Estado convoca amanhã 1.162 professores
Feita a chamada, os professores devem comparecer até o dia 4 de fevereiro pela secretaria com a devida documentação para a posse no cargo. Em relação à falta de professores nas salas de aula, a titular da Seec, Betânia Leite Ramalho, afirma que, assim como toda a situação nacional, a disciplina de Ciências é a que mais sofre com esse problema no RN.
"As disciplinas de química, física e matemática são as que tem maior deficiência de professores. Em algumas regiões nenhum foi aprovado", disse. Porém, a secretária avalia que, o momento de reformulação da grade curricular do Ensino Médio, alivia as perdas da educação neste sentido.
As matrículas de novos alunos para rede estadual de ensino tiveram início ontem (2). Em Natal, as matrículas são feitas exclusivamente pela internet, no site www.sigeduc.rn.gov.br, da Seec. No interior (exceto em Mossoró, que também oferece matrículas online), as matrículas podem ser feitas de forma presencial, devendo os pais comparecerem às secretarias das escolas. Os novos alunos têm até o dia 11 deste mês para se matricular.
De acordo com a Seec, o resultado do processamento das matrículas será divulgado no dia 4 de fevereiro e a efetivação, quando os estudantes devem apresentar a documentação exigida na escola, ocorrerá de 5 a 8 de fevereiro. No caso dos estudantes que serão transferidos automaticamente da rede municipal para a estadual, a solicitação deve ser feita entre os dias 10 e 11 de janeiro. O resultado da confirmação sai no dia 18 e a efetivação de matrícula deve ser feita entre 21 e 29 de janeiro. Os mesmos prazos são válidos para as transferências automáticas dentro da rede estadual.
Os alunos que farão transferência por desejo próprio, devem solicitar entre os próximos dias 18 e 21, na própria escola que estuda, para conferir o resultado do processamento no dia 24 de janeiro. O período para efetivação da matrícula na escola escolhida é 28 e 29 de janeiro.
Em relação aos casos de transferências de alunos por falta de vagas, a secretária afirma que estes casos não devem mais acontecer. Isso porque, no momento da matrícula, permite que o aluno escolha duas escolas como opção. Quando a primeira opção dos alunos não oferecem vagas, o sistema passa a relocá-los para a segunda opção escolhida". A rede estadual trabalha com uma média de 300 mil alunos, atualmente, mas Betânia Ramalho afirma que a capacidade da rede instalada chega a 400 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário