Ibama nega liberação de construção de novos hotéis na Via Costeira
Reunião realizada com o arquiteto Orlando Busarello foi para discutir sobre o que foi feito do projeto original de 1978.
O superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Alvamar Queiroz, disse que em nenhum momento falou que vai liberar a construção de novos hotéis na Via Costeira, durante a reunião realizada ontem (16) com o Orlando Busarello, arquiteto do projeto.
Seis empreendimentos tiveram as suas obras embargadas. Há 30 dias, o superintendente nacional do Ibama, Volney Zanardy, afirmou que o instituto não iria interferir no desenvolvimento turístico do estado. Muitos hoteleiros argumentam que a construção de hotéis não vai interferir na parte ambiental, pois eles estão preservando o Parque das Dunas.
Queiroz avalia o encontro, que também teve a presença de alguns hoteleiros, de forma positiva, pois o arquiteto realizou o resgate histórico e contou como a Via Costeira foi construída e as suas bases para a elaboração do projeto. A intenção era discutir sobre o que foi feito do projeto original de 1978.
Na reunião, percebeu que a maioria do que foi proposto pelo arquiteto, há 40 anos, não foi posto na prática, como acesso a população e turistas para a praia e a instalação de quiosques e espaços de convivência na Via Costeira.
O encontro também propõe que o acesso dos hotéis para as praias tivessem uma reformulação, para que os hóspedes também tivessem o contato com a cidade. “A Via Costeira está sendo usada como lugar para descansar”, disse Alvamar. Ele também comentou que turista gasta muito para ter acesso aos serviços da cidade que são distantes da Via Costeira.
Outros projetos que não foram postos foi à construção de um anel viário, ciclovia, urbanização de Mãe Luiza, arborização ao longo da pista e arborização das dunas. O superintendente do Ibama disse que apoia a participação popular para comentar sobre o futuro da Via e que está procurando abrir realizar o diálogo mais aberto com o trade turístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário