sábado, 18 de fevereiro de 2012

Governadora visita Hospital Walfredo Gurgel e confere primeiros resultados da regulação do SAMU

A Regulação Ativa do SAMU no Hospital Geral Walfredo Gurgel (HGWG) já está mostrando resultado. Na tarde desta sexta-feira (17), a governadora Rosalba Ciarlini foi até a unidade hospitalar conferir como está o atendimento aos pacientes. “O SAMU veio apoiar a ação do Walfredo Gurgel e tornar o atendimento mais humanizado, dando aos pacientes a atenção que eles merecem”, disse a governadora.

Para o diretor geral do Complexo Hospitalar Walfredo Gurgel, Mozart Dias de Almeida, nessa primeira semana já se pode ter uma ideia da importância dessa ação para o melhor funcionamento do hospital. “A gente tá vendo um exemplo de como a destinação correta dos pacientes faz a diferença no bom atendimento e está tornando o Walfredo Gurgel um local mais humanizado e não mecanizado”, disse, lembrando que a humanização do atendimento é uma prioridade do Ministério da Saúde em relação aos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

O objetivo da Regulação Ativa das Emergências Médicas no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel é realizar um acolhimento baseado nos critérios da classificação de risco, destinando os pacientes para os locais adequados de acordo com suas necessidades de atendimento, em conformidade com as diretrizes da atenção às urgências. Com a implantação do serviço no último dia 13, o SAMU passou a realizar uma intervenção na porta de entrada do Hospital Walfredo Gurgel para regular todos os pacientes que procurem atendimento de forma indevida, ou seja, sem referenciamento ou apresentando patologias de média ou baixa complexidade.

Também acompanharam a governadora Rosalba Ciarlini durante a visita ao hospital o secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda; o coordenador do SAMU Metropolitano, Luiz Roberto Fonseca; e o prefeito em exercício, Edivan Martins.


CLASSE HOSPITALAR

Além de visitar as instalações do Hospital Walfredo Gurgel, a governadora Rosalba Ciarlini participou de solenidade para assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação de Natal e a diretoria do HGWG para implantação do projeto Classe Hospitalar. A iniciativa consiste na assistência educacional às crianças que ficam internadas naquela unidade hospitalar por muito tempo.

“Se a criança se sente bem e acolhida, com certeza o resultado de seu tratamento será bem melhor. Cada minuto que a criança perde em seu aprendizado pode ser fatal para seu futuro”, disse Rosalba, aproveitando para parabenizar a pedagoga aposentada Luzia da Costa, idealizadora do projeto e que trabalha há sete anos como voluntária no setor de Assistência Social do Walfredo Gurgel.

Atualmente, o projeto só é desenvolvido em Natal; além do HGWG, o Varela Santiago e o Maria Alice Fernandes também fazem parte do projeto. Diante da importância da iniciativa, a governadora Rosalba Ciarlini disse que o custo para implementar esse serviço é mínimo e que vai propor a criação de uma lei para implantá-lo em todo o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário