, alertando ainda que apesar do aumento de arrecadação, já existe também um aumento com custo de pessoal da ordem de 13%. “Isso sem nenhum incremento previsto pelos Planos”, completou.


Obery explicou também que nem toda a receita pode ser revertida para o pagamento do funcionalismo. “No Orçamento Geral do Estado tem receitas que aparecem, mas que não podem ser utilizadas para pagamento de pessoal. São receitas vindas de convênios, parcerias, que podem se confirmar ou não. Não se configura em receita que pode ser usada para pagamento de folha, o destino já é outro desde que o acordo é firmado”.


O secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, disse que as negociações estão abertas. “Queremos chegar a um caminho que seja legalmente possível”, disse Paulo de Tarso. “Vamos administrar as negociações de forma responsável, pois o reiterado descumprimento da lei causou muito prejuízo ao Rio Grande do Norte. A atual situação é fruto do descumprimento da lei”, considerou Paulo de Tarso.


Diante dos repetidos questionamentos de quando o Estado saíra da situação crítica, Paulo de Tarso foi franco: “A melhoria do cenário não pode ser feita na base do palpite. O Governo está fazendo a parte dele em cortar gastos. Já temos quase 50% da receita comprometida para pagamento de pessoal e ainda há o que tem que ser utilizado para custeio, os recursos federais que precisam de contrapartida e tantos outros convênios”, disse o secretário-chefe do gabinete civil.


De acordo com Raul Velloso, a LRF é um instrumento jurídico importante que tem contribuído de maneira saudável para o melhoramento do processo administrativo do Brasil. “A LRF foi uma das peças fundamentais para que o Brasil melhorasse seu resultado econômico. Desde essa mudança de visão saímos de uma taxa de crescimento de 2% para 4,5%”, disse Velloso.


Velloso também explicou que um governo não pode ter sua receita voltada para o pagamento do funcionalismo, deixando de lado um percentual para ser aplicado em investimentos para o país, estado ou município. “A implementação da LRF fez com que o Brasil pudesse mostrar ao mundo que estava conduzindo o desenvolvimento do país de maneira estável. O risco país diminuiu e assim estamos recebendo mais e melhores investimentos”.


Quanto à vedação da Lei em proibir que as gestões deixem dívidas para os sucessores, Velloso apontou que a situação do Rio Grande do Norte é preocupante. “Se a LRF estivesse sendo observada da maneira correta, essa situação não deveria estar acontecendo”, disse Velloso.

Participaram da Audiência Pública, o Coronel Araújo, comandante da Polícia Militar; Ana Tânia, secretária adjunta de Estado da Saúde Pública; Thiago Cortez, secretário de Estado da Justiça e da Cidadania; Saulo Carvalho, diretor da Potigás; Coronel Elizeu Dantas, comandante do Corpo de Bombeiros; Fábio Rogério, delegado geral da Policia Civil; Kátia Pinto, secretária de Estado da Infraestrutura; Anselmo Carvalho, secretário de Estado da Administração e Recursos Humanos; Miguel Josino, Procurador Geral do Estado; Tatiana Mendes Cunha, consultora Geral do Estado; Silva júnior, secretário adjunto de Estado da Segurança Pública; Paulo de Tarso, secretário-chefe do gabinete Civil; Obery Rodrigues, secretário de Estado do Planejamento e Finanças e Alexandre Mulatinho, Assessor de Comunicação Social.

Embaixador ressalta sucesso da missão empresarial ao RN e revela importância da Copa no Brasil

No segundo e último dia de visita da missão empresarial da Coreia ao Rio Grande do Norte, o embaixador da Coreia no Brasil, Kyonglim Choi, destacou que “já conquistou o objetivo e o sucesso”. Ele esteve reunido com o vice-governador Robinson Faria, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta.


O embaixador informou que a missão vinda da Coreia teve por objetivo “acompanhar a política do Governo Federal de descentralizar o desenvolvimento econômico”. O secretário Benito Gama informou que “o Rio Grande do Norte tem dois pontos da infraestrutura” que representarão destaque em breve: o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o Porto de Natal. “Ainda há o projeto do segundo porto, em Porto do Mangue, mais voltado para a parte de mineração”, completou o vice-governador e titular da Secretaria de Estados dos Recursos Hídricos, Robinson Faria.


Os representantes do Executivo e Legislativo do RN também obtiveram informações acerca do impacto na economia coreana após a realização da Copa do Mundo, em 2002, onde o país foi uma das sedes ao lado do Japão. Kyonglim Choi revelou que “houve vários aspectos positivos”. “Tivemos benefícios com construção e modernização de portos, aeroportos e rodovias”, disse.


Além disso, segundo o embaixador, houve grande captação de turistas que logo foram hospedados em novos hotéis. Alguns construídos um pouco afastados dos grandes centros, mas com ocupação satisfatória. “Com a atração de turistas em virtude da Copa, a divulgação do nosso país aumentou com o passar dos anos”, exemplificou. Choi ressaltou que “a experiência (em sediar uma Copa) é importante para eventos internacionais e traz investimentos”.


Após a conversa, Benito Gama ministrou uma palestra com o tema “Oportunidades de investimentos e desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, onde apresentou números previstos para os próximos anos, além das obras e incentivos para o estado.

Caixa levará "Caminhão da Sorte" para Cidade Junina

Sorteios das loterias da Caixa Econômica Federal (CEF) vão ser realizados ao vivo, durante toda uma semana, em Mossoró.

Vão ocorrer em meio às comemorações do Mossoró Cidade Junina, a partir da segunda-feira (06/06) até sábado (11/06).

Mossoró receberá o novo "Caminhão da Sorte" da Caixa Econômica Federal. É uma oportunidade para que a população local e de municípios vizinhos tenham a chance de conhecer e participar dos sorteios, concorrendo também a vários brindes.

O veículo da Caixa, especialmente equipado, estará estacionado na Rua Rui Barbosa, em frente ao Sebrae no centro da cidade.

Com informações da Assessoria de Imprensa da CEF.

Assembleia debate Lei de Responsabilidade Fiscal


Na manhã desta terça-feira, 31, a Assembleia Legislativa realizou audiência pública sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O propositor deputado Getúlio Rêgo (DEM) defendeu o maior conhecimento por parte da população e dos servidores de uma lei tão importante. “Há ainda pouca informação para a sociedade. Esta é uma oportunidade para contribuir para o entendimento dessa ferramenta jurídica do país”, defendeu o parlamentar.

O consultor econômico Raul Velloso foi convidado para fazer uma palestra sobre o que é e as conseqüências da Lei de Responsabilidade Fiscal. O economista defendeu a importância do cumprimento da lei. “Esta ferramenta é importantíssima para a economia do país, é uma peça fundamental para o Brasil evoluir tanto nestes últimos anos”, defendeu Velloso. Raul Velloso aproveitou para analisar os dados disponíveis das contas do Governo do Estado. “Vejo a curto prazo que o governo vai sofrer grande pressão por causa da dívida deixada pela administração anterior. E analisando a dívida não é das piores”, afirmou Raul Velloso. O economista defendeu esforço agora para que a capacidade de investimento volte a crescer. “O governo deve montar um comitê permanente de negociação de reajuste com os servidores. Se não fizer nada uma hora vai atrasar pagamento”, defendeu.

Na audiência pública, o deputado Fernando Mineiro (PT), defendeu a apresentação de propostas para o fim da greve e de uma exposição clara por parte do governo de como está a situação financeira do Estado. “Precisamos sentar para negociar, mas também é importante ter propostas concretas”, defendeu Fernando Mineiro. O policial civil Jair Oliveira foi o representante dos servidores no debate, e defendeu um debate claro em relação a situação financeira do Estado. “O que vejo é que a Lei de Responsabilidade Fiscal muitas vezes é usada como repressora do trabalhador”, afirmou Jair Oliveira.

O Secretário Estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, disse que o governo tem debatido muito a implantação dos reajustes salariais. “Temos a responsabilidade em manter o equilíbrio das contas públicas”, afirmou Obery Rodrigues. Todos os participantes da audiência defenderam a sugestão do comitê permanente de negociação salarial dos servidores, e os representantes do governo prometeram estudar a proposta.

Henrique levou Rosalba para pedir trégua à TV Globo

Na agenda da governadora Rosalba Ciarlini no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, onde constava uma reunião no BNDES, sua assessoria se esqueceu de incluir o principal compromisso da Rosa na capital carioca.
Rosalba teve uma reunião na Rede Globo com o todo-poderoso João Roberto Marinho.
Reunião articulada pelo deputado-líder e sócio da afiliada da Globo no Rio Grande do Norte, Henrique Alves, que participou da conversa.

A Rosa e Henrique foram pedir uma trégua da Vênus Platinada, que em uma semana mostrou a professora Amanda Gurgel falando da "desastrada" Educação do Rio Grande do Norte no Domingão do Faustão; a série de greves de servidores do Estado no Jornal Nacional; e o horror das delegacias durante a greve dos policiais civis, no Bom Dia Brasil.
Resta saber se Henrique, como aliado da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, também aproveitou para reclamar da matéria do Fantástico, que mostrou uma escola do Município sem merenda.

A resposta da TV Globo....
No Jornal Nacional desta segunda, uma reportagem bem parecida com a do Rio Grande do Norte, mostrando greves enfrentadas pelo governador Ricardo Coutinho.
Assim como no RN, na educação, saúde...
Pedir trégua à TV Globo é dar tiro no pé.
A emissora nunca poupou Antônio Carlos Magalhães, à época todo-poderoso do Senado Federal e dono da afiliada da Globo na Bahia...
Thaisa Galvão

Banco do Brasil desmente informação do Governo do Estado

A Superintendência do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte emitiu uma nota onde contradiz a informação divulgada, no final de semana, pela Assessoria da governadora Rosalba Ciarlini.

No último sábado, o Governo afirmou que creditou o valor dos salários dos servidores no próprio sábado, mas que por falha o Banco do Brasil só iria efetuar o depósito real nas contas na segunda-feira. No entanto, a afirmação foi negada pela instituição bancária.

Veja a nota do Banco do Brasil na íntegra:

Informamos que o Governo do Estado do RN disponibilizou os recursos para pagamento dos salários dos servidores na data prevista e que o credito dos proventos está ocorrendo de acordo com o cronograma de pagamento do Governo do Estado. Ou seja: a primeira remessa em 30/05 e a segunda em 31/05.

Os lançamentos do dia 30/05, aconteceram antes das 10h desta segunda, 30, sem prejuízo aos servidores, e os do dia 31, acontecerão normalmente amanhã, 31/05.

Superintendencia Estadual

AGORA VEJA A NOTA DIVULGADA PELA ASSESSORIA DO GOVERNO

A secretaria de estado do Planejamento e das Finanças comunica que em decorrência de um erro cometido pelo Banco do Brasil, não foram processadas neste sábado, 28 as transferências bancárias para as contas do servidores públicos do executivo que recebem seus salários no primeiro dia do recebimento.

De acordo com o Banco do Brasil o problema deverá ser solucionado até o meio-dia desta segunda-feira, 30, quando serão realizadas as transferências. Os servidores que recebem no segundo dia de pagamento receberão normalmente nesta terça-feira, 31.
Nota do blog: Alguém mentiu nessa história...

Larissa Rosado apresenta hoje na CCJ parecer ao projeto de lei do Governo que cria o Proimport


A Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) da Assembléia Legislativa volta a se reunir nesta terça-feira(31), a partir das 9 horas.

Na ocasião, a deputada Larissa Rosado irá apresentar seu parecer ao projeto de lei de autoria do Governo do Estado que cria o Programa Público de Apoio às Importações do Exterior e Desenvolvimento Portuário e Aeroportuário do Rio Grande do Norte (Proimport).

De acordo com Larissa, seu parecer será embasado em critérios técnicos e jurídicos. O projeto é polêmico e por essa razão a relatora ouviu especialistas na matéria para embasar o conteúdo do seu relatório.

Além de Larissa Rosado, a CCJ é constituída pelos deputados Agnelo Alves(presidente), Tomba Farias (PSB), Ezequiel Ferreira (PTB) e Fernando Mineiro (PT).

Governo convoca docentes da UERN para manter negociação


“O Governo entende que a melhor maneira de se avançar é através do diálogo com as categorias”. Essas foram as palavras dos secretários de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, e da Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, na manhã desta segunda-feira (30), na sede da Universidade Estadual do RN, em Mossoró, numa reunião para discutir a pauta de reivindicações dos professores da UERN.
A reunião foi convocada pelo próprio Governo, através do reitor da UERN, Milton Marques, e contou com a participação do pró-reitor de Administração, Severino Neto, da pró-reitora de Recursos Humanos, Joana D’arc Lacerda, da Pró-reitora Adjunta, Lúcia Pedrosa de Lima. A Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) foi representada por seu Presidente, Flaubert Torquato Lopes, além de representantes do Sinte/Mossoró.
O Governo reconhece a solicitação de reajuste de 23,98% solicitada pela categoria, mas diante das dificuldades financeiras enfrentadas atualmente pelo executivo, defende o escalonamento deste percentual em quatro anos, como foi feito em anos anteriores, mas ainda não foi possível afirmar o mês que seria feito o pagamento da primeira parcela. “A avaliação financeira do Governo dos últimos quatro meses revela que a Lei de Responsabilidade Fiscal impede qualquer aumento da folha de pagamento” explicou a professora Betânia Ramalho.
Além da reposição salarial, a pauta apresentada pela categoria solicita o descontingenciamento dos recursos orçamentários da UERN; garantia da autonomia financeira da UERN; ampliação dos recursos orçamentários da UERN; universalização do regime de trabalho de dedicação exclusiva; criação de creches para servidores, entre outras.
A ADUERN pediu que o Governo apresentasse um documento com a contra proposta para ser apresentado nesta terça-feira (31), quando será realizada uma assembleia, para ser analisado pela categoria e definido uma posição com relação a paralisação das atividades.

Plenária na AL discute política nacional de economia solidária

O presidente do legislativo estadual, deputado Ricardo Motta, que preside na Casa a Frente Parlamentar de Cooperativismo, disse na Plenária do Fórum de Economia Solidária, realizado na tarde desta segunda-feira, 30, que a Assembleia dá apoio incondicional e continuará incentivando os projetos que podem resgatar o sustento de pessoas mais simples.

A plenária foi uma iniciativa do mandato do deputado Fernando Mineiro e se realizou no plenarinho da Assembleia. “A economia solidária teve um significativo crescimento e organização nos últimos oito anos, mas agora tem a necessidade e a obrigação de se fortalecer politicamente”, disse o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto Marinho.

A plenária tratou da Política Nacional de Economia Solidária e do Projeto de Lei 865/2011, que cria a Secretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas. “O debate que vem se realizando nacionalmente é sobre qual o lugar que a economia solidária deve ocupar com a criação desta nova secretaria”, disse Mineiro. Atualmente, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAE) faz parte do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo Marinho, o segmento hoje está sendo tratado em 22 ministérios. Ele apresentou estatísticas revelando o crescimento do setor, que conta com mais de 350 mil empreendedores solidários e parcerias e acordos com 22 ministérios. Por esse mesmo motivo, muitos defendem a centralização em uma pasta.

Além do técnico ministerial, a plenária contou com representantes de um grande número de associações, da deputada federal Fátima Bezerra, do consultor técnico do Sebrae, João Hélio, da representante do Fórum Estadual de Economia solidária, Lidiane Freitas e lotou o plenarinho da Casa. Fátima Bezerra fez uma retrospectiva do trabalho realizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária, da qual faz parte.

Lidiane Freitas disse que o setor tem sua força, importantes empreendimentos e está pronto para dialogar com o mercado. Ela concluiu: “Está faltando a política nacional da economia solidária. Para nós que fazemos na prática não interessa para onde nos levem, mas defendemos acima de tudo ações para fortalecer a política nacional”

Rosalba confia que reunião com Dilma dará nova velocidade aos preparativos da Copa


A governadora Rosalba Ciarlini disse acreditar que os governadores e prefeitos das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 sairão animados da reunião que acontece nesta terça-feira, 31, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff. “Eu acredito na presidente. Ela vai pegar as rédeas para valer”, espera a governadora

Assegurando que o Rio Grande do Norte cumpriu todas as diligencias para se manter na Copa, a governadora sugere mais rapidez na burocracia exigida, citando as obras de mobilidade urbana. O secretario da Copa, Demétrio Torres acompanha a governadora.

É o primeiro encontro convocado pela presidente Dilma com todos os governadores e prefeitos envolvidos na organização da Copa do Mundo de 2014. O balanço geral está marcado para às 15h, no Palácio do Planalto.

Empresários coreanos confirmam interesse em investir em energia eólica



O primeiro dia da missão empresarial da Coréia ao Rio Grande do Norte foi marcado por uma visita ao pólo industrial de Guamaré e o parque eólico Mangue Seco. Atentos aos detalhes, os coreanos percorreram as instalações da Petrobras e assistiram apresentações técnicas do empreendimento. A missão é composta por que representantes de empresas dos setores têxtil, infraestrutura, mineração, químico, energia solar e eólica e do agronegócio.
O embaixador da Coréia no Brasil, Kyonglim Choi, disse que a visita foi considerada pela delegação “muito boa”. Ele ressaltou que os dirigentes empresariais ficaram impressionados com o parque eólico do RN. “Há interesse em investimento no setor de energia”, revelou Choi.
Para o embaixador há possibilidade de investimentos no Rio Grande do Norte em outros setores da economia. “Após esta missão vamos discutir todas as possibilidades”, declarou. Em relação aos incentivos por parte do Governo do Estado, Kyonglim Choi frisou que “o Rio Grande do Norte tem se empenhado de forma visível para trazer os investimentos”.
Acompanhando a missão, o secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico, Américo Maia, confirmou o interesse dos coreanos no setor de energia eólica e identificou interesse dos visitantes em consolidar novos investimentos.Nesta terça-feira (31), segundo e último dia da missão, a comitiva será recebida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama que irá apresentar outras oportunidades para investimentos no Rio Grande do Norte. À tarde a comitiva participa de rodada de negócios com representantes do setor empresarial do estado.
Além do embaixador da Coréia no Brasil, Kyonglim Choi, estão em Natal Jong In Rim (Daewoo International), Gi Seob Kim (Hyundai), Junwoo Kim (LG), Jin Young Park (Hyosung) Choon Jang Ban (Hanwha), Jung Hae Seong e Oh Se Chul (Posco), Je Nam Yoo (Banco de Seguro Comercial), Byeonrog Mun, (Chungnam), Doo Young Kim (Kotra), Yang Kyu Kim e Kwang Jin Cho (Samsung SDS); Doo Young Kim Suk Soo Jung Su Jin Kim (Kotra).

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Plenária na AL discute política nacional de economia solidária 


O presidente do legislativo estadual, deputado Ricardo Motta, que preside na Casa a Frente Parlamentar de Cooperativismo, disse na Plenária do Fórum de Economia Solidária, realizado na tarde desta segunda-feira, 30, que a Assembleia dá apoio incondicional e continuará incentivando os projetos que podem resgatar o sustento de pessoas mais simples.
A plenária foi uma iniciativa do mandato do deputado Fernando Mineiro e se realizou no plenarinho da Assembleia. “A economia solidária teve um significativo crescimento e organização nos últimos oito anos, mas agora tem a necessidade e a obrigação de se fortalecer politicamente”, disse o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto Marinho.
A plenária tratou da Política Nacional de Economia Solidária e do Projeto de Lei 865/2011, que cria a Secretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas. “O debate que vem se realizando nacionalmente é sobre qual o lugar que a economia solidária deve ocupar com a criação desta nova secretaria”, disse Mineiro. Atualmente, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAE) faz parte do Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo Marinho, o segmento hoje está sendo tratado em 22 ministérios. Ele apresentou estatísticas revelando o crescimento do setor, que conta com mais de 350 mil empreendedores solidários e parcerias e acordos com 22 ministérios. Por esse mesmo motivo, muitos defendem a centralização em uma pasta.  
Além do técnico ministerial, a plenária contou com representantes de um grande número de associações, da deputada federal Fátima Bezerra, do consultor técnico do Sebrae, João Hélio, da representante do Fórum Estadual de Economia solidária, Lidiane Freitas e lotou o plenarinho da Casa. Fátima Bezerra fez uma retrospectiva do trabalho realizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária, da qual faz parte.
Lidiane Freitas disse que o setor tem sua força, importantes empreendimentos e está pronto para dialogar com o mercado. Ela concluiu: “Está faltando a política nacional da economia solidária. Para nós que fazemos na prática não interessa para onde nos levem, mas defendemos acima de tudo ações para fortalecer a política nacional”

Fátima Bezerra atribui greves no RN ao descumprimento de acordos

A deputada comentou sobre a greve servidores estaduais, a votação do novo Código Florestal do país e o movimento #ForaMicarla.

Por Silvia Ribeiro Dantas
Nominuto.com


Foto: Artur Melo
A deputada federal do Partido dos Trabalhadores e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra, comentou o atual momento do Rio Grande do Norte, com greve de diversas categorias ligadas à administração estadual, e outros temas de destaque na semana passada, como a votação do novo Código Florestal do país e o movimento #ForaMicarla, que surgiu nas redes sociais e levou centenas de pessoas às ruas de Natal na semana passada.

Em entrevista ao Jornal 96, a petista ressaltou que o principal motivo para as mobilizações é o descumprimento de acordos celebrados entre sindicatos e a gestão passada da administração estadual.

Ela lamentou o fato de a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) estar responsabilizando o governo anterior pela falta de recursos para os reajustes salariais e disse faltar uma iniciativa concreta, com o intuito de solucionar a atual situação. “Ao longo desta semana, estão previstas novas reuniões e esperamos que até sexta-feira haja uma proposta. Mas o que não dá pra imaginar é que os servidores abrirão mão dos seus direitos, de receber os planos de cargos, carreiras e salários”, destacou.

Sobre a votação do Código Florestal na Câmara, que foi marcada pó divergências entre ruralistas e ambientalistas, a deputada classificou a aprovação da emenda 74 como é “muito grave”, por permitir que aqueles que desmataram tenham perdão, anistia.

Outro aspecto considerado grave por Fátima Bezerra é que as licenças ambientais passarão a ser responsabilidade de estados e municípios. “Eu não tinha como votar a favor (das modificações no código). Espero que agora o Senado possa corrigir ou que a sociedade se mobilize contra esse código e se isso não ocorrer, a presidenta Dilma seguramente deverá vetar essas emendas”, prevê.

Foto: Artur Melo


Outro tema que vem tendo bastante destaque é o questionamento sobre Natal receber jogos da Copa do Mundo de 2014. A deputada disse torcer para que a capital potiguar seja confirmada como uma das sedes do Mundial de Futebol e que, com ou sem o torneio, é imprescindível que a cidade receba recursos para melhorias de infraestrutura.


Movimento #ForaMicarla
Para a deputada federal, o movimento #ForaMicarla foi motivado por uma insatisfação crescente da população de Natal com a gestão da prefeita Micarla de Sousa. Ela disse não ter se surpreendido com a mobilização e considerar natural a participação de integrantes de partidos de oposição, mesmo que o movimento tenha surgido nas redes sociais, de forma espontânea. “Está havendo um retrocesso e dói ver Natal desse jeito”, afirma.
Assembleia realiza audiência pública sobre andamento das obras do Aeroporto de São Gonçalo
   

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 30, audiência pública sobre o andamento das obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. A iniciativa do deputado Poti Junior (PMDB) fez um levantamento de tudo que vem sendo feito para a concretização do aeroporto. “O Aeroporto de São Gonçalo é uma realidade e muito se deve ao esforço da classe política no dia-a-dia. São Gonçalo nunca mais será a mesma, e o aeroporto vai colocar a cidade e o RN como referencia nas importações e exportações para o Brasil”, afirmou Poti Junior.

O Aeroporto de São Gonçalo também será o primeiro no país com o projeto de aeroporto-cidade, que prevê a construção de shoppings, restaurantes, e escritórios. O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, destacou a importância dos parlamentares no acompanhamento das ações. “O interesse deste tema vai alem do desenvolvimento de São Gonçalo, se trata de um tema fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado. E por isso temos que debater ações em relação às desapropriações e aos acessos necessários”.

Na esfera municipal, o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, demonstrou preocupação com a capacitação da mão de obra. “A prefeitura tem feito várias parcerias para atender a expectativa das empresas, para que a população de São Gonçalo se beneficie realmente deste grande investimento. O IFRN de São Gonçalo já terá seu primeiro curso começando no próximo dia 6 de junho, e a instituição já planeja um curso de logística, importante para quem vai ter um aeroporto”, afirmou Jaime Calado. O prefeito também destacou que o Senai e o Senac vão se instalar no município ainda este ano.

As principais dificuldades para a realização da obra foram discutidas por técnicos de diversas secretarias. O município de São Gonçalo trabalha para remover a comunidade Padre João Maria que fica em uma área perigosa para o funcionamento do aeroporto. Outro desafio é a desapropriação de terrenos. Segundo o prefeito Jaime Calado os valores que devem ser assumidos pelo Governo do Estado não passam de R$ 20 milhões.

Um único proprietário detém 1/3 dos terrenos particulares que serão utilizados na obra. O advogado dos proprietários lamentou o atraso nesta decisão judicial que se arrasta desde 1996. Mas destacou que as partes estão conversando para encontrar uma solução definitiva. Hoje o processo está com o Desembargador Amaury Sobrinho. O sanitarista Aldo Tinoco defendeu a transferência de potencial construtivo para solucionar a falta de dinheiro para a desapropriação. Na prática os donos de terrenos poderiam ganhar terrenos públicos em outras áreas.

O representante da Infraero e engenheiro da obra do aeroporto, Ibernon Gomes, levou otimismo aos que participavam do debate ao afirmar que a obra está rigorosamente em dia. “As obras estão plenamente em dia, e as obras estão em andamento, diferente do que se fala por aí. E posso afirmar que a parte da Infraero será entregue rigorosamente em dia”, afirmou o engenheiro. A parte das obras de responsabilidade do consorcio também devem ser entregue até dezembro de 2013. O Governo Federal vai realizar o pregão eletrônico no dia 15 de julho na Bolsa de Valores de São Paulo.

Prefeitura deve indenizar proprietário de terreno do Parque da Cidade


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Prefeitura de Natal deverá indenizar o proprietário do terreno onde foi construído o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A decisão foi publicada na manhã desta segunda-feira (30) no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJTN). O autor da ação receberá R$ 64 mil.

A juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública, Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos, julgou parcialmente procedente a ação de desapropriação, em que o autor pediu uma indenização para reparar a perda do terreno de sua propriedade, cuja Escritura Pública havia sido devidamente registrada no Sétimo Ofício de Notas.

De acordo com site, a Prefeitura de Natal reconheceu a necessidade de indenizar, mas contestou o valor solicitado pelo autor que seria de R$ 81.600,00. A magistrada analisou os dois laudos de avaliação apresentados e as condições em que se encontrava o terreno e reduziu o valor para R$ 64 mil.

O destino de Serra



Agora à noite me encontrei ocasionalmente com um cardeal do PSDB paulista. Ele me informa que o partido não sabe mais o que fazer com José Serra.
Meses atrás, algumas lideranças tucanas paulistas foram francas com Serra. Disseram-lhe que ninguém queria saber de sua companhia, que ele conduziu a campanha eleitoral de forma voluntariosa, não passou nenhuma mensagem positiva, estragou a imagem do partido. Além disso, identificaram a mão de Serra em vários ataques baixos contra eles próprios, feitos através do parajornalista - já demitido - da Veja e do blog de esgoto normalmente utilizado por Serra para suas baixarias.
Na conversa, Serra indagou se a avaliação seria a mesma, caso tivesse vencido. Foi-lhe dito que essa hipótese inexistia, pois ele perdeu e o partido, em São Paulo, não quer mais saber dele. Mesmo pessoas que participaram diretamente da campanha estão assustadas com a capacidade de Serra de, a cada dia, agregar menos e aumentar exponencialmente sua capacidade de desagregar. Chegaram a cogitar a possibilidade do stress de campanha ter afetado seu discernimento.
Até FHC foi consultado, para sugerir onde alocar Serra.
Segundo a fonte, até agora não caiu a ficha dos jornais paulistas, que erraram em todas as avaliações sobre Serra, seja na eleição do diretório municipal, seja no estadual. No sábado haverá a eleição no diretório nacional. Sérgio Guerra deverá ser reconduzido. Há uma grande possibilidade de que não sobre nada para Serra.
Esse é o pavor dos tucanos paulistas. Sem ter o que fazer, ele continuará incomodando, invadindo todos os espaços atrás de sobras de holofotes.

Faltou Aécio Neves na lista da “Folha”: o moralismo seletivo ainda é a regra


por Rodrigo Vianna

Nas últimas semanas, militantes de esquerda, blogueiros, lideranças políticas e sindicais concentraram-se num (saudável) processo de crítica ao governo Dilma e às atitudes recentes da direção do PT. Aqui no Escrevinhador, procuramos alimentar esse debate – o que gerou reação irada de alguns leitores que preferiam a “defesa firme” do governo. Recuso-me a seguir por esse caminho do “apoio incondicional”, e lembro que a crítica dura pode ser uma ótima forma de colaborar com o país – ainda que ninguém tenha me pedido colaboração alguma.
De todo jeito, a crítica ao governo não significa esquecer quem está do outro lado. E um bom exemplo é a reportagem de capa na “Folha” desse domingo. Em letras garrafais, o jornal anuncia a lista de congressistas que são donos de rádios e TVs, ou que mantêm parentes na direção das emissoras. Trata-se de assunto importante, sem dúvida. Mas é curioso que a “Folha” tenha “esquecido” um nome na lista!
Ora, há pouco mais de um mês o Brasil ficou sabendo que Aécio Neves, o impulsivo e notívago líder da oposição, é dono de uma rádio em Minas. A própria “Folha” fez matéria sobre o fato. Descobriu-se que o carro conduzido por Aécio, quando ele foi parado numa blitz da lei seca no Rio, estava em nome da tal rádio. E descobriu-se, ainda, que a rádio de Aecim é dona de uma estranha frota de carros de luxo. A oposição ao PSDB em Minas desconfia de repasse de recursos públicos para a rádio, e tenta abrir uma CPI. Quem não se lembra pode ler reportagem da “Folha” aqui.
Agora, a “Folha” traz uma lista enorme de deputados e senadores do chamado “baixo clero”, donos de rádios e TVs. Ótimo!
Mas e o Aécio? Cadê? Por que não está na lista?
O jornal pode se eximir, dizendo que “apenas” reproduziu a lista – que está sendo preparada pelo próprio governo federal, numa tentativa de moralizar o setor. Ora, nesse caso a “Folha” é que devia lembrar o leitor sobre a existência da rádio de Aécio, estranhando que o nome dele não esteja na tal lista! Não se trata de qualquer um: é o líder da oposição!
Outra observação: a “Folha” não deu destaque para o fato de, depois de 8 anos de governo Lula, não haver nenhum parlamentar do PT dono de rádio ou TV! Imagine se houvesse um? Unzinho só? Viraria manchete. Mas Aécio (que tem rádio), esse passa longe da reportagem de domingo no jornal de maior circulação do país.
O moralismo seletivo continua a ser a regra na “Folha”, na “Veja”, no ”Estadão”, em “O Globo”.
Claro que os jornais cumprem seu papel ao divulgar o estranho enriquecimento de Palocci. Não há do que reclamar no caso isolado. Mas salta aos olhos que não se faça o mesmo com a filha do Serra! Quem pagou a casa onde vive a família Serra no Alto de Pinheiros, em São Paulo? Por que Verônica Serra multiplicou o patrimônio de sua empresa em 50 vezes, como se lê aqui?
Não faço aqui qualquer acusação contra Verônica. Mas não é curioso esse moralismo seletivo que poupa a família Serra e a rádio do Aécio, enquanto tenta emparedar o Palocci?
Por essas e outras (quem não se lembra da “ficha falsa” de Dilma na “Folha”, do pé na bunda de Lula na “Veja”, e das armações de Ali Kamel – o jornalista da bolinha de papel - na Globo?), todo mundo que acompanha as comunicações no Brasil estranhou quando Dilma tentou fazer de conta que isso tudo não existe, e adotou a tática de “normalizar” relações com a velha mídia: foi à festa da “Folha”, fez omelete na Globo e mandou recados de que “o clima precisava melhorar de parte a parte”.
Dilma errou feio (também) nessa estratégia. Como diria Mané Garrincha, faltou combinar com os russos!
Sob comando de Otavinho Frias, Ali Kamel (o jornalista) e da turma barra pesada da Abril, os russos seguem a adotar a tática de sempre: tentaram “matar” Dilma na capa de “Época” essa semana, livraram a cara de Aécio na capa da “Folha”, e seguiram a bater em Palocci.
O governo deve ter apreendido algo nesse episódio. Os russos continuam sendo os russos. Palocci, aliás, é daqueles que se dão bem com os russos. Dilma poderia aproveitar a crise, mandar Palocci tomar chopp no Pinguin em Ribeirão Preto, e voltar a tratar os russos como eles são. Pra isso, seria preciso adotar outro tom.
A Dilma precisa ser aquela Dilma do primeiro debate do segundo turno. A Dilma que não ouve marqueteiros nem Paloccis - e faz a boa e velha política.
Do contrário, ela continuará sendo “morta” toda semana pela “Época”, enquanto a turma do Kamel e do Otavinho seguirá a pavimentar o caminho para que Aécio (ou outro da turma dele) avance em 2014.
Nada mudou quanto a isso. A não ser o fato de que a direção do PT parece ter-se encantado com os rapapés do poder e esquecido de um detalhe: mesmo moderadíssimo, mesmo cheio de ministro consultores, o PT e o lulismo não frenquentam as reuniões do Country Clube no Rio e nem tomam whisky com os ricaços no Clube Harmonia em São Paulo. Por isso, Palocci e outros da mesma cêpa são vistos pela elite como arrivistas, como gente que se lambuza porque nunca antes comeu mel.
Bem que Dilma poderia aproveitar a deixa pra se livrar da turma que está toda lambuzada.

Estádio do Corinthians começa a sair do papel com reza de operários

Máquinas foram ligadas às 8h14m desta segunda-feira (30). Expectativa é que o Fielzão fique pronto em dezembro de 2013, seis meses antes da Copa
Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
estádio corinthians obras (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
O engenheiro e os operários rezam antes do início das obras no terreno do estádio do Corinthians
(Fotos: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
Um Pai Nosso foi rezado pelos operários, posicionados em círculo, e, exatamente às 8h14m desta segunda-feira (30), a 1.104 dias do começo da Copa do Mundo de 2014, as obras do estádio do Corinthians, batizado popularmente de “Fielzão”, finalmente tiveram início em Itaquera, bairro da zona leste de São Paulo. Após alguns adiamentos de datas, três caminhões e três tratores fazem a terraplenagem do terreno de 197 mil metros quadrados.
GALERIA DE FOTOS: confira mais imagens do início das obras no estádio corintiano
estádio corinthians obras (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)Trator começa o trabalho de terraplanagem no local
As máquinas foram ligadas logo após uma reunião do engenheiro responsável, Frederico Barbosa, gerente operações da empresa Odebrecht, com os operários. Barbosa falou da importância de cada um deles na realização da obra. Durante o serviço de terraplenagem será feita a remoção dos dutos da Petrobras que atravessam o terreno. A rota será desviada.
A partir de julho será feito o trabalho de fundações dos edifícios. Essa etapa vai até abril de 2012. Na sequência, começa a montagem das partes pré-moldadas.
A previsão é que o estádio fique pronto em dezembro de 2013, seis meses antes da Copa do Mundo de 2014. A cidade de São Paulo espera abrigar a abertura do Mundial, mas já está fora da Copa das Confederações, segundo a Fifa.
O estádio terá capacidade para 65 mil pessoas. O engenheiro responsável pela obra disse não estar autorizado a falar sobre o valor do investimento. Essa questão ainda está em aberto entre clube e Odebrecht. A construtora apresentou um orçamento superior a R$ 1 bilhão. O Corinthians defende um modelo mais econômico - os dirigentes acreditam que é possível terminar a obra com pouco mais de R$ 600 milhões, que serão financiados pelo BNDES.
estádio corinthians obras (Foto: Marcos Ribolli/ GLOBOESPORTE.COM)
Funcionário bate uma das primeiras estacas da obra no terreno de 197 mil metros quadrados

Deputado Vicentinho volta a Acari, pula da varanda do açude Gargalheiras e comemora com Fátima Bezerra

Como sempre faz, em época de inverno, o deputado federal Vicentinho(PT) deixou São Paulo e veio matar saudades de sua terra Acari.

Neste domingo(29), Vicentinho esteve em Acari e fez uma visita ao açude Gargalheiras, que está sangrando já há vários dias.

Antes da visita, o deputado federal do PT se reuniu em frente à Igreja de Acari com familiares, amigos e políticos locais. E todos fizeram uma oração em agradecimento às boas chuvas caídas na região, que provocaram mais uma vez a sangria do Gargalheiras.

Em seguida, Vicentinho se deslocou até Gargalheiras. No povoado esperava o deputado a deputada federal Fátima Bezerra(PT), o ex-vereador Hugo Manso(PT), o prefeito de Parelhas Francisco Medeiros(PT), além de outras lideranças políticas.
Como é de praxe, Vicentinho pulou de ponta-cabeça da varanda do Gargalheiras, como mostra a foto de Canindé Soares.

Também imitaram Vicentinho, Hugo Manso, o prefeito de Acari Antônio Carlos(PR) e o pré-candidato a prefeito Isaías Cabral(PMDB). Só faltou Fátima Bezerra pular.

Em seguida, Vicentinho comemorou o momento com os correligionários petistas: Fátima Bezerra, Hugo Manso e prefeito Francisco Medeiros (parelhas), como mostra a foto do blogueiro Romeu Dantas:

Audiência pública sobre Uern é remarcada para 8 de junho

A Assembleia Legislativa confirmou para o dia 8 de junho, às 10h, na Câmara de Mossoró, audiência pública sobre o fortalecimento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), proposta pelo mandato da deputada estadual Larissa Rosado (PSB).
Previsto para este mês, o debate foi adiado duas vezes devido a incompatibilidades de agenda dos participantes, agora conciliadas. A deputada Larissa informa que a audiência reunirá os segmentos da Uern na discussão de soluções para a universidade.
Entre as alternativas, a proposta de autonomia financeira, o que evitaria cortes no orçamento da Uern, feitos pelo Governo do Estado este ano e que combaliu as finanças da instituição em 2011, segundo a Associação dos Docentes (Aduern).

Banco do Brasil diz que transferências serão feitas hoje




A secretaria de estado do Planejamento e das Finanças comunica que em decorrência de um erro cometido pelo Banco do Brasil, não foram processadas neste sábado, 28 as transferências bancárias para as contas do servidores públicos do executivo que recebem seus salários no primeiro dia do recebimento.

De acordo com o Banco do Brasil o problema deverá ser solucionado até o meio-dia desta segunda-feira, 30, quando serão realizadas as transferências. Os servidores que recebem no segundo dia de pagamento receberão normalmente nesta terça-feira, 31.

Cultura nordestina em destaque no sarau realizado pela secretaria de Educação em Dr Severiano

No dia 28/05, a Secretaria de Educação de Doutor Severiano realizou um sarau, na praça de eventos Adelaide Abrantes, como culminância do projeto: Viajando pela cultura nordestina através da leitura. Em seu desenvolvimento, sob a coordenação da Secretaria, foram realizadas oficinas de leitura com alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, ministradas por universitários, visitas a instituições, além de outras atividades todas voltadas para o incentivo a leitura. No sarau, desfile de personagens da literatura infantil, cordel, danças, poetas locais e cantadores de viola foram algumas das atrações que transmitiram um pouco da cultura nordestina a todos que prestigiaram o evento. Confira algumas das fotos e um dos cordéis elaborados pelos alunos das oficinas do projeto.     















Confira um dos cordeis criados pelos alunos da Escola José Neri de Oliveira apresentados no evento.


CORDEL – CULTURA SEVERIANENSE
“Com licença minha gente
Agora vou lhe falar
Da cultura severianense
Num modesto linguajar
Com respeito e muito zelo
Ao povo deste lugar.

Cidade da padroeira
Por nome Luzia
Comemora-se em Dezembro
Período de alegria
Para devotos e fiéis
Que veneram todo dia

Em Maio é tradição
De uma festa aguardada
Muita gente participa
Muita gente dá risada
São 3 dias e 3 noites
De uma data muito esperada

O povo que nos visita
Vem de toda região
Apreciar nossa cidade
E nossa população
Dançar, pular e festejar
Na praça que vira salão.

Praça Adelaide Abrantes
É o nome do local
Serve de palco para tudo
Até peça teatral
E quem não conhece ainda
Daqui pra pouco o SARAU.

Não podemos esquecer
Do São João dessa cidade
Com barracas coloridas
E gente de toda cidade
É uma alegria só
Eta povo animado!

Aqui fica o recado
Quem quiser pode vim ver
Acolhemos com carinho
Recebemos com prazer
Pois cidade igual a essa
 É só vendo pra crer” 
           
Autoras: Dyandra, Juliana
 Thaise e Milena 


Por: santaluziadrs.blogspot.com