domingo, 31 de julho de 2011

Prefeito esclarece encontro com Rosalba

Em contato com o blog na manhã de ontem o Prefeito de Doutor Severiano, Neri Oliveira, disse estar satisfeito com a audiência com a governadora Rosalba Ciarlini, ocorrida na manhã de ontem, na governadoria, em Natal.

O prefeito Neri Oliveira foi recebido na companhia dos também prefeitos Galeno Torquato (São Miguel) e Chiquinho (Serrinha dos Pintos), além do secretário de Articulação, Esdras Alves (veja nas postagens abaixo).

Segundo o prefeito de Doutor Severiano, a líder do Executivo estadual autorizou, de imediato, que o Departamento de Estradas e Rodagens – DER elaborasse um projeto executivo que viabilizasse a construção da estrada que liga os municípios de Doutor Severiano a São Miguel tendo como via o sítio Merejo.
“Ficamos muito satisfeitos com a disposição da governadora em viabilizar esse antigo pleito da nossa população. Além de economizar tempo, a construção da estrada levará integração e mais desenvolvimento entre os dois municípios”, disse Neri.

O prefeito Neri Oliveira enfatizou ainda que a governadora Rosalba Ciarlini prometeu estar presente na inauguração do Centro Administrativo do Município, um dos mais belos prédios da região, que ainda não tem data certa para ocorrer, porém, deve acontecer ainda este ano.

Do encontro com a Governadora Rosalba, Neri Oliveira conseguiu, ainda, estabelecer uma parceria do Governo do Estado com o Município de Doutor Severiano nas comemorações dos 50 anos de Emancipação Política.

“Estamos realizando uma programação grandiosa em que os próprios moradores da cidade contam a história da nossa terra. A governadora achou a ação interessante e garantiu instituir uma parceria que ajudará na produção dos documentários e no grande dia dos 50 anos que acontece em maio de 2012”, finalizou o prefeito Neri Oliveira.

blog do jean carlos

Eleitores de Magé vão às urnas neste domingo para escolher novo prefeito

Nova votação ocorre após candidatos eleitos em 2008 serem cassados.

Cidade terá forte esquema de segurança com o Bope para as eleições.
Do G1 RJ
 
Os eleitores de Magé, na Baixada Fluminense, vão às urnas neste domingo (31) para escolher um novo prefeito e vice-prefeito do município. A realização de eleições suplementares ocorre devido à cassação dos candidatos eleitos em 2008, a prefeita Núbia Cozzolino (PMDB) e o vice Rozan Gomes da Silva (PSL) por abuso de poder político, econômico e utilização indevida de meios de comunicação.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estão aptos a votar os eleitores inscritos em Magé até o dia 17 de fevereiro. Há seis chapas inscritas para a disputa da prefeitura da cidade. De acordo com o juiz eleitoral Orlando Feitosa, não é permitido nenhum tipo de propaganda no domingo. Só é autorizada a manifestação individual do eleitor com broches, adesivos e bandeiras. Os locais de votação estão abertos das 8h às 17h.

Forte esquema de segurança

 Durante mais de um mês fiscais do TRE recolheram propaganda irregular de candidatos e reprimiram crimes eleitorais no município.

Foi montado um esquema especial de segurança que vai contar com oito equipes da Polícia Rodoviária Federal que farão blitzes, 40 policiais federais e 120 homens da Polícia Civil nas ruas. Além de cerca de 530 policiais militares, inclusive do Batalhão de Operações Especiais (Bope), estarão a postos. A segurança será reforçada, ainda, com dois helicópteros.

O presidente do TRE, desembargador Luiz Zveiter, afirmou que uma sede do TRE será criada dentro do Batalhão da Polícia Militar do município para garantir a tranquilidade nas eleições.

Rogério Marinho usa dinheiro público para pagar programas de rádio no RN

Jornalistas da Folha de S.Paulo, Roberto Kaz e Guilherme Brendler assinam neste domingo uma reportagem mostrando que vários deputados federais usam dinheiro público para ter programas de rádio e de televisão em seus estados.

No caso, o dinheiro público é a verba indenizatória paga mensalmente pela Câmara.

A lista de sabidinhos é longa.

Anthony Garotinho, por exemplo, ex-governador do Rio de Janeiro, apresenta de segunda a sexta numa rádio fluminense o programa Fala Garotinho.

E outros 52 deputados federais seguem o mesmo caminho, graças ao dinheiro meu, seu, nosso.

Entre eles está um norte-rio-grandense, o deputado tucano Rogério Marinho, candidato declarado à prefeitura de Natal nas eleições do próximo ano.

"Rogério Marinho (PSDB-RN) gastou, entre fevereiro e junho deste ano, R$ 21 mil em duas rádios" - escrevem os jornalistas da Folha.

Para ler a íntegra da matéria, clique aqui se você é assinante do jornal ou do portal Uol.

Nominuto.com

sábado, 30 de julho de 2011

Institutos federais poderão oferecer cursos de formação de educadores

Ações respondem principalmente nas regiões Norte e Nordeste, à carência de técnicos e de tecnólogos capacitados.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) analisa, em reunião na próxima terça-feira (2), a inclusão de cursos de formação de profissionais de educação em nível médio e superior entre os objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, conhecidos como Cefets. A matéria, já aprovada com emenda na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), tem voto favorável do relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

O exame da proposta se dará em duas votações nominais, uma para o projeto, e outra para a emenda, cujo objetivo era tornar a ementa do projeto mais clara e genérica.

Conforme explica o relator, em sua análise da matéria, os Cefets estão enfrentando, nesse movimento de expansão e de nova identidade, a missão de oferecer cursos profissionais de nível médio, integrados, concomitantes ou subsequentes ao curso convencional, e, ao mesmo tempo, cursos superiores, seja de tecnologia nos setores primário, secundário e terciário da economia, seja na preparação de professores para a educação básica.

Tais ações, explica o relator, respondem principalmente nas regiões Norte e Nordeste, à carência de técnicos e de tecnólogos capazes de assumir os desafios do desenvolvimento do país e à necessidade de habilitar docentes qualificados na área de ciências exatas.

Seguindo essa tendência, acrescenta, a proposta amplia os objetivos e aperfeiçoa as prioridades de atuação dos institutos, com a inclusão, entre seus objetivos, dos cursos de formação de profissionais da educação entre os cursos de nível médio integrados, de modo a "pagar uma dívida com o passado e assumindo um desafio do futuro".

O relator explica, ainda, que no nível superior o projeto amplia a atuação dos institutos na oferta de formação de profissionais da educação, além de licenciaturas nas áreas de matemática, ciências e educação profissional, bem como na formação inicial e continuada dos profissionais não docentes, por meio dos recentemente aprovados cursos de tecnologia em "processos escolares".

Pedidos de remanejamento à Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa deverá discutir e votar, em seu retorno às atividades ordinárias, neste segundo semestre, propostas de remanejamento orçamentário.

O Governo do Estado quer fazer umas arrumações ou reordenamentos na peça orçamentária aprovada ainda ano passado, com vigência neste exercício.

Um bom teste para a maioria governista na Casa, dependendo do teor das proposições.

Governadora participa da solenidade do Sorteio Preliminar

Neste sábado, (30), duas mil pessoas estarão presentes para o sorteio e cerca de mil jornalistas cobrirão a cerimônia. A principal atração do evento começa às 15h (hora local) e será transmitida ao vivo pela TV Globo.

Está confirmada a presença da presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Roussef, e de Pelé, embaixador honorário da Copa do Mundo de 2014. Personalidades brasileiras da cultura, do esporte e da economia também estarão presentes. A governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participam do evento, na Marina da Glória, com um grupo de secretários. Nos 888 dias que se seguirão ao sorteio, 824 partidas serão disputadas ao redor do mundo para que 31 seleções se juntem ao Brasil.
Representando o governo do Estado, Rosalba Ciarlini, estará na solenidade que será transmitida a 600 milhões de telespectadores em mais de 200 países: “Sabemos da importância que o Sorteio Preliminar tem. Isso traz visibilidade para Brasil e para dos os estados e municípios envolvidos no evento”, disse.
Cinco empresas do Nordeste são finalistas do Prêmio Nacional de Inovação

Empresas industriais do Ceará, Rio Grande do Norte e de Pernambuco concorrem às oito vagas da premiação, que revela vencedores na terça-feira (02), em São Paulo

Cinco empresas da região Nordeste do país estão entre as finalistas da primeira edição do Prêmio Nacional de Inovação, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Movimento Brasil Competitivo (MBC). Ao todo, três empresas industriais do Ceará, uma do Rio Grande do Norte e outra de Pernambuco foram escolhidas para representar as 24 finalistas da premiação. As oito grandes vencedoras serão reveladas na próxima terça-feira (02), durante uma solenidade de entrega do Prêmio, em São Paulo.

 A Companhia Energética do Ceará, localizada em Fortaleza (CE), Piscis Indústria e Comércio, de Jaguariba (CE), Geraldo de Sousa Mota, de Tauá (CE), Isso-Blok Construção e Tecnologia, de Natal (RN) e Zenite Soluções em TI, de Recife (PE), estão entre as concorrentes do Ciclo 2011.

Dividida em quatro categorias, a iniciativa irá premiar negócios que internalizam métodos, técnicas e ferramentas nas áreas de Gestão da Inovação, Design, Desenvolvimento Sustentável e Competitividade. Em cada uma das áreas, será eleita uma ganhadora na modalidade de micro e pequena empresa, além da vencedora na modalidade de médio e grande porte.

A edição inaugural, que teve a participação de 427 inscritos, contou com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O Prêmio visa disseminar novos produtos, processos e serviços que promovam a melhoria no ambiente organizacional e cultural das instituições brasileiras, aumentando os níveis da competitividade nacional.

Entre os nomes confirmados para a solenidade de entrega do reconhecimento está o do ministro de Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, do presidente do Conselho Superior e do diretor presidente do MBC, Elcio Anibal de Lucca e Erik Camarano, respectivamente. Também participarão do evento o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e da FINEP, Glauco Arbix.


SERVIÇO
Solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Inovação
Local: Auditório WTC Sheraton, na Av. Nações Unidas, 12551, Brooklin Novo - São Paulo (SP)
Data: 02 de agosto de 2011
Horário: 19h30
Nathália Araújo | Consultora em Comunicação
Máquina Public Relations
Tel.:
55 61 3323 2884 • Ramal 222
Cel.: 55 61 9661 0188
Site: www.maquina.inf.br


ANS esclarece sobre políticas de comercialização restritivas



Operadoras não podem impedir ou dificultar acesso de idosos aos planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publica nesta sexta-feira, 29/7/2011, a súmula normativa 19 que dispõe sobre a comercialização de planos de saúde.

Segundo esta súmula, a comercialização de planos privados de assistência à saúde por parte das operadoras, tanto na venda direta, quanto na mediada por terceiros, não pode desestimular, impedir ou dificultar o acesso ou ingresso de beneficiários em razão da idade, condição de saúde ou por portar deficiência, inclusive com a adoção de práticas ou políticas de comercialização restritivas direcionadas a estes consumidores.
As operadoras que adotarem a prática estarão em desacordo tanto quanto às regras que regem o estatuto do idoso quanto à resolução normativa 124 da ANS, publicada em março/2006, que dispõe sobre a aplicação de penalidades para as infrações à legislação dos planos privados de assistência à saúde.
A penalidade prevista é de multa de cinquenta mil reais por impedir ou restringir a participação de consumidor em plano privado de assistência à saúde.
AGENDA DA GOVERNADORA NESSE FINAL DE SEMANA
SÁBADO, 30 DE JULHO DE 2011


14h - Local: Marina da Glória, Rio de Janeiro/RJ.
Evento
Sorteio Preliminar da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.



DOMINGO, 31 DE JULHO DE 2011

16h - Local: Caicó/RN
Festa de Sant'Ana
Governadora participa da procissão e missa de encerramento da Festa de Sant'Ana.

18h - Local: Caicó/RN
Festa de Sant'Ana
Entrega de Título de Patrimônio Cultural do Brasil e da Certidão de Registro da Festa de Sant'Ana de Caicó.



Estratégia de Garibaldi para a Previdência


 
Por Aluisio Lacerda
A estratégia do ministro Garibaldi Alves Filho ao divulgar, mensalmente, o desempenho da arrecadação líquida do regime geral de previdência social, aos poucos vai mostrando à sociedade que o histórico rombo nas contas do INSS é um mito, ou tecnicamente uma história mal contada. A previdência urbana sempre foi superavitária (R$ 13,1 bilhões em junho). O déficit, também histórico, fica na conta da previdência rural (R$ 54,5 bilhões no mesmo período), um passivo que deveria ser assumido pelo Tesouro Nacional e nunca pelo Ministério da Previdência.
Outro dado que merece o devido destaque é o crescimento da arrecadação líquida, 9,3% no semestre encerrado em junho deste ano, contra 3,8% do pagamento de benefícios, também no mesmo período. Registre-se ainda a colaboração da Justiça Federal. Seus mutirões estão fechando enormes ralos por onde passavam indevidas concessões de benefícios previdenciários. S
ão dados inquestionáveis e boa munição para auxiliar o Congresso Nacional ao enfrentar as próximas batalhas de uma nova reforma da previdência. A próxima meta do ministro Garibaldi Filho ainda depende do aval da Presidência da República. Que cada área beneficiada com o tratamento contributivo privilegiado contabilize o custo imposto à previdência.

Senado dos EUA rejeita plano da Câmara para evitar 'calote' da dívida

Plano republicano fora aprovado pela Câmara no início da noite.
Depois de 2 de agosto, país pode ficar sem dinheiro para honrar dívidas.

O Senado dos Estados Unidos, de maioria democrata, rejeitou na noite desta sexta-feira (29) o plano aprovado horas antes na Câmara dos Representantes para reduzir o déficit orçamentário do país e elevar o limite de endividamento do governo federal.
O projeto do republicano John Boehner, derrotado por 59 votos a 41, condicionava uma futura elevação do teto da dívida à aprovação de emenda constitucional determinando que o governo federal equilibre seu orçamento antes de um novo aumento no teto da dívida, atualmente em US$ 14,29 trilhões - valor máximo estabelecido por lei.
Mais cedo nesta sexta, o presidente Barack Obama disse que qualquer solução para o impasse precisa ser conseguida pelos dois partidos.
Corrida contra o tempo
O governo dos Estados Unidos está correndo contra o tempo para não colocar em risco sua credibilidade de bom pagador. Se até o dia 2 de agosto o Congresso não ampliar o limite de dívida pública permitido ao governo, os EUA podem ficar sem dinheiro para pagar suas dívidas: ou seja, há risco de calote - que seria o primeiro da história americana.
A elevação do teto da dívida permitiria ao país pegar novos empréstimos e cumprir com pagamentos obrigatórios.
Porta-voz da Câmara John Boehner fala nesta quinta-feira (28) no Capitólio. (Foto: Joshua Roberts/Reuters)Porta-voz da Câmara John Boehner fala nesta quinta-feira (28) no Capitólio. (Foto: Joshua Roberts/Reuters)
O projeto derrotado no Senado nesta sexta elevaria o limite da dívida em US$ 900 bilhões, o que seria suficiente para que o governo dos EUA continuasse a funcionar até fevereiro ou março de 2012, e reduziria o déficit do governo em US$ 917 bilhões ao longo de dez anos. Ele também estabelecerua um comitê de legisladores que estudaria o Orçamento federal em busca de pelo menos US$ 1,8 trilhão adicional em redução do déficit.
A rejeição no Senado já era esperada. Os democratas, que controlam a casa, querem um plano de longo prazo, que eleve o teto da dívida em US$ 2,5 trilhões e corte US$ 2,2 bilhões de gastos.

 g1.com

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rio de Janeiro acolhe cidades sede para sorteio preliminar da Copa do Mundo da FIFA 2014

O primeiro evento oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014 realizado na manhã desta sexta-feira (29), na Marina da Glória (RJ), serviu para o presidente do Comitê Organizador Local (COL/FIFA), Ricardo Teixeira, reafirmar que todas as 12 cidades-sede do evento estão cumprindo os cronogramas estabelecidos pela entidade.

Representando o estado do Rio Grande do Norte estavam o secretário da Secopa do Governo do RN, Demétrio Torres; o secretário da Secopa Natal, Rodrigo Cintra; e os secretários de Comunicação do município e do estado, Jean Valério e Alexandre Mulatinho, respectivamente.

Ricardo Teixeira também demonstrou, com imagens de todas as cidades que sediarão o evento, que as obras das Arenas estão dentro das estimativas do COL e que as cidades-sede que dependem de financiamento do BNDES, como Natal, através do Governo do RN, estão com seus processos rigorosamente dentro das expectativas da entidade financeira.

Está em andamento na cidade do Rio de Janeiro o sorteio preliminar das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2014 e, na manhã desta sexta-feira, houve a coletiva de imprensa com a presença do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, do presidente da CBF e COL-FIFA, Ricardo Teixeira, além de autoridades das 12 cidades-sede.

“Teremos 12 cidades-sede. Isto já está definido desde o nosso projeto de conquista da Copa no Brasil. Neste primeiro evento, quero aqui destacar o empenho o Governo Federal, na figura da presidenta Dilma Rousseff, que tem dedicado total prioridade para os assuntos relativos à Copa do Mundo da FIFA 2014 e do ministro dos Esportes, Orlando Silva, que tem sido incansável nas ações relativas ao maior evento do mundo”, disse Ricardo Teixeira.

RN mostra estande em evento da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Rio de Janeiro

Em dia com cronogramas de obras, documentações e protocolos para financiamentos já firmados, o Rio Grande do Norte apresentou no primeiro evento oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014, realizado na manhã desta sexta-feira (29), na Marina da Glória (RJ), suas potencialidades com materiais expostos no estande montado pelo Governo do RN e Prefeitura de Natal.

A exibição de estandes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 está dentro da programação promocional do evento. Aberto para jornalistas credenciados de vários países, o estande apresentou as potencialidades do estado e da cidade a serem mostradas aos futuros expectadores da Copa do Mundo FIFA 2014.

Para Demétrio Torres (Secopa), o Rio Grande do Norte sai na frente. “Além das belezas da nossa cidade e hospitalidade das pessoas, estamos consolidados no evento, em dia com todos os cronogramas, e aliado a isso Natal conta também com uma rede hoteleira com 30 mil leitos, uma das maiores”, afirmou.

Além do secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014, representaram o RN no evento o secretário da Secopa Natal, Rodrigo Cintra e os secretários de Comunicação do município e do estado, Jean Valério e Alexandre Mulatinho, respectivamente. Houve, ainda, uma entrevista coletiva com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o presidente da CBF e COL-FIFA, Ricardo Teixeira.

Dentro da programação do evento acontecerá neste sábado (30) o sorteio preliminar das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Instituto Kennedy forma primeira turma de professores especializados em educação infantil do RN

          O Seminário de avaliação e colação de grau da primeira turma de professores de nível médio na modalidade normal com foco na educação infantil foi realizado nesta sexta-feira (29), no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy. O curso foi realizado por meio do programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL – e formou 141 educadores na turma de Natal. No próximo dia 05 será realizada a colação de grau da turma de Mossoró com 40 professores.
O PROINFANTIL é um curso a distância em nível médio, na modalidade normal, para formação de professores de educação infantil que atuam em creches e pré-escolas da rede pública e privada, sem fins lucrativos, atuando em todo país há quatro anos. No Rio Grande do Norte, a turma do Kennedy é a primeira a ser formada. O programa foi implantado no Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, Universidades, Prefeituras Municipais.

Dentre os objetivos estão a habilitação em magistério para a educação infantil dos professores em exercício de acordo com a legislação vigente; elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica dos docentes; valorizar o magistério oferecendo condições de crescimento profissional e pessoal do professor e contribuir para a qualidade social da educação das crianças em idade ente 0 e 6 anos nas instituições de educação infantil.

A primeira turma formou professores dos municípios de Alexandria, Areia Branca, Arez, Bento Fernandes, Brejinho, Canguaretama, Caraúbas, Equador, Galinhos, Janduís, lajes, Maxaranguape, Messias Targino, Nízia Floresta e Pendências. A professora formada, Alcione Macedo, da Creche Municipal Paraíso Infantil, de Brejinho, atua na área há três anos. Ela destacou a evolução na sua forma de trabalhar em sala de aula a partir do curso. “De fato o aprendizado no curso foi muito importante para que a minha prática pedagógica em sala de aula melhorasse. O resultado disso vai trazer um grande benefício para a formação inicial dos nossos alunos”.

Para o prefeito do município, João Gomes, a decisão em firmar a parceria e incentivar a formação é tão importante quanto investir em infraestrutura. “Brejinho inaugurou uma creche nova recentemente, mas percebemos que não bastava a estrutura física. Para obtermos bons resultados, era necessária a formação e qualificação do material humano, e os resultados que buscamos é o aprendizado das crianças”, destacou o prefeito.

O curso ministrado em dois anos teve a carga horária de 3.372 horas. De acordo com Paula Francimar, coordenadora da equipe estadual de gerenciamento do programa, a avaliação foi muito positiva apesar de ser a primeira turma. “A formação permitiu mudanças importantes na prática pedagógica do professor e principalmente a construção de uma identidade para o professor de educação infantil”.

Para os próximos anos, a secretária de educação do Estado, Betania leite Ramalho, garantiu empenho para manter e ampliar o programa por parte da secretaria. “Não podemos parar nem desperdiçar tempo. Precisamos continuar com outras etapas e para isso a secretaria vai empreender todos os esforços porque entendemos que temos uma dívida com a educação, temos uma dívida com os professores e precisamos avançar em um projeto de educação com qualidade também para o ensino infantil”, concluiu Betania Ramalho.

