Recife divulga a programação oficial do carnaval 2013
Serão cerca de 1,5 mil apresentações, distribuídