Lula já tem data marcada para sua "reestreia" na política
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará por Brasília a série de viagens que planeja fazer pelo País, para agradecer o apoio que recebeu durante o tratamento contra um câncer de laringe que o afastou das atividades políticas por cinco meses. A reapresentação do ex-presidente já tem data marcada: será em 25 de abril no Museu da República, para o lançamento do documentário Pela Primeira Vez, dirigido pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, que registra os bastidores da posse da presidente Dilma Rousseff.
Lula estuda a criação de "uma turma", não só do PT, para percorrer os estados e matar a saudade da peregrinação política. "Ele (Lula) sugeriu a criação de uma turma para fazer uma espécie de agradecimento a todo mundo que fez corrente de oração, pela fé que as pessoas apresentaram. É o velho Lula voltando. Ele disse que o ideal é começar por onde conhece todo mundo, no caso, Brasília", conta o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA).
O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que no início Lula vai dosar a agenda de compromissos, para não prejudicar o restabelecimento de sua saúde. Nem todos os estados serão visitados por ex-presidente. Mas os candidatos do PT de capitais não contempladas com visitas ganharão um vídeo de apoio, gravado pelo ex-presidente, adianta Falcão. De volta à ativa, Lula também terá a missão de conversar com a senadora Marta Suplicy (PT-SP) para definir como a parlamentar atuará na campanha de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo.
Os amigos que visitaram Lula na sede do Instituto de Cidadania depois do diagnóstico que detectou a regressão do tumor relatam a animação do ex-presidente em retomar o convívio com a vida partidária. O líder do PT no Senado afirma que Lula só está "dosando" a energia para a volta à cena política por "recomendações médicas", mas já está remontando sua agenda política. "Ele está estudando a forma como vai se reinserir depois desse período de quarentena, como vai se dar a participação dele (nas eleições). Antes, disse que vai ter conversas com cada um", relata Pinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário