sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mantega anuncia ‘cheque especial’ entre Brasil e China

Henrique Gomes Batista, O Globo

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto abaixo), anunciou na noite desta quinta-feira, durante participação na Rio+20, uma série de acordos que serão fechados com a China. O mais importante deles foi a criação, já a partir da semana que vem, de uma linha de swap de R$ 60 bilhões (ou cerca de US$ 30 bilhões, o que equivale a 190 bilhões de yuans) entre os dois países.






Assim, em caso do agravamento da crise global, o Brasil poderá ter acesso à reserva cambial chinesa e garantir a liquidez para permitir, por exemplo, a continuidade das relações comerciais entre os dois países. Na prática, seria um instrumento financeiro, uma espécie de "cheque especial" entre as duas nações.

Autoridades dos dois países se reuniram por cerca de uma hora em uma sala no Rio Centro, onde ocorre a conferência, nesta quinta-feira.

— Essa medida reforça o sistema de financiamento entre os dois países o que é muito importante, ainda mais em um momento da economia mundial estressada — disse o ministro, lembrando que na crise de 2008 o nervosismo no mercado financeiro fez com que "secassem" os financiamentos às exportações mundiais por dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário