terça-feira, 6 de novembro de 2012

Especialistas em Energias Renováveis abrem 1º dia de debates do Fórum Estadual e Energia do RN

 


As potencialidades do setor energético do Rio Grande do Norte começaram a ser discutidas ontem(05) durante o Fórum Estadual de Energia do RN – FEERN, evento que acontece no auditório Robinson Faria, na Assembleia Legislativa do RN. No primeiro dia de debates, especialistas falam sobre Biocombustíveis, produção de Oleaginosas,Cultivo de Microalgas para Produção de Biodiesel e o mercado de gás natural no RN e a atuação da Potigás. A solenidade de abertura foi presidida pelo deputado Fernando Mineiro (PT), que é membro da comissão organizadora do Fórum, além de ser presidente da Comissão de Minas e Energia da AL.

Durante solenidade de abertura, o parlamentar afirmou que a ideia é tornar o Fórum algo permanente, onde empresários, pesquisadores, profissionais técnicos e gerenciais, além de outros interessados no setor da energia, possam debater o assunto, fazer balanços do setor energético, discutir as demandas, os desafios e as potencialidades do estado. “As questões energéticas são o centro do nosso desenvolvimento. A ideia é que possamos realizar este evento de forma permanente. Esta primeira edição fará um balanço do setor e no próximo ano, iremos fazer outros encaminhamentos. Devemos tratar sobre as questões de regulamentação, licenciamentos, taxações”, disse Mineiro.


O presidente do Conselho Superior do CTGAS-ER, Flávio Azevedo também esteve presente no evento e destacou a importância das energias eólica e solar. “São um dos maiores vetores do nosso desenvolvimento, tendo em vista que o RN tem muito vento e sol praticamente o ano inteiro. O que será discutido neste evento é de fundamental importância”, declarou. O gerente geral da Petrobras no RN, Luis Ferradans elogiou a iniciativa do Fórum e destacou a atuação da Petrobras no estado. “Desde 1973 que a empresa está aqui e tem uma história com o RN. É uma indústria que contribui diretamente para o avanço do estado, na busca e no desenvolvimento de novas tecnologias, além da geração de empregos. Desejo a todos muito sucesso neste evento”, declarou.


O diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Jean-Paul Prates destacou que o RN possui uma diversidade de segmentos energéticos, o que oferdce maior conforto para atrair investimentos e gerar repercussão econômica e social. “Éramos um estado importador de energia em 2003 e de lá pra cá, passamos a ser exportador de energia. Hoje já termos vários segmentos de energia, o que é outra qualidade. Conquistamos uma coisa importante, que é diversidade de fontes. Isto inclui biomassa, petróleo, gás, biocombustíveis, energia eólica, solar. O RN cresceu muito e é um estado demandador de energia”, declarou.


O representante do Governo, adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Silvio Torquato apresentou os projetos do Executivo para o setor energias. “O RN mesmo com dimensão geográfica reduzida, se destaca pela pluralidade de energia. A atuação da Petrobras, explorando petróleo em terra e no mar, colocou o estado na cabeça do ranking nacional, no que diz respeito a esta produção. Sobre a fonte eólica, vivemos um grande momento, desde que o Governo Federal realizou leilões. Mais de 35% de toda energia comercializada é do RN, um faturamento de R$ 12 bilhões”, afirmou.


O secretário ainda falou sobre a implantação de um Instituto Internacional de Energias Renováveis, nos próximos anos. Segundo ele, tal instituto não irá prejudicar a atuação dos já existentes, mas dará sustentação aos demais. “O Instituto deverá ser instalado em Macaíba e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) é quem está tocando o projeto”, declarou.


As palestras desta segunda-feira (05) foram: “A Produção de Biodiesel no RN e no Nordeste”, realizada pelo Diretor da Petrobras Biocombustíveis, Alberto Oliveira Fontes Junior; “Atuação do Governo do Estado no apoio à produção de oleaginosas”, apresentada pelo Diretor Geral da EMATER, Ronaldo Cruz; “A Planta Piloto de Cultivo de Microalgas para Produção de Biodiesel Petrobras/UFRN”, ministrada pelo Oceanógrafo da Petrobras, Leonardo Brantes Bacellar Mendes e “O mercado de gás natural no RN e a atuação da Potigás”, palestra do Presidente da Companhia Potiguar de Gás – Potigás, Fernando Dinoá. Os painéis foram mediados pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN (Sape), Simplício Holanda.



Programação do 2º dia de evento (06 de novembro)

8h30 – 9h30 - Palestra: A Refinaria Potiguar Clara Camarão e sua importância regional e nacional. Palestrante: Daniel Sales Correia - Gerente Geral da Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC/Petrobras).


9h30 – 9h50 - Palestra: A nova base de distribuição de combustíveis de Guamaré e os investimentos da ALE no RN - Renato Rocha - Gerente Regional Comercial ALE Combustíveis.


9h50 – 11h00 - Painel: Panorama atual da exploração e produção de petróleo e gás no RN.

Palestrantes:

- Luiz Ferradans Mato - Gerente Geral da UN/RNCE - Petrobras.

- Anabal Santos Júnior - Secretário Executivo da ABPIP (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás).

- Doryan Hilton Filgueira - Coordenador da Redepetro RN.


Mediação: representante do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).


11h00 – 11h30 - Palestra: Energia a partir de Biomassa no RN e no Nordeste.

Palestrante: Márcio Severi - Diretor Institucional de Regulação e Comercialização de Energia - CPFL Renováveis.


11h30 – 12h30 - Palestra Especial: Revolução Energética e o Potencial de Energias Renováveis no Brasil.

Palestrante: Ricardo Baitelo - Coordenador Nacional da Campanha de Energias Renováveis - GreenPeace.


INTERVALO PARA ALMOÇO


14h00 – 15h50 - Painel: Energia Eólica - situação atual e desafios da implantação dos parques no RN.

Palestrantes:

- "Casos de Sucesso na integração dos parques eólicos com as comunidades" - Hugo Alexandre Menezes - Diretor Executivo Bioconsultants.

- Atuação e Investimentos da Serveng no RN - Mario Augusto Lima e Silva - Diretor de Energia.

- Atuação e Investimentos do Grupo MS Renováveis no RN - Nicorray Santos - Diretor Técnico.

- "Pesquisa e Inovação em Energia Eólica" - Pedro Neto Nogueira Diógenes - Diretor de Tecnologia CTGAS-ER.

- "Por que investir em Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Eólica no RN ?" - Maria Bernadete Cordeiro de Sousa - Presidente da FAPERN.

- Gustavo Szilagyi - Diretor Geral do IDEMA.


Mediação: Pedro Cavalcanti - Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas de Energia Eólica (ABEEÓLICA).


15h50 – 17h00 - Painel: Infraestrutura de transmissão e distribuição de energia no RN

Palestrantes:

- Antônio Varejão - Superintendente de Projetos e Construção de Transmissão - SPT da CHESF.

- Engº. Saulo José Nascimento Cisneiros - Gerente Executivo da ONS.

- José Roberto Bezerra de Medeiros - Presidente da COSERN.

- Gustavo Szilagyi - Diretor Geral do IDEMA.

- João Lima - Presidente Conselho de Consumidores da COSERN.


Mediação: Silvio Torquato Fernandes - Secretário Adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do RN - SEDEC.


17h00 – 18h10 - Painel: Energia Solar: a próxima fronteira da geração energética no RN.

Palestrantes:

- “Tecnologias Fotovoltaicas e o projeto de uma usina solar em implantação em Alto do Rodrigues/RN” - Prof. Ricardo Lucio de Araújo Ribeiro DSc, Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

- “Tecnologias Termosolares e o projeto SMILE - Plataforma Solar, em implantação em Caiçara do Rio dos Ventos/RN” - Marcio Cezar Carvalho - Diretor Administrativo da Solinova.

- “A viabilidade da geração solar na microgeração e smartgrids: desafios enfrentados” - José Roberto Bezerra de Medeiros - Presidente da COSERN.

- "Pesquisa e Inovação em Energia Solar" - Paulo Fernando Isabel - Coordenador da Unidade de Pesquisa Aplicada (UNPA) do CTGAS-ER.


Mediação: Amaro Sales de Araújo - Presidente da FIERN.


18h10 – Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário