sábado, 30 de abril de 2011

Programação dos 49 anos  de Emancipação Politica de Dr. Severiano

Dia 08 de Maio 

06:00 - Abertura da Feira do Agricultor 
16:00 - Missa para as Mães e distribuição de lembranças e Cantando para as homenageadas o cantor Genê
21:00 – Show na  Praça Adelaide Abrantes as Bandas  Solteirões do Forró e Caroneiros do Forró

Dia 09 de Maio

08:00 – Sessão na Câmara de Vereadores, quando serão entregue 44 antenas parabólicas
17:00 – Final do Torneio de Salão na quadra de Esporte.
19:00 – Escolha da Rainha do Município na Praça Adelaide Abrantes.
21:00 – Show na Praça Adelaide Abrantes com as Bandas Cavaleiros do Forró e Caroneiros do Forró.

Dia 10 de Maio

05:00 - Alvorada Festiva com a Banda Filarmônica 10 de Maio
07:00 – Asteamento das Bandeiras e sorteio de uma TV LCD  para aqueles que tiveram pago o IPTU em cota única até o dia anterior, ou seja 09 de Maio.
19:00 – Culto Evangélico na Assembléia de Deus
21:00 – Show na Praça Adelaide Abrantes com a Banda Garota Safada
23:00 – Apresentação do Documentário “História que fizemos” que será exibido a partir de 13 de Maio 2011 a 10 de Maio de 2012.
00:00 – Festejos e funcionamento do Painel Digital com a contagem regressiva para os 50 ANOS e exibição no telão das primeiras imagens que contarão a História que fizemos.
00:15 – Show na Praça Adelaide Abrantes com as Bandas Matruz com Leite e Caroneiros do Forró.

Ricardo Motta levará experiência do RN a reunião em Florianópolis

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, prestigiou o lançamento da telemedicina em cardiologia lançada esta manhã (29) pelo governo do estado e pela Associação Médica do Rio Grande do Norte. O parlamentar informou que apresentará a experiência potiguar - pioneira no País, em termos de política pública e do ponto de vista da parceria entre governo e entidade de classe – durante a XV Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) .
A nova ferramenta da qual dispõem os médicos do interior, seja qual for sua especialidade, serve como suporte no sentido de assegurar aos moradores dos 167 municípios potiguares o acesso à realização de eletrocardiograma com leitura do exame e diagnóstico realizado à distância por um cardiologista que fica numa central de atendimento.
Em seu discurso, o deputado Ricardo Motta parabenizou o governo e a Associação pela iniciativa. “Este é um avanço que democratiza o acesso da população à saúde, agiliza o atendimento e otimiza os custos. Vamos levar essa experiência pioneira ao encontro que teremos agora em maio em Florianópolis com deputados estaduais de todo o Brasil”, afirmou o presidente da Assembleia.
Participaram da solenidade a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Associação Médica do RN, Álvaro Barros, o deputado estadual Leonardo Nogueira, o senador Paulo Davim, o secretário de Saúde do Estado, Domício Arruda, o presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, o presidente da Sociedade de Cardiologia no RN, Itamar Rocha, além representantes de outras entidades médicas.

Indicado o novo presidente da Funasa no RN

O novo presidente da Funasa no Rio Grande do Norte será Antônio Barbosa. A confirmação foi do deputado federal Henrique Eduardo Alves, responsável pela indicação.
Antônio Barbosa sucede Zeca Abreu no cargo.

Robinson Faria: "O PSD não vai competir em nenhum momento com o grupo de Rosalba. Vice-governador e governadora formam um corpo só. Não são corpos separados. É um só pensamento, um só sentimento"



Fotos: João Gilberto, Canindé Soares e Divulgação
O vice-governador Robinson Faria disse que o PSD nasce no Rio Grande do Norte em total harmonia com o grupo político liderado pela governadora Rosalba Ciarlini.

Segundo Robinson, o PSD será fiel, leal e parceiro do projeto político da governadora. “O PSD não nasce de nenhum ato de rebeldia, não nasce de nenhum ato de discórdia. Pelo contrário, nasce em total harmonia com o projeto e a caminhada política da governadora Rosalba Ciarlini”, enfatiza o vice-governador.

Em relação aos planos eleitorais para o futuro, Robinson Faria enfatiza que o PSD vai discutir tudo com a governadora. “Vamos discutir com a governadora Rosalba o que será melhor para o nosso grupo. Tudo será discutido com ela. O PSD não vai competir em nenhum momento com o grupo de Rosalba, porque é um grupo só. Vice-governador e governadora formam um corpo só. Não são corpos separados. É um só pensamento, um só sentimento”, assinala Robinson.

As declarações do vice-governador foram dadas ao jornalista Aldemar de Almeida e publicadas na edição desta sexta-feira(29) do jornal Metropolitano.

Confira:

Repórter – O lançamento do PSD no Rio Grande do Norte vai acontecer neste sábado em Natal. Como vai nascer o partido no Estado?

Robinson Faria – O PSB no nosso Estado já nasce forte. Nasce com a maior bancada de deputados na Assembleia Legislativa e iremos lutar para ter uma boa quantidade de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e, sobretudo candidatos a prefeito em potencial para 2012. O partido nasce forte na capital e em todo o interior representado em todas as regiões. O importante é a harmonia do grupo que vai estar no partido. Deputados que têm uma história política, de tradição como Vivaldo Costa, que deixa o PR e vem para o PSD. Foi vice-governador, governador, foi presidente da Assembleia Legislativa, prefeito de Caicó em vários mandatos. Uma tradição política inquestionável. O deputado José Dias, líder do PMDB na Assembleia por muitos anos, que está no seu sétimo mandato. É uma grande alegria para os quadros do PSD. É um homem digno que merece respeito do povo do Rio Grande do Norte. Os três deputados do PMN, também com tradição política. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado no sétimo mandato, Ricardo Motta vai fortalecer muito o partido. A deputada Gesane Marinho que vem surpreendendo em cada eleição na minha região. E o deputado Raimundo Fernandes, que já foi prefeito, que tem uma história de oito eleições de vitórias em sua trajetória política. Portanto é um grupo que tem harmonia que tem serviços prestados à população e mais do que isso: existe uma afinidade entre nós. Isso é muito bom. O partido nasce não só com quantidade, mas com qualidade, a essência da parceria. Quero aqui ressaltar que existem outros deputados conversando conosco. Não posso revelar agora por uma questão de ética, de conveniência para eles. Cada um deles, no momento certo, quando tomar a decisão vai anunciar.

Repórter – Como vai ser o relacionamento do partido com a governadora Rosalba Ciarlini?
Robinson - O PSD será o partido fiel, leal e parceiro do projeto político da governadora Rosalba Ciarlini. O PSD não nasce de nenhum ato de rebeldia, não nasce de nenhum ato de discórdia. Pelo contrário, nasce em total harmonia com o projeto e a caminhada política da governadora. A prova disso é que todos os deputados que vão para o PSD apoiaram Rosalba e Robinson em 2010. Portanto ele já nasce com esse compromisso, com esse braço forte de apoio à governabilidade e a caminhada política da governadora Rosalba Ciarlini. Isso é bom que fique claro que esse partido é o braço forte da governadora.

Repórter – Então não houve nenhuma reação em contrário à sua ida para o PSD, como foi especulado?

Robinson – De forma alguma, porque ninguém está deixando o DEM. O partido não nasceu subtraindo do partido dela que é o DEM. Houve respeito total ao partido do senador José Agripino. O PSD nasce buscando pessoas que irão crescer o grupo de apoio à governadora Rosalba Ciarlini.

Repórter – Como o senhor bem frisou, o partido já nasce forte. Além dos nomes citados há o fator da sua liderança, não só na região Agreste, mas agora em todo o Rio Grande do Norte. Isso tem causado algumas ciumeiras políticas. O que vai ser feito para aparar essas arestas, até porque o PSB vai crescer e enfraquecer outros partidos?

Robinson – O PSD não nasceu para fazer ciúmes a ninguém. O partido tem um grupo harmônico e coerente. Coerente no Rio Grande do Norte e coerente em Brasília. O PMN do qual fazia parte já integrava a base de apoio da Presidente Dilma. O PSD irá no mesmo caminho de apoio à Presidente Dilma, o que será importante até para ajudar a governabilidade do Rio Grande do Norte ao governo federal, pois o partido será um aliado. Não vamos dizer que o partido vai abrir as portas, porque a governadora Rosalba Ciarlini pelo cargo importante que ocupa, sozinha já tem essa condição de abrir as portas. Está conseguindo isso até agora com muita desenvoltura. O PSD será um coadjuvante, um parceiro nessa busca de recursos para o rio Grande do Norte em Brasília. Não se pode, no nascimento do partido, ficar preocupado com ciúmes, com críticas. Vamos pensar maior. Vamos pensar e debater o Rio Grande do Norte, quais são os projetos para o nosso governo. O que é que o povo espera do governo Rosalba. O que é que espera do PSD, um partido que tem toque de modernidade, de coerência política, de espírito público.

Repórter – Então, vice-governador, não vai haver nenhum conflito pelo fato de o PSD apoiar o governo Rosalba no Estado e o governo da Presidente Dilma no cenário nacional?

Robinson- Não porque nós queremos ajudar o Rio Grande do Norte. O PSD entende que ajuda o Estado aliado a Rosalba e aliado a Dilma.

Repórter – Dos deputados do PMN, apenas um não acompanhou o senhor nessa mudança. Foi Antônio Jácome que já havia rompido politicamente e agora assumiu a direção do partido no Estado. Há possibilidade de aliança no Estado com o PSD?

Robinson – Não posso falar mais sobre PMN. Não tenho nada que reclamar do partido. Para mim prestou um serviço muito importante nas eleições que participamos. Eu também fui muito correto com o partido. O deputado Fábio também ajudou muito ao PMN a ter um quadro nacional, mas isso é um assunto do passado. Vamos agora pensar no PSD.

Repórter – O senhor acredita que no PSD vai ter condições de ajudar mais o governo Rosalba Ciarlini?

Robinson – Na condição de um partido novo ele irá permitir a aproximação de prefeitos, de lideranças tradicionais que já votaram em Rosalba e que estavam agasalhados em outros partidos, agora poderão por coerência e por desejo de cada um e concretizarem essa aliança definitiva. O PSB será o portão de entrada para fortalecer as bases no interior, na capital e na Assembleia dos que irão apoiar o governo de Rosalba.

Repórter – Como o senhor encara a responsabilidade de presidir o novo partido no Rio Grande do Norte?
Robinson – É mais um desafio na minha vida política, como foi o desafio de fundar o PMN,como foi o desafio de ser candidato a vice governador, rompendo uma aliança, quando muitos subestimarem que eu não teria coragem. A minha carreira tem sido marcada por desafios, quebrando paradigmas. Fui subestimado em quase toda a minha caminhada política, mas até agora nós conseguimos vencer. Então a minha carreira tem uma dosagem, um sentimento muito forte de paixão e de idealismo. Isso tem sido o meu combustível para chegar até agora, com sete mandatos de deputado estadual com eleições consecutivas. Conseguimos ser o deputado mais votado da história do Rio Grande do Norte e o segundo deputado mais votado do Brasil, proporcionalmente. Estou entrando para a história do Estado com essas votações, mas o nosso propósito não é parar aqui. É crescer cada vez mais. Crescer com o grupo. Não é um projeto apenas de Robinson Faria. É de um grupo que tem harmonia. Todos tem os seus projetos que serão compartilhados com os integrantes. A essência do PSD será um ajudar o outro, como foi no PMN com todos os que estão na Assembleia eleitos, porque houve essa compreensão de unidade. Não houve projetos individuais e sim coletivos. Não é só projeto de Robinson, de Fábio de Ricardo Motta, mas de todos que vão integrar o PSD.

Repórter – O senhor considera que esse convite feito para ingressar no PSD é um reconhecimento da sua liderança no Rio Grande do Norte?

Robinson – Foi uma surpresa para mim. Eu estava em Natal quando recebi telefonema do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que antes já tinha procurado o deputado Fábio Faria para chegar até o nosso primeiro encontro que aconteceu em São Paulo. Ele disse que queria um jantar comigo e perguntou se eu estava disposto a uma conversa com ele. Disse que sim e convidei o deputado Ricardo Motta, que sempre foi um companheiro de coragem, de lealdade e destemido, e o deputado Raimundo Fernandes e fomos a São Paulo com o deputado Fábio Faria. Lá nos convencemos da importância desse momento de topar o desafio do PSD. Para chegar até a mim, Kassab deve ter investigado, deve ter estudado e se informado sobre o quadro político do Rio Grande do Norte. Isso me deixa bastante honrado por ele ter me escolhido para presidir o seu partido no nosso Estado.

Repórter – Quais são os planos para 2012?

Robinson – Vamos discutir com a governadora Rosalba o que será melhor para o nosso grupo. Tudo será discutido com ela. O PSD não vai competir em nenhum momento com o grupo de Rosalba, porque é um grupo só. Vice-governador e governador forma um corpo só. Não são corpos separados. É um só pensamento, um só sentimento. Então vamos discutir com ela, com o senador José Agripino, com o senador Garibaldi, com o nosso palanque vitorioso em 2010, qual será o melhor caminho para nós na cidade de Natal. O PSD tem quadros. Tem a deputada Gesane, o deputado Fábio Faria, nomes que estão aí disponíveis para uma avaliação. Não estou aqui lançando ninguém. Isso será discutido de forma coletiva, comandado o tempo inteiro pela governadora Rosalba Ciarlini.

Repórter – A disputa por uma vaga no Senado está nos planos do vice-governador para 2014?

Robinson – Bom, 2014 está muito longe. Vamos primeiro trabalhar por um governo bom, um governo solidário, um governo de inovação, de transformação. Aí sim, se nós conseguirmos realizar e estamos trabalhando para isso, podermos eu e Rosalba novamente, ela como governadora e eu como vice, discutir quais serão as nossas candidaturas. É lógico que Rosalba com o direito legítimo da reeleição. Ela realizando um bom governo será a candidata natura para ser de novo governadora do Estado. Eu como parceiro dela, dependendo do sucesso do governo estarei pronto para ser companheiro dessa chapa majoritária que será discutida. Por enquanto sou candidato a ajudar a Rosalba fazer um bom governo . Não tenho ainda nenhuma candidatura definida para 2014.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Censo 2010 contabiliza mais de 60 mil casais homossexuais

Resultados preliminares foram divulgados nesta sexta-feira (29), pelo IBGE.
País tem 37,5 milhões de pessoas que vivem com cônjuges do sexo oposto.

Carolina Lauriano e Nathália Duarte Do G1, no Rio e em São Paulo

Tabela cônjuges Censo 2010 (Foto: Arte/G1)
O Brasil tem mais de 60 mil casais homossexuais, segundo dados preliminares do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta sexta-feira (29). Essa foi a primeira edição do recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contabilizar a população residente com cônjuges do mesmo sexo.

Ainda de acordo com os resultados preliminares, 37.487.115 pessoas vivem com cônjuges do sexo oposto.

Em números absolutos, a região com mais casais homossexuais é o Sudeste, que abriga 32.202 casais, seguida pelo Nordeste, com 12.196 casais. O Norte tem o menor número de casais do mesmo sexo: 3.429, seguido do Centro-Oeste, com 4.141. A Região Sul tem pouco mais de 8 mil casais homossexuais. Entre os estados, São Paulo é o que tem a maior quantidade de casais homossexuais (16.872) e Roraima é o que tem menos, com apenas 96 casais que se declararam homossexuais.

Nesta sexta, o IBGE também divulgou a Sinopse do Censo Demográfico 2010, que apresenta os primeiros resultados definitivos do último recenseamento. Alguns números divulgados preliminarmente em novembro de 2010 foram ajustados, a exemplo do total da população, com a inclusão de estimativas sobre a população dos domicílios considerados fechados durante a coleta de dados.
Os censos demográficos são realizados no Brasil a cada dez anos. Participaram desta edição, segundo o IBGE, cerca de 230 mil recenseadores, supervisores, agentes censitários e analistas censitários. A coleta do Censo 2010 foi realizada entre 1º de agosto e 30 de outubro de 2010.

Grau de parentesco
Dos 67,5 milhões de domicílios recenseados, mais de 57 milhões são considerados particulares e têm ao menos uma pessoa apontada como responsável pelos demais moradores da casa.

Sobre o grau de parentesco dos residentes em domicílios particulares com relação ao responsável pelo domicílio, o levantamento preliminar aponta que, 71.279.012 brasileiros são filhos ou enteados que moram com os pais; 9.123.939 são netos ou bisnetos; 12.771.453 tem outro grau de parentesco; e 1.924.250 não possuem nenhum grau de parentesco com os demais moradores do domicílio.
“Um morador de cada domicílio respondeu ao questionário e enumerou o grau de parentesco de cada morador do domicílio. Quem é o responsável, o cônjuge, o filho, o neto e demais parentescos que podem aparecer”, explica a demógrafa Leila Ervatti, do IBGE.

Percentual de idosos na população segue em crescimento, diz Censo

Percentual de idosos é maior do que de crianças de até 4 anos, diz IBGE.
País tem 96 homens para cada 100 mulheres.

Carolina Lauriano e Nathália Duarte Do G1, no Rio e em São Paulo

População residente por idade, em 2010
BRASIL 190.755.799
FAIXA ETÁRIA POPULAÇÃO
Menos de 1 ano 2.713.244
1 a 4 anos 11.082.915
5 a 9 anos 14.969.375
10 a 14 anos 17.166.761
15 a 19 anos 16.990.870
20 a 24 anos 17.245.190
25 a 29 anos 17.104.413
30 a 34 anos 15.744.512
35 a 39 anos 13.888.581
40 a 44 anos 13.009.367
45 a 49 anos 11.833.351
50 a 54 anos 10.140.402
55 a 59 anos 8.276.219
60 a 64 anos 6.509.119
65 a 69 anos 4.840.810
70 a 74 anos 3.741.637
75 a 79 anos 2.563.448
80 anos ou mais 2.935.585
Fonte: Censo 2010/IBGE

Nas últimas décadas, o Brasil tem registrado redução significativa na participação da população com idades até 25 anos e aumento no número de pessoas com mais de 65 anos. A informação faz parte da Sinopse do Censo Demográfico 2010, divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O documento, segundo o instituto, apresenta os primeiros resultados definitivos do último recenseamento. Alguns números divulgados preliminarmente em novembro de 2010 foram ajustados, a exemplo do total da população, com a inclusão de estimativas sobre a população dos domicílios considerados fechados durante a coleta de dados.

De acordo com o IBGE, o grupo de crianças de 0 a 4 anos do sexo masculino, por exemplo, representava 5,7% da população total em 1991, enquanto o feminino representava 5,5%. Em 2000, estes percentuais caíram para 4,9% e 4,7%, chegando a 3,7% e 3,6% em 2010. Enquanto isso, cresce a participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.

Em 1991, o grupo de 0 a 15 anos representava 34,7% da população. Em 2010 esse número caiu para 24,1%. Já entre a população com mais de 65 anos correspondia, em 1991, a 4,8% da população e passou para 7,4%, em 2010. “Isso significa que há menos crianças e adolescentes no país do que há 10 anos e que a população de idosos aumentou”, afirma Fernando Albuquerque, gerente da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

O Brasil tem, segundo o Censo 2010, 45.932.295 pessoas entre 0 e 14 anos; 34.236.060, entre 15 e 24 anos; 46.737.506, entre 25 e 39; 34.983.120, entre 40 e 54; 14.785.338, de 55 a 64 anos; e 14.081.480 com mais de 65 anos.

A Região Norte, apesar do contínuo envelhecimento, ainda apresenta, segundo o IBGE uma estrutura bastante jovem. A população de crianças menores de 5 anos da Região Norte, que era de 14,3% em 1991, caiu para 12,7% em 2000, chegando a 9,8% em 2010. Já a proporção de idosos na população passou de 3% em 1991 e 3,6% em 2000, para 4,6% em 2010.

População residente por sexo, em 2010
REGIÕES TOTAL HOMENS MULHERES
Norte 15.864.454 8.004.915 7.859.539
Nordeste 53.081.950 25.909.046 27.172.904
Sudeste 80.364.410 39.076.647 41.287.763
Sul 27.386.891 13.436.411 13.950.480
Centro-Oeste 14.058.094 6.976.971 7.078.123
Fonte: Censo 2010/IBGE

As regiões Sudeste e Sul são as mais envelhecidas do país. As duas regiões tinham, em 2010, um contingente de idosos com 65 anos ou mais de 8,1%. Nesse mesmo ano, a população de crianças menores de 5 anos era de 6,5% no Sudeste e de 6,4% no Sul.

Já a Região Centro-Oeste apresenta uma estrutura etária semelhante à média nacional. O percentual de crianças menores de 5 anos em 2010 chegou a 7,6%, valor que era de 11,5% e 9,8% em 1991 e em 2000, respectivamente. A população de idosos teve um crescimento, passando de 3,3%, em 1991, para 4,3%, em 2000, e 5,8%, em 2010.
Distribuição por sexo
De acordo com o Censo 2010, há 96 homens para cada 100 mulheres no Brasil. A diferença ocorre, segundo o IBGE, porque a taxa de mortalidade, entre homens, é superior. Mas nascem mais homens no país: a cada 205 nascimentos, 105 são de homens, segundo o Instituto.

O Brasil tinha, em 2010, 93.406.990 homens e 97.348.809 mulheres. Mas na relação por situação de domicílio, os homens são maioria no meio rural: 15.696.816 homens para 14.133.191 mulheres. Já no meio urbano, as mulheres seguem à frente, como na média nacional: são 83.215.618 para 77.710.174 homens.

Das grandes regiões, a única que foge à regra é a Região Norte, onde os homens são maioria. O Norte tem 8.004.915 homens para 7. 859.539 mulheres. “Isso se dá por conta da migração dessa localidade, onde há atividade de mineração para os homens”, diz Albuquerque.

Caixão de João Paulo II é retirado do túmulo para beatificação

Ataúde ficará no local até sábado, para que os fiéis possam venerá-lo.
Cerimônia de beatificação será neste domingo (1º), às 9h (3h de Brasília).

Da EFE

O caixão com os restos mortais de João Paulo II foi retirado nesta sexta-feira (29)  do túmulo que ocupava na cripta da Basílica de São Pedro e colocado sobre um palanque coberto com uma tela branca diante da monumental tumba de São Pedro.
O ataúde permanecerá no local até sábado, quando será levado ao Altar da Confissão da Basílica de São Pedro, para que os fiéis possam venerá-lo uma vez beatificado pelo papa Bento XVI.
Fiel passa diante de imenso retrato do Papa João Paulo II na Cracóvia, Polônia, na quinta (28) (Foto: Bela Szandelszky / AP)Fiel passa diante de imenso retrato do Papa João Paulo II na Cracóvia, Polônia, na quinta (28) (Foto: Bela Szandelszky / AP)
O caixão foi retirado poucos minutos depois das 9h da hora local (4h de Brasília).
A cripta da Basílica de São Pedro permanecerá fechada ao público a partir desta sexta-feira hoje até o começo da tarde do dia 1º de maio.
O caixão com o corpo de João Paulo II, que morreu no dia 2 de abril de 2005 aos quase 85 anos (que os completaria em 20 de maio) não será aberto, nem o cadáver exumado, devido ao curto espaço de tempo desde seu falecimento.
Uma vez que Bento XVI o tenha proclamado beato, em cerimônia que começará às 9h (3h de Brasília) do dia 1º de maio, o papa e os cardeais com os quais concelebrará a missa irão em procissão desde a Praça de São Pedro até o interior da basílica, onde se prostrarão diante do caixão e rezarão.
Depois, todos os fiéis que desejarem poderão se aproximar até o caixão para prestar homenagem ao papa que comandou a Igreja durante quase 27 anos (1978-2005) e a introduziu no terceiro milênio.
A Basílica de São Pedro ficará aberta enquanto durar o fluxo de fiéis para permitir que as centenas de milhares que são esperadas possam rezar perante o primeiro pontífice polonês da história.
Uma vez concluída as celebrações, o caixão será levado à capela de São Sebastião do templo vaticano, para permitir uma maior afluência de fiéis no futuro.
Esta capela, situada entre a que acolhe a "Piedad", de Miguel Ángel, e a Capela do Santíssimo, foi restaurada, com nova iluminação e som, e guarda atualmente os restos do papa Inocêncio XI (1611-1689).
Os restos de João Paulo II repousam desde o dia 8 de abril de 2005, data do funeral, na cripta da Basílica de São Pedro, na qual foi túmulo do beato papa João XXIII e a poucos metros do túmulo de São Pedro.
Até agora, uma lápide simples de mármore branco jaspeado cobria o túmulo do papa polonês, que se transformou em lugar de peregrinação de fiéis de todo o mundo.
Segundo dados do Vaticano, uma média de 20 mil pessoas a visitavam diariamente.
"Ioannes Pavlvs PP II. 16.X.1978-2.IV.2005" são as únicas letras e números gravadas na laje de mármore, proveniente da famosa montanha de mármore de Carrara, no noroeste italiano.
A laje mede 2,20 metros de comprimento por 1,20 metro de largura e está colocada de modo que os fiéis possam vê-la e ler o escrito com facilidade.

Príncipe William e Kate Middleton se casam na Abadia de Westminster

 

William Arthur Philip Louis e Catherine Middleton, agora duque e duquesa de Cambridge, casaram-se oficialmente às 7h20 (horário de Brasília) desta sexta-feira (29) na Abadia de Westminster, em Londres.

O "sim" da então plebeia Kate Middleton ao príncipe William foi dito precisamente às 7h16, antes  do início dos juramentos e da troca de alianças. O matrimônio, nos moldes da Igreja Anglicana, religião oficial da monarquia britânica, foi celebrado pelo reverendo John Hall.
A cerimônia de cerca de uma hora começou pouco após as 7h, com a passagem de ambos os noivos - cada um a seu lado - pelos longos tapetes vermelhos da igreja. Eles se encontraram no altar às 7h08, trocando olhares, sorrisos e comentários em voz baixa. De acordo com um especialista em leitura labial ouvido pelo diário britânico "The Guardian", as primeiras palavras de William à noiva teriam sido: "Você está linda".

Usando um vestido branco com rendas nos ombros e nos braços e um decote em V, Kate deixou o Hotel Goring, próximo ao Palácio de Buckingham, às 6h52. O tão especulado modelo da noiva foi desenhado por Sarah Burton, diretora de ciração da grife de Alexander McQueen, estilista britânico morto no ano passado. Os cabelos estavam presos com uma tiara Cartier, presente da Rainha Mãe à Elizabeth II e emprestada por esta a Kate.

No trajeto até a abadia, acompanhada do pai, Michael Francis Middleton, ela acenou bastante para os curiosos que se espremiam nas calçadas para ver a futura princesa passar.

Kate chegou aos portões da Abadia de Westminster exatamente às 7h, onde William, usando um traje militar vermelho, já a esperava desde as 6h22 para o início da cerimônia.

 

Programação dos 49 anos  de Emancipação Politica de Dr. Severiano

Dia 08 de Maio 

06:00 - Abertura da Feira do Agricultor 
16:00 - Missa para as Mães e distribuição de lembranças e Cantando para as homenageadas o cantor Genê
21:00 – Show na  Praça Adelaide Abrantes as Bandas  Solteirões do Forró e Caroneiros do Forró

Dia 09 de Maio

08:00 – Sessão na Câmara de Vereadores, quando serão entregue 44 antenas parabólicas
17:00 – Final do Torneio de Salão na quadra de Esporte.
19:00 – Escolha da Rainha do Município na Praça Adelaide Abrantes.
21:00 – Show na Praça Adelaide Abrantes com as Bandas Cavaleiros do Forró e Caroneiros do Forró.

Dia 10 de Maio

05:00 - Alvorada Festiva com a Banda Filarmônica 10 de Maio
07:00 – Asteamento das Bandeiras e sorteio de uma TV LCD  para aqueles que tiveram pago o IPTU em cota única até o dia anterior, ou seja 09 de Maio.
19:00 – Culto Evangélico na Assembléia de Deus
21:00 – Show na Praça Adelaide Abrantes com a Banda Garota Safada
23:00 – Apresentação do Documentário “História que fizemos” que será exibido a partir de 13 de Maio 2011 a 10 de Maio de 2012.
00:00 – Festejos e funcionamento do Painel Digital com a contagem regressiva para os 50 ANOS e exibição no telão das primeiras imagens que contarão a História que fizemos.
00:15 – Show na Praça Adelaide Abrantes com as Bandas Matruz com Leite e Caroneiros do Forró.

Agenda da Governdora

SEXTA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2011




09h - Local: Associação Médica do RN – Av. Hermes da Fonseca, 1396 – Tirol, Natal
Lançamento do Projeto de Telemedicina do RN.

10h - Local: Auditório da UNP, Av. Eng. Roberto Freire, Capim Macio.
Fórum do Esporte Norte Riograndense.
Tema: "Uma Nova Visão da Política Esportiva Brasileira e o Plano Decenal".

15h
A governadora tem reuniões administrativas de rotina com secretariado.

Bancos deverão ter mais rigor para fornecer cheques, determina CMN

Folhas de cheque deverão ter data de confecção impressa.
Segundo BC, 63 milhões de cheques sem fundo foram devolvidos em 2010.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
Em um prazo de um ano, todos bancos terão de refazer seus contratos com clientes
O Conselho Monetário Nacional aprovou nesta quinta-feira (28) uma regra mais rígida para a concessão de cheques, por parte das instituições financeiras, para seus correntistas, e também aumentou os instrumentos de controle sobre esta forma de pagamento.
O objetivo da medida, de acordo com a autoridade monetária, é aumentar a segurança, a transparência e a credibilidade dos cheques. Segundo o Banco Central, os cheques são utilizados, principalmente, a clientes com renda mais baixa.
"É preciso dar mais robustez a este instrumento para que as pessoas menos favorecidas, como pequenos comerciantes, tenham maior segurança. Não vai resolver todos os problemas. Discutimos muito esse assunto. Recebemos mais de 300 sugestões. As vítimas precisam ser protegidas. O que motivou [a mudança da regra] foi o aumento do número de reclamações sobre os cheques e de fraudes. Os cheques estavam se deteriorando em termos de imagem", informou o chefe do Departamento de Normas do BC, Sérgio Odilon dos Anjos.
Cheques sem fundo
De acordo com dados da autoridade monetária, os cheques responderam por 15% do volume total de pagamentos feito 2010. No ano passado, foram trocados 1,12 bilhão de cheques, no valor de R$ 1,029 trilhão. Deste volume total, 71 milhões de cheques foram devolvidos por motivos diversos, somando R$ 83 bilhões. Ao mesmo tempo, 63 milhões foram devolvidos por não ter fundos, totalizando R$ 70 bilhões. "Queremos aumentar a segurança, ainda que os cheques sejam um instrumento de pagamento em declínio", disse Odilon dos Anjos.
No primeiro trimestre deste ano, os dados do BC mostram crescimento no número de cheques sem fundo. Em janeiro, foram contabilizados quatro milhões de cheques sem fundo, valor que subiu para 4,7 milhões em fevereiro e para 5,9 milhões em março de 2011.
Mudanças
A partir de agora, será obrigatório que os bancos tornarem "explícitos" os critérios para o fornecimento e uso do cheque. Também devem manter os correntistas orientados sobre as medidas cabíveis no caso de descumprimento das regras, que devem estar previstas nos contratos de abertura de contas de depósitos.
"Em um prazo de um ano, todos bancos terão de refazer seus contratos com clientes, dizendo em que condições você vai dar cheque para esse pessoa. No contrato, têm de ficar claras essas condições", afirmou Odilon dos Anjos, do BC, lembrando que as instituições financeiras podem escolher para quais clientes vão fornecer os cheques.
Outra alteração é a obrigatoriedade de impressão da data de confecção nas folhas de cheque, criando mais um parâmetro de avaliação para os recebedores dos cheques. De acordo com a autoridade monetária, essa regra passa a vigorar em até seis meses. "Essa medida contribuirá para o aperfeiçoamento do controle do estoque de folhas de cheque mantido pelo correntista, evitando as folhas com data muito antiga", informou o BC.
Mais segurança
Para dar mais segurança, o CMN aprovou a exigência de apresentação de boletim de ocorrência policial, para as sustações ou revogações por furto, roubo ou extravio de folhas de cheque em branco, nos moldes do que ocorre atualmente para as sustações. Isso deverá ser feito em até dois dias úteis.
"A lei permite e dá direito ao cidadão de sustar. Está deixando claro em que condições pode sustar. Se foi roubado, pode sustar provisoriamente, mas, em dois dias úteis, tem de levar boletim de ocorrência da polícia aos bancos. Isso traz maior segurança", informou o chefe do Departamento do BC.
As instituições financeiras também serão obrigadas a disponibilizar informações sobre "ocorrências" relativas a um determinado cheque, visando aumentar a segurança no momento do recebimento. Para isso, entretanto, poderá cobrar uma taxa.
"Essas informações permitirão que o recebedor saiba, no ato da apresentação para pagamento, se o cheque está bloqueado por falta de confirmação de recebimento pelo correntista, ou se o documento está vinculado a conta de depósitos encerrada, entre outras ocorrências", explicou a autoridade monetária.
De acordo com Odilon dos Anjos, já existem entidades no mercado financeiro que oferecem informações sobre cheque sem fundo. "A norma está dando um comando aos bancos de que eles têm de disponibilizar diversas informações sobre as condições dos cheques. Podem criar uma entidade única para tornar mais fácil para o consumidor", declarou ele.
Também foi estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional a obrigatoriedade de os bancos que receberem depósitos efetuados por meio de cheque fornecerem, a pedido do emissor, e mediante apresentação do cheque e de autorização do beneficiário, o nome completo e endereço residencial e comercial do beneficiário-depositante.
"Hoje, se uma pessoa deu um cheque sem fundo, e quer resolver o problema, não sabe mais com quem está o cheque. Pela norma atual, o banco não tinha condições de oferecer o nome de quem tinha depositado o cheque. O banco, até onde tiver conhecimento, tem de passar essas condições, onde está. Para que o emissor possa ir atrás do cheque", disse o chefe de Departamento do BC.

Governadora participa de abertura de VIII Expoleilão


A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta quinta-feira, 28 da VII -Expoleilão, um dos maiores eventos agropecuários do estado, que tem como objetivo mostrar a genética dos animais e divulgar a pecuária do Rio Grande do Norte. Para marcar a abertura do evento foram inauguradas as novas instalações da pista de julgamento de animais do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes em Parnamirim.
Para o secretário de estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, o esforço feito pela governadora, que veio diretamente de Caicó para prestigiar o evento, foi mais uma mostra do compromisso e do empenho Rosalba Ciarlini em promover mais qualidade de vida para o homem do campo.
Segundo Marcos Teixeira, presidente da Associação Norteriograndense de Criadores, Anorc o apoio do governo do RN, ainda mais em um período de dificuldades financeiras é animador. “Tivemos problemas com outras administrações com atraso de pagamentos do programa do leite, mas sei que a governadora Rosalba Ciarlini se preocupa com iniciativas que gerem renda e produtividade para os criadores de animais do estado”, disse Marcos Teixeira.
O presidente da Anorc aproveitou a ocasião para falar sobre a IV Copa Brasileira de Marcha de Cavalo Mangalarga que já acontecia nas novas instalações da pista de julgamento de animais. “Temos aqui 120 exemplares de animais de ótimos haras de todo o Brasil”, destacou Marcos Teixeira.
A governadora Rosalba Ciarlini reafirmou o compromisso com os produtores rurais do estado e ressaltou que o governo já transforma o apoio em ações voltadas para o homem do campo, como a regularização do pagamento das dívidas do Programa do Leite. “O programa do leite é muito importante para a alimentação das nossas crianças, mas também para desenvolver a atividade dos criadores do estado. Sei o que representa, principalmente para o pequeno criador, o atraso nesse pagamento, queremos regularizar esse pagamento logo”, disse a governadora.
Também estavam presentes o presidente da Ancoc, Romildo Pessoa; o diretor geral a Emparn José Geral de Medeiros; o prefeito de Serrinha, Fabiano Teixeira; representando o BNB, Orlando Gadelha Simas; o prefeito de Antônio Martins, Edmilson Fernandes; representando a Câmara Municipal de Parnamirim, a vereadora Kátia Pires; o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques; o presidente da Faern, José Vieira e o superintendente federal do Ministério da Agricultura, José Teixeira de Souza Jr.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Rosalba Ciarlini inicia governo itinerante em Caicó



Nesta quinta-feira, 28, o Governo do Estado se instala por um dia no município de Caicó, na região Seridó. É a primeira programação do projeto Governo Itinerante proposto pela governadora Rosalba Ciarlini, que objetiva conhecer de perto as necessidades das diferentes cidades, o contato direto com os problemas específicos de cada região, visando atender as demandas com maior presteza.

Para isso, parte do secretariado também irá se deslocar até Caicó. Várias reuniões de trabalho acontecerão ao longo de todo o dia. Acompanham a governadora a secretária de estado de Infraestrutura, Kátia Pinto; o secretário de estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha; a secretária de estado da Educação e Cultura, Betânia Ramalho; o secretário de estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Luis Eduardo Carneiro e o secretário extraordinário para Assuntos Institucionais, Esdras Alves.

Na agenda do dia estão visitas ao hospital regional, escolas estaduais e diversas audiências.

George Soares defende união de forças para consolidar ZPE do sertão


O deputado George Soares (PR) defendeu a união de forças em torno da implementação da ZPE do Sertão.O deputado disse que é importante a união do estado, municípios e do poder legislativo e consolidar esse investimento a fim de se diminuir o desequilíbrio entre a capital e o interior, carente de oportunidades.
George considera a iniciativa um grande passo para a transformação da economia e o fortalecimento do progresso do interior, beneficiando aproximadamente 80 municípios. Sobre o tema, o parlamentar propôs, inclusive, uma audiência pública para discutir o tema, na próxima segunda-feira, 2.
“Ocupo este espaço hoje em respeito aos cerca de 80 municípios que serão contemplados e que nos olham com atenção e expectativa, esperando pela maior atenção dos governos municipais, estadual e federal”, afirmou. George Soares citou ações essenciais que devem ser empreendidas, como a capacitação da mão-de-obra e infraestrutura das cidades, com investimentos em moradia, saneamento básico, hospitais, educação, entre outros.
“Com a união política, podemos encampar ações conjuntas que permitam a infraestrutura para que o projeto saia da burocracia e passe para a fase operacional, criando assim, uma expectativa de qualidade de vida melhor para o RN”, disse o deputado.

Rosalba visita obras da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer em Caicó


Em dia de Governo Itinerante em Caicó, a governadora Rosalba Ciarlini visitou as obras de reforma e construção da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer na cidade. Ao lado do médico Flávio Rocha e da enfermeira Graça Dantas, Rosalba entrou no prédio da antiga Maternidade Mãe Quininha, que foi doado à Liga em 2006 e há um ano e meio está em obras.

A reforma, que acontece a partir do apoio dado pelo Governo do Estado, que destinou R$ 650 mil em recursos, vai atender pacientes com câncer de toda a região Seridó, além de municípios da Paraíba. Segundo Graça Dantas, a Liga terá 31 leitos para atender pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS; 9 leitos de UTI, leitos para internação, enfermaria e auditório. A previsão é que o hospital entre em funcionamento em dezembro deste ano. 

Governadora anuncia micro-crédito e pólo textil para o Seridó




               A governadora Rosalba Ciarlini anunciou durante o governo itinerante, em Caicó, que o governo vai incentivar o pólo têxtil, com incentivos para os pequenos produtores do Seridó. “Vamos dar incentivos para um pólo do programa Mão-Amiga, ainda neste semestre”, adiantou a Governadora, esclarecendo que o governo quer abrir micro-crédito para os pequenos empreendedores da região.

            Durante o discurso na solenidade de entrega de diploma aos formandos da turma de qualificação na área de confecções de vestuário, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) em parceria com a Prefeitura Municipal, Rosalba afirmou que o governo não está preocupado apenas com a capacitação da mão-de-obra, mas também com oportunidade de trabalho para essas pessoas que buscam aprimorar o conhecimento.

Ressaltando que o governo vai considerar a vocação de cada região, a Governadora assegurou apoio ao setor boneleiro, uma das principais atividades econômicas do município. Para a Governadora, a Copa do Mundo impulsionará a indústria. “A Copa do Mundo não será apenas os jogos no estádio Arena das Dunas, em Natal”, observou confiante em bons resultados também para o interior.

        Rosalba confirmou a disposição do governo de manter parceria com a FIERN na qualificação dos trabalhadores. Pouco antes da Governadora falar, o presidente da entidade, Flávio Azevedo, havia afirmado que tem respeito e admiração por Rosalba como gestora e cidadã, recordando o empenho dela para a implantação do Distrito Industrial de Mossoró. “ Tenho esse sentimento pelo valor que ela dá a classe produtora”, reforçou, colocando todos os órgão da Fiern à disposição do governo. 

Governadora anuncia retomada de obras de saneamento em Caicó


A governadora Rosalba Ciarlini anunciou nesta quinta-feira (28) a retomada das obras de saneamento básico executadas pelo Governo do Estado em Caicó. Na última terça-feira (26), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) fez o repasse à construtora Dois A, contratada para as obras de esgotamento sanitário, de R$ 155 mil, valor referente ao pagamento de adequações executadas na obra. Com isso, a construtora deve reiniciar, ainda na primeira quinzena de maio, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município, que estava paralisada há mais de um ano.

Nesta etapa, o Governo do Estado, através da Caern, vai investir R$ 19 milhões nos serviços de implantação da rede coletora, com o assentamento de 22 quilômetros de tubulação, sendo realizadas 1.200 ligações domiciliares, beneficiando 6 mil pessoas nos bairros da Paraíba, Penedo e Acampamento, além do centro da cidade.

O sistema de esgotos de Caicó prevê o atendimento com coleta e tratamento de esgotos de 80% da cidade. Além da retomada da obra anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini, já está em processo de aprovação técnica, junto à Caixa Econômica Federal, a documentação que visa a assinatura de outro contrato, da ordem de R$ 24 milhões, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), visando a complementação do sistema de coleta e tratamento de esgotos.

Perspectiva de enchentes no Vale do Açu preocupa deputados

O deputado George Soares (PR) fez um apelo ao secretário de Recursos Hídricos e vice-governador do RN, Robinson Faria, para que o governo dê prioridade às obras na região do Vale do Açu a fim de evitar novos prejuízos decorrentes das enchentes, como as ocorridas em 2008 e 2009, das quais a região ainda não se recuperou.
O parlamentar informou que diante dessa perspectiva, o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN), já se propôs a criar uma frente parlamentar pra que os deputados possam visitar in loco os locais de risco, com base no recente relatório do Corpo de Bombeiros.
George citou o caso do município de Ipanguaçu, cujo volume de chuvas e o assoreamento do rio Pataxó já provocaram a invasão de quinze casas do bairro Maria Romana pelas águas pluviais do último final de semana. Na última sexta-feira, 22, o açude estava com uma sangria de 15 a 20 centímetros de lâmina d`água.
“Quem está sofrendo é o pobre, as pessoas que vivem nas comunidades e não têm pra onde ir. O Vale do Assu, que é tido como rico e próspero depende desse solo. Já tivemos dois anos de enchentes, que são prejuízos incalculáveis e muitos agricultores, empresas e a população até hoje não conseguiram se reestruturar”, disse o deputado.

Rosalba lança diagnósticos cardiológicos


O Rio Grande do Norte é o único Estado da União onde a Telemedicina para cardiologia (tele-eletrocardiograma) é uma política de Estado. A governadora do Estado do RN, Rosalba Ciarlini, participa do lançamento do sistema nesta sexta-feira (29), às 9h, na sede da Associação Médica do RN, AMRN, no bairro Tirol, em Natal, entidade pública e sem fins lucrativos, parceira do sistema com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN).

O funcionamento é simples. São feitos os procedimentos clínicos básicos nos municípios com um paciente com suspeita de cardiopatia. O equipamento faz o eletrocardiograma que é enviado em tempo real via internet. Na Central de Telemedicina (CTM), ao analisar os exames recebidos em tempo real por um especialista, se constatado qualquer problema relacionado ao coração, imediatamente o cardiologista discute o caso com o médico generalista na cidade e o orienta sobre o tratamento adequado. Se for caso de ser encaminhado para outra unidade, o paciente já chega direto no hospital, e é logo atendido sem burocracia.

         O serviço já está em operação e tem cobertura em todos os municípios do RN. Não se trata de um simples eletrocardiograma (ECG). É um sistema com um cardiologista nas 24h do dia, através de um serviço de 0800 para oferecer suporte ao diagnóstico e tratamento aplicado pelo médico generalista, que está na ponta do atendimento nas unidades básicas de saúde, diante de um paciente com cardiopatia.

Essa estrutura garante que exames de eletrocardiograma (ECG) realizados nos Postos de Saúde que não dispõem de médicos especializados, sejam encaminhados para a Central da Telemedicina (CTM) que responderá em questão de minutos, com seus respectivos laudos.

         O sistema ameniza a carência na prestação do serviço de cardiologia no RN, por contar com um cardiologista de plantão na Central de Telemedicina, CTM, que envia os resultados dos exames dentro de, no máximo, 15 minutos, via fax ou e-mail, juntamente com laudo do ECG. Além disso, os exames ficam gravados em um servidor no CTM, desse modo, ao ser repetido o ECG, poderá ser feita uma comparação com o diagnóstico que foi dado anteriormente e realizar com eficiência o acompanhamento do paciente.

O atendimento consiste na utilização de tecnologias da informação e comunicação para transmitir exames e, principalmente, para permitir a troca de informações entre o médico do município, com um especialista que pode tirar dúvidas e auxiliar no atendimento ao paciente.

Outro ponto positivo do serviço é que ele possibilita auxílio no diagnóstico do paciente com cardiopatia, sem a necessidade de deslocamento para outros centros de saúde. Ou seja, acaba a “ambulancioterapia” de um município para outro, pois o diagnóstico será dado em minutos e os procedimentos já começam no próprio município.

Outro benefício do serviço é que todas as informações são arquivadas em bancos de dados com total confidencialidade, segurança, integridade e acessibilidade. Isso irá evitar a repetição desnecessária de exames e vai facilitar a obtenção de estatísticas, dando uma maior transparência na contabilização de serviços prestados.

Novo presidente da Funasa será empossado em 10 de maio

Gilson de Carvalho Queiroz Filho é mineiro e filiado ao PT.
Nomeação foi publicada no 'Diário Oficial da União' desta quinta-feira (28).

Do G1, em Brasília

Escolhido pela presidente Dilma Rousseff para comandar a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Gilson de Carvalho Queiroz Filho será empossado no cargo no próximo dia 10 de maio, segundo a assessoria da fundação. A nomeação de Queiroz foi publicada na edição desta quinta-feira (28) no "Diário Oficial da União".
Aos 55 anos, Queiroz Filho é filiado ao PT e especialista em engenharia sanitária. A presidência da Funasa era um dos cargos mais disputados do segundo escalão do governo pelas lideranças do PT e PMDB.
Os cargos na fundação eram antiga cota dos peemedebistas. Queiroz Filho vai substituir Faustino Barbosa Lins Filho.
O novo presidente já foi diretor de Obras da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), de Belo Horizonte, da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Engenheiros de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Engecred) e do Instituto Mineiro de Engenharia Civil (Imec), na década de 90.
Desde 2006, Queiroz preside o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais.

Governadora garante acesso para Campus da Ufersa em Angicos


Em audiência realizada nesta quarta-feira, 27, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu o reitor da Universidade Federal do Semi-árido, Ufersa, Josivan Barbosa, e se comprometeu a viabilizar o acesso para o campus da Ufersa na cidade de Angicos. “Vamos iniciar o mais rápido possível o acesso ao Campus”, garantiu a governadora.

De acordo com Demétrio Torres, diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagens, DER, o levantamento da obra já foi feito. “Temos condições de iniciar o processo licitatório já na próxima semana. Queremos inclusive dar uma melhorada no projeto, incluindo a parte de iluminação”, disse Demétrio Torres.

O acesso para o campus de Angicos faz parte da contrapartida do Governo do Estado para as ações do plano de expansão da Ufersa. Outras construções também já foram iniciadas no estado, a exemplo da cidade de Pau dos Ferros, que teve as obras iniciadas em dezembro do ano passado.

Governo lança programa para expandir e financiar ensino técnico

Pronatec vai aumentar o número de vagas no ensino profissionalizante.
Financiamento estudantil também será ampliado.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), foi lançado na tarde desta quinta-feira (28) pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em cerimônia em Brasília. O programa pretende “expandir, interiorizar e democratizar” a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
O governo federal  intensificará o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. Além das 81 unidades que estão em execução e devem ser inauguradas neste e no próximo ano, devem ser anunciadas outras 120 nos próximos dias. O mesmo projeto de lei do governo que inclui o Pronatec também quer expandir o programa de financiamento estudantil (Fies) para estudantes que queiram ingressar no ensino profissionalizante e para empresas que queiram capacitar seus funcionários.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou, durante o lançamento do Pronatec, que o governo da presidente Dilma Rousseff fará, até 2014, 200 novas escolas técnicas, quase a mesma quantidade das instituições inauguradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em oito anos de governo.
“Se foi possível no governo Lula construir 214 escolas técnicas [...] até 2014, em quatro, não em oito, vamos entregar novas 200 escolas técnicas federais”, disse o ministro.
Haddad afirmou que, atualmente, há uma grande disparidade na quantidade de matrículas em universidades e em instituições de capacitação profissional.
“Temos 6 milhões de matrículas no ensino superior e 1 milhão em ensino técnico. É um direito do brasileiro ter acesso a profissionalização de nível médio e de nível superior. [Queremos] atingir 100% da nossa juventude”, disse.
Segundo o Ministério da Educação, há, atualmente, 354 unidades em funcionamento. Com as novas unidades, a rede federal deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes no país.
O programa tem como objetivo ampliar as vagas e expandir as redes estaduais de educação profissional. Ou seja, aumentar a oferta, pelos estados, de ensino médio concomitante com a educação profissional. Esta ação será abarcada pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PNE), que teve a adesão das 27 unidades da federação. Os recursos serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.
Outra ação será a ampliação da Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec), modalidade a distância, que instalou 259 polos em 19 estados até 2010, atendendo a cerca de 29 mil estudantes. Em 2011, serão mais de 47 mil vagas; 77 mil em 2012; mais de 197 mil em 2013 e cerca de 263 mil em 2014.
Segundo o governo, a ideia é “dar mais celeridade” ao acordo firmado no governo anterior com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), segundo o qual essas entidades devem aplicar dois terços de seus recursos advindos do imposto sobre a folha de pagamentos do trabalhador na oferta de cursos gratuitos.
Dessa forma, as escolas do Sesi, Senai, Sesc e Senac receberão alunos das redes estaduais do ensino médio, que complementarão a sua formação com a capacitação técnica e profissional.
As escolas do Sistema S e das redes públicas também ofertarão cursos de formação inicial e continuada para capacitar os favorecidos do seguro-desemprego, reincidentes nesse benefício. A ação se aplicará também ao público beneficiado pelos programas de inclusão produtiva, como o Bolsa Família.
Fies
O mesmo projeto de lei que cria o Pronatec amplia o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que passa a ser chamado de Fundo de Financiamento Estudantil, com a mesma sigla.
O fundo irá prover mais duas linhas de crédito, sendo uma para estudantes egressos do ensino médio – chamado de Fies Técnico Estudante – outra para empresas que desejem formar seus funcionários em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S – chamada de Fies Empresa. O funcionamento é similar ao do Fies do ensino superior, porém com 18 meses de carência e seis vezes o tempo do curso, mais 12 meses para pagamento.
Atualmente, há 2.435 instituições privadas cadastradas noSistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e 580 escolas do Sistema S.
Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo o governo federal, o projeto de lei será encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramitará em regime de urgência.
Bolsas
As bolsas serão: bolsa-formação estudante e bolsa-formação trabalhador, esta relacionada ao seguro-desemprego e à inclusão produtiva. Haverá ainda financiamento da educação profissional e tecnológica.
O programa é voltado a estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a trabalhadores. As modalidades de formação serão: cursos técnicos, mínimo de 800 horas de duração, e Formação Inicial e Continuada (FIC), com mínimo de 160 horas.

Poti questiona governo federal sobre aeroporto de São Gonçalo do Amarante

O deputado Poti Júnior (PMDB) manifestou preocupação pelo fato do aeroporto de São Gonçalo do Amarante não estar incluído na relação das três concessões divulgadas pelo governo federal. Poti afirmou que o aeroporto é considerado fundamental para Natal ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, e por isso já marcou uma audiência pública para discutir o andamento da obra. A audiência está marcada para o dia 30 de maio.
O parlamentar disse que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, afirmou que o governo já definiu os critérios de concessão à iniciativa privada de obras nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos (em Campinas) e Juscelino Kubitschek (em Brasília). Poti disse ainda que as obras de mais dois aeroportos (Galeão e Confins) também deverão ser concedidas e que o ministro não destacou nenhuma informação sobre o aeroporto de São Gonçalo.
“A minha preocupação é ter que disputar os investimentos com esses aeroportos, que já estão em funcionamento e ficam localizados em grandes estados. Isso poderá trazer um prejuízo incalculável para o RN, pois a prioridade cairá para os estados maiores”, enfatizou.
O deputado disse ainda que o momento é de união entre a classe política e  toda a sociedade potiguar. Ele ressaltou a importância da obra para o estado e afirmou que vai ficar vigilante na luta pelo aeroporto. “A minha expectativa é que a nossa concessão venha a ser publicada agora no mês de maio”.