Prefeitos pedem estrada para municípios do alto-oeste



A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta sexta-feira, 29, em seu gabinete, a visita dos prefeitos Galeno Torquato (São Miguel) Francisco Neri (Dr. Severiano) e Francisco das Chagas de Freitas - Chiquinho (Serrinha dos Pintos). Eles solicitaram parceria do governo na área de saúde. Mas, o principal ponto de pauta foi à construção da estrada que liga Dr. Severiano a São Miguel. A governadora assegurou que todo o esforço será feito para que a rodovia seja construída, diminuindo distâncias e impulsionando o desenvolvimento dos municípios do alto-oeste do Estado.

O governo do Estado já iniciou a recuperação de estradas do Seridó e de alguns municípios do Oeste. O objetivo é restaurar os trechos que estão esburacados em todas as regiões e ainda construir outros. Há cerca de 15 dias, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES) garantiu que serão liberados R$ 84 milhões para as estradas do RN.

O secretário de Articulação com os Municípios, Esdras Alves, acompanhou a audiência da governadora com os prefeitos.

Rosalba Ciarlini pede apoio para reestruturar Defesa Civil do RN

A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na manhã desta sexta-feira (29) com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. A reunião foi pautada pelo pedido de apoio para reestruturação da Defesa Civil no Estado, que desde o início do ano passou a ser comandada pelo Corpo de Bombeiros. Um projeto será elaborado para que o Rio Grande do Norte possa ter melhores condições de responder de forma rápida a eventuais tragédias naturais. Também participaram do encontro o Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas, e o coordenador da Defesa Civil no Estado, Ten. Cel. Josenildo Acioli.

Humberto Viana veio conhecer de perto os projetos desenvolvidos pela Defesa Civil nos últimos seis meses e visitar as áreas de risco localizadas no Vale do Açu. “Estamos acompanhando a reestruturação da Defesa Civil aqui no Rio Grande do Norte, até porque a Defesa Civil Nacional também está passando por uma reorganização e viemos nos colocar à disposição para prestar uma melhor assistência à população”, disse o secretário. Ele parabenizou a governadora pela iniciativa de colocar o Corpo de Bombeiros no comando da Defesa Civil.

Durante a reunião, Rosalba Ciarlini falou da necessidade de dotar a região litorânea e o interior do RN de uma melhor estrutura. “Nós vamos apresentar um projeto para que a nossa Defesa Civil possa ter mais equipamentos, para patrulhar, fiscalizar e prevenir acidentes. As obras da Copa já vão assegurar recursos nesse sentido, mas queremos montar um plano para todo o Estado”, explicou a governadora. Uma das ações citadas por Rosalba dentro do processo de mudança no perfil da Defesa Civil foi a integração da base de comunicação entre o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Mossoró, que será levado para outras regiões do RN.

Rosalba Ciarlini também defendeu a convocação de voluntários para auxiliar em momentos de crise e propôs que o RN seja o pioneiro nessa iniciativa. “É nosso desejo formar uma rede voluntária, integrando os escoteiros, a sociedade civil e toda a população para auxiliar quando for necessário”, disse.


Áreas de Risco

Ainda na manhã desta sexta-feira, o Secretário Nacional de Defesa Civil iria sobrevoar a região do Vale do Açu para conhecer as áreas que foram atingidas pelas chuvas no primeiro semestre. Ele garantiu apoio na realização de um simulado operacional na região, que está em fase de planejamento. O objetivo é fazer uma espécie de treinamento das ações que podem ser desenvolvidas em uma situação de risco.

De janeiro a maio de 2011, a Defesa Civil Estadual realizou o mapeamento das áreas de risco em 17 municípios do RN. Entre as ações preventivas, o órgão incentiva a criação de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec). Atualmente, apenas 32 municípios são dotados desses organismos, o que representa 19% de todo o estado.

A partir do mês de agosto, a Defesa Civil estará visitando os municípios que se encontram em áreas vulneráveis a abalos sísmicos. Entre as cidades que serão visitadas estão: João Câmara, Tabuleiro Grande, Taipu, Pedra Grande, Poço Branco, Lagoa de Velhos, Elói de Soua, Serra Caiada, Santana do Matos e Florânia.

Governadora prestigia a Feirinha de Sant’Ana em Caicó




A governadorra Rosalba Ciarlini esteve em Caicó, na região Seridó do estado, nesta quinta-feira (28), participando da tradicional Feirinha de Sant’Ana. Ao lado do vice-governador Robinson Farias, ela andou na praça onde fica localizada a igreja de Sant’Ana e cumprimentou os caicoenses que prestigiam a festa.


“Estou aqui trazendo a minha devoção, unindo o meu coração aos de todos os devotos de Sant’Ana, que é padroeira de várias cidades de uma região muito importante para o Rio Grande do Norte: o Seridó”, disse a governadora.


Durante a passagem pela Feirinha, Rosalba encontrou diversas lideranças políticas do estado, como o ministro da Previdência, Garibaldi Filho; os senadores José Agripino e Paulo Davim; o deputado federal Henrique Alves; e os deputados estaduais Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa; Vivaldo Costa e Nelter Queiroz. Com este último, a governadora falou sobre a confirmação da ordem de serviço, que será dada em 5 de agosto, para obras na estrada que liga Jucurutu a Serra de João do Vale.

Fátima Bezerra tem agendas política e parlamentar intensas na volta do recesso

A agenda da deputada federal Fátima Bezerra será movimentada na próxima semana, que marca o fim do recesso parlamentar.

Segunda-feira e terça-feira ela participa do seminário da bancada do PT e da reunião da bancada com as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) para tratar das perspectivas políticas e legislativas para o segundo semestre.

Quinta-feira ela viaja ao Rio de Janeiro para participar da reunião da Executiva Nacional do PT; na sexta-feira ela vai ao encontro do Diretório Nacional do partido na mesma cidade. Fátima Bezerra é a única representante do Rio Grande do Norte no comando nacional do PT. Na pauta dos dois encontros, Reforma Política e Eleições 2012, entre outros pontos.

Fátima Bezerra também retomará na próxima semana, em Brasília, a pauta da Comissão de Educação e Cultura, da qual é presidenta. Ela define como prioridades da CEC para o segundo semestre a aprovação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Plano Nacional de Educação (PNE). Na Cultura, serão discutidas os projetos de Lei Cultura Viva, a PEC 150, o Pró-Cultura, o Vale Cultura e a Lei que trata dos direitos autorais principalmente.

A discussão da reforma eleitoral e a mobilização da sociedade como garantia de que haverá mudanças serão atividades iniciadas já em agosto. Essa é uma agenda prioritária para o PT, e o relator da proposta, deputado federal Henrique Fontana (PT), irá apresentar o relatório na Comissão Especial dia 10. Fátima também é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Audiovisual, para onde está preparando alguns projetos.
Em Natal, o mandato realizará o segundo seminário para tratar da ampliação do Veículo Leve Sobre Trilhos com a participação do superintendente da CBTU, Francisco Colombo, e o ministro das Cidades, Mário Negromonte.
Recesso
Não houve descanso para Fátima Bezerra durante o recesso parlamentar. Ela desistiu de participar de uma delegação que visitou a China para cumprir agenda no Rio Grande do Norte.

A deputada federal visitou várias cidades, participou de seminário, de atividades ligadas ao Governo Federal, como o Minha Casa, Minha Vida, e deu entrevistas a jornais, rádios e televisão. Ela também participou dos festejos de Sant´Ana em Campo Grande e Caicó.


Durante o recesso, pelo menos três boas notícias chegaram de Brasília: a garantia de recursos para a construção do Teatro Municipal de Parnamirim (custeado pelo Ministério da Cultura), do Teatro de Assu (custeado pela Petrobras via Lei de Incentivo Câmara Cascudo) e a publicação da portaria que garante a contratação de professores substitutos para os Colégios de Aplicação do Governo Federal.

CGU decide apurar denúncias contra ex-superintendente do Dnit em MT

Denúncias já levaram à demissão de 20 no Ministério dos Transportes.
Nilton de Britto pediu demissão do cargo nesta quarta-feira.
Do G1, em Brasília
A Controladoria-Geral da União (CGU) vai apurar denúncias de irregularidades contra o ex-superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Mato Grosso, Nilton de Britto. Ele pediu demissão do cargo nesta quarta-feira.
Segundo assessoria da CGU, a medida deverá ser publicada no "Diário Oficial da União'' desta sexta-feira (29).
Britto era homem de confiança de Luiz Antônio Pagot, ex-diretor-geral do Dnit, que também pediu demissão. Ao todo já foram demitidas ou afastadas 20 pessoas no ministério.
Nesta quarta (27), foram oficializadas no "Diário Oficial da União" as demissões de Pagot e de Hideraldo Luiz Caron, diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit.
Reportagem da revista "Veja", publicada no início de julho, relatou que representantes do PR, partido ao qual pertencem o ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento e a maior parte da cúpula do ministério, funcionários da pasta e de órgãos vinculados teriam montado um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por meio de empreiteiras.
No dia 6 de julho, Nascimento pediu demissão, pressionado por suspeitas de que seu filho tenha enriquecido ilicitamente, favorecido pela presença do pai no ministério. Na ocasião, em nota, o Ministério dos Transportes informou que Nascimento iria "colaborar espontaneamente para o esclarecimento cabal das suspeitas levantadas em torno da atuação do Ministério dos Transportes", que pediu à Procuradoria-Geral da República abertura de investigação e que autorizou a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal.
Ao assumir o posto, no dia 12 de julho, o novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que faria “ajustes” que envolveriam troca de pessoas e modificações em processos da pasta.
Principal foco das irregularidades, o Dnit teve cortes, principalmente em cargos de direção e coordenação. O diretor-executivo do órgão, José Henrique Sadok de Sá, que estava interinamente na direção-geral no lugar de Pagot, foi afastado da função.

Panorama Esportivo


  
 Domingo dia 07 de Agosto na sede da LIDESSE a Rua Princesa Isabel em Dr. Severiano, é o dia da reunião e inicio das inscrições para o campeonato municipal de futsal. A Liga Desportiva Severianense vai reunir cerca de 10 equipes do município de Dr. Severiano, de cada comunidade pode participar ate mais de uma equipe, e o importante e que o atleta tenha nascido em nossa cidade ou domicilio eleitoral. Os interessados devem procurar Lucio Neto para colher mais informações.

Por: J.Rui

Agenda da Governadora

SEXTA-FEIRA 29 DE JULHO DE 2011




9h - Local: Governadoria


Evento
Visita do secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho



19h - Local: Pier Mauá - Rio de Janeiro


Evento


Governadora participa do jantar oferecido pela FIFA

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Confirmada vinda da ministra da Cultura Ana de Hollanda

Assessoria do mandatoPrefeito Maurício Marques, Ana de Hollanda, Fátima Bezerra e Naur Ferreira
Prefeito Maurício Marques, Ana de Hollanda, Fátima Bezerra e Naur Ferreira




















O Ministério da Cultura confirmou hoje (28) com a deputada federal Fátima Bezerra (PT) a vinda da ministra Ana de Hollanda ao Rio Grande do Norte dias 26 e 27 de agosto.
Ana de Hollanda irá lançar a pedra fundamental do Teatro Municipal de Parnamirim, que recebeu a primeira parcela de recursos federais dia 20. Ela também participará de outras atividades ligadas à Cultura em Natal e Região Metropolitana.
Toda a programação da visita será divulgada nesse blog.

Secretário Nacional de Defesa Civil visita o RN nesta sexta-feira

O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, visita o Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (29). Na agenda de compromissos, estão previstas reuniões com autoridades estaduais para tratar de assuntos ligados ao órgão no Estado e no país. O convite para a visita foi feito pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas.

Durante a manhã, Humberto Viana se reúne com o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), Thiago Cortez; com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Aldair da Rocha; e com o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli. À tarde, o Secretário Nacional de Defesa Civil viaja para o município de Assú, onde vai visitar as áreas de risco da região.

Para o Comandante Geral do CBMRN, Cel. Elizeu Dantas, a presença de Humberto Viana no Estado será importante para que ele possa conhecer de perto os projetos executados pela Defesa Civil nos últimos seis meses.

Pesquisa aponta Fátima Bezerra como a deputada federal mais atuante do RN


























Uma pesquisa encomendada pela Rádio Cabugi do Seridó e realizada pelo Instituto Agorasei apontou Fátima Bezerra (PT) como a deputada federal que mais trabalha pelo Rio Grande do Norte.

Foram entrevistadas 500 pessoas em Caicó, e a atuação de Fátima Bezerra foi apontada como a mais intensa por 33,2% do grupo.

Confira abaixo os resultados:
Fatima Bezerra – 33,2%
João Maia – 22,5%
Henrique Eduardo – 11,2%
Rogério Marinho – 3,8%
Fábio Faria – 2,5%
Felipe Maia – 2,5%
Sandra Rosado – 1%
Paulo Vagner – 1%
Nenhum – 7,8%
Não sabem – 14,5%

Um dia após medida do governo, dólar segue operando em alta

Na véspera, a divisa havia avançado 1,30%, para R$ 1,557 na venda.
Governo adotou medidas para conter alta do real frente ao dólar.

Do G1, com informações do Valor Online
Um dia após o governo publicar uma Medida Provisória que permite a taxação em até 25% das operações feitas por investidores brasileiros e estrangeiros no Brasil com instrumentos financeiros chamados de derivativos financeiros, para tentar conter a queda do dólar, a moeda subia na abertura dos negócios desta quinta-feira (28).
Por volta das 14h, a moeda americana estava cotada a R$ 1,565 na venda, valorização de 0,51%.
Na véspera, a divisa americana havia avançado 1,30%, para R$ 1,555 na compra e R$ 1,557 na venda.
Os eventos da agenda doméstica centram as atenções nesta quinta-feira. O foco está voltado à ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que mostra como o colegiado do Banco Central (BC) avalia o cenário de inflação e crescimento.
Os investidores também vão em busca de indicações sobre o rumo da política monetária. O comunicado apresentado após a reunião da semana passada não deu clara indicação sobre fim de ciclo ou novas altas na Selic, que está em 12,5% ao ano.
Antes da ata, os agentes conhecem o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de julho, que mostrou nova deflação, mas menor que a registrada em junho.
A agenda local também contempla a reunião mensal do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Nos Estados Unidos, merecem atenção a venda de imóveis usados e a demanda semanal por seguro-desemprego.
A semana acaba com o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) americano no segundo trimestre.

Dieta do brasileiro tem 'poucos nutrientes e muitas calorias', diz IBGE

Saiba como é a alimentação por rendimento, faixa etária e região do país.
Consumo de arroz e feijão diminui quando há aumento de renda familiar.

Nathália Duarte Do G1, em São Paulo
Composta prioritariamente por arroz e feijão, associados a alimentos calóricos e de baixo teor nutritivo, a dieta de 90% dos brasileiros está fora do padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no que diz respeito ao consumo de frutas, verduras e legumes. É o que aponta o estudo Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE, a OMS e o Guia Alimentar Brasileiro sugerem o consumo de 400 g de frutas, legumes e verduras por dia. Nem 10% da população ingere o indicado. As maiores médias de consumo diário per capita no país são de feijão (182,9 g/dia), arroz (160,3 g/dia), carne bovina (63,2 g/dia), sucos (145,0 g/dia), refrigerantes (94,7 g/dia) e café (215,1 g/dia).  (Siga a leitura da reportagem após o infográfico sobre o prato do brasileiro)
Prato do brasileiro, segundo o IBGE (Foto: Arte/G1)
De acordo com o levantamento, os brasileiros, principalmente os adolescentes, consomem em grande quantidade alimentos como biscoitos, linguiça, salsicha, mortadela, sanduíches e salgados. Entre as bebidas, destaque para os refrigerantes e sucos com adição de açúcar. O consumo de biscoitos recheados foi quatro vezes maior entre os adolescentes (12,3 g/dia) do que entre adultos (3,2 g/dia) e foi mínimo entre os idosos (0,6 g/dia). Para sanduíches, os adolescentes e os adultos apresentaram médias de consumo duas vezes maiores do que os idosos.
No levantamento por situação de domicílio, a população rural brasileira apresenta maiores médias diárias de consumo per capita de frutas e peixes frescos do que a população urbana. Destacam-se nos domicílios rurais o consumo de arroz, feijão, peixes frescos e farinha de mandioca. Já na área urbana, segundo o IBGE, destaque para os refrigerantes, pão de sal, cerveja e sanduíches.
Quando considerada a alimentação de homens e mulheres, o estudo aponta que os homens têm menor consumo per capita de verduras, saladas, e grande parte das frutas e doces. Já o consumo per capita de cerveja e bebidas destiladas chega a ser cerca de cinco vezes maior entre os homens do que entre as mulheres - o consumo de cerveja é de 8,1 g/dia entre as mulheres, contra 55,7 g/dia entre os homens.
Impacto da renda na alimentação
O estudo do IBGE indica uma relação entre as condições de alimentação e a renda familiar per capita do brasileiro. De acordo com o levantamento, alimentos considerados saudáveis como o feijão, preparações à base de feijão, milho e preparações à base de milho são mais consumidos entre a população de menor renda. O mesmo acontece com o consumo médio de batata-doce, enquanto a batata frita, por exemplo, considerada altamente calórica, é mais consumida na classe de maior renda.
O consumo de doces, refrigerantes, pizzas e salgados fritos e assados, considerados prejudiciais à saúde, também é reduzido na menor categoria de renda do brasileiro. Por outro lado, o consumo de frutas e verduras aumenta conforme a renda, assim como o de leite desnatado e os derivados de leite, que têm custo mais elevado.
No caso do arroz, cuja ingestão diária chega a 168,1 g por pessoa nas famílias com renda per capita de até R$ 296, o índice cai para 129,7 g nas famílias com renda per capita acima de R$ 1.089. O mesmo ocorre com o feijão, com consumo diário de 195,5 g e 127,5 g, respectivamente.

Aviação doméstica brasileira foi a que mais cresceu no ano, mostra Iata

Alta foi de 19% no semestre frente ao mesmo período de 2010.
Tráfego global de passageiros cresceu 6,5% na mesma comparação.

Do G1, com informações da Agência Estado
A aviação doméstica brasileira cresceu 19% nos seis primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2010, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).
O crescimento foi o maior registrado pela entidade, superando China (7,8%), Índia (7,7%), Estados Unidos (2,5%), Japão (-21,7%) e Austrália (4,4%). No mundo, o mercado de aviação doméstica cresceu 4,0% no mesmo período.
De acordo com a Iata, o crescimento do mercado brasileiro foi impulsionado pelo "forte crescimento da renda das famílias no último ano".
Tráfego global
Ainda na comparação entre os primeiros semestres de 2011 e 2010, o tráfego global de passageiros - que inclui aviação doméstica e internacional - cresceu 6,5%.
No mês passado, o tráfego global de passageiros subiu 4,4%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a demanda por frete caiu 3%.
Em junho
No mês passado, o tráfego de passageiros na aviação doméstica no Brasil aumentou 15,1%, na comparação com junho de 2010. Os EUA tiveram crescimento de 1,3% do tráfego aéreo doméstico em junho, em bases anuais.
O tráfego de passageiros no mercado doméstico japonês continuou a sofrer os efeitos do terremoto que atingiu o país em março. A demanda recuou 24,6% em junho, em bases anuais. Em maio, a demanda tinha caído 27,8%.
A China teve aumento de 5% do tráfego de passageiros, ante o crescimento de 14,6% no mesmo período de 2010 e de 10,4% em maio. A desaceleração da demanda na China foi resultado das medidas de política monetária que restringiram o poder de consumo. Já a Índia observou uma alta de 14% do tráfego de passageiros.

Presidente do BNDES liga para governadora e confirma financiamento para o estádio Arena das Dunas

O presidente de do Banco Nacional do Desenvolvimento, BNDES, Luciano Coutinho, ligou na noite desta quarta-feira (27) para a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, para informar que a instituição referendou o financiamento pleiteado pela Construtora OAS para as obras do estádio Arena das Dunas, em Natal, cidade sede da Copa do Mundo da FIFA 2014.


A governadora Rosalba Ciarlini recebeu a ligação na residência oficial e relembrou que o presidente do BNDES sempre esteve muito seguro de que o financiamento para o estádio Arena das Dunas teria êxito. "Em todos os encontros técnicos que tivemos, primeiro na reunião de Governadores do Nordeste, em Sergipe, e posteriormente em reuniões na sede do BNDES no Rio de Janeiro, o presidente Luciano Coutinho sempre dava como certa a operação de financiamento. e na noite desta quarta (27) ele me deu essa ótima notícia", disse a governadora.


Com a concretização do financiamento da Arena das Dunas (estimada em R$ 400 milhões) fica assegurada obra e com isso Natal supera o último obstáculo para ter a Copa em 2014, pois é preciso ter um estádio no padrão FIFA para abrigar os jogos das seleções mundiais de futebol. "Não tem mais dúvidas. Temos Copa em 2014 em Natal-RN", disse Rosalba Ciarlini.


A ordem de serviço e o contrato de assinatura da obra com a Construtora OAS se deu no dia 15 de abril deste ano e, na semana seguinte, a empresa já iniciou as tratativas com o BNDES para pleitear o financiamento numa operação tipo PPP, que agora se concretiza antes das estimativas de 120 dias para a realização dos entendimentos técnicos e burocráticos. Atualmente, a obra da Arena das Dunas está na etapa de vistoria cautelosa, onde acontecem os levantamentos para retiradas de redes de energia elétrica, comunicações, água, rede de esgotos e ainda a comunicação da vizinhança de que ocorrerá atividades de demolição mecânica e com implosões.


Os tapumes de isolamento já foram erguidos no canteiro de obras e até a segunda quinzena de agosto será definida a data de atividades de demolição do Machadão e Machadinho. O primeiro terá a implosão da parte superior do estádio e as intermediárias serão destruídas mecanicamente assim como o ginásio Machadinho.