Governo Federal investirá R$ 280 milhões em obras na Barragem de Santa Cruz, em Apodi
O Governo Federal investirá R$ 280 milhões nas obras de implantação do perímetro irrigado da Barragem de Santa Cruz, no município de Apodi. A informação foi passada pelo deputado Leonardo Nogueira, na sessão plenária de hoje (01). Segundo ele, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e de Meio Ambiente (IDEMA), concedeu a licença ambiental para o início da obra, que será feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem conclusão prevista para dezembro de 2013.
De acordo com o deputado, na primeira etapa da obra serão irrigados 5.200 hectares. Já na segunda fase, serão 4 mil hectares. Com os recursos, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) irá contruir um sistema de captação de água, estações de bombeamento, rede elétrica e viária, drenagem, rede de condução e distribuição de água e sistema parcelar. A obra deverá gerar cerca de 15 mil empregos diretos e o benefício se estende para 80 mil pessoas. “Para se ter uma ideia, o estado do Ceará tem 22% de irrigação. Aqui no Rio Grande do Norte, apenas 1%. Agora, essas famílias terão condições de produzir permanentemente. Não apenas em determinadas épocas do ano”, declarou.
Entre os benefícios gerados pela obra, segundo Leonardo Nogueira, estão: o aumento da produtividade das culturas e do lucro dos agricultores; a diminuição dos riscos de investimentos e uma agricultura de nível tecnológico mais elevado; a utilização mais eficiente de fertilizantes e defensivos; o aumento da qualidade dos produtos agrícolas produzidos; a introdução de culturas de maior valor econômico, como a fruticultura e o aumento da demanda de mão-de-obra no meio rural, contribuindo para a diminuição do êxodo rural e aumento da oferta de emprego.
Na ocasião, o deputado Leonardo Nogueira fez críticas ao governo anterior e disse que os problemas de abastecimento de água nas cidades do interior foram motivados por “negligência e falta de vontade política”. “Depois de tanto tempo, de tanto abandono do governo passado, esse projeto vai acontecer. Nesses últimos oito anos não houve iniciativa governamental. Mas agora, a governadora Rosalba Ciarlini, mais uma vez se antecipando, fez a liberação e entregou ao DNOCS o projeto. A partir de agora, este órgão vai fazer o aproveitamento dessas águas. A região precisava disso para potencializar o desenvolvimento”, declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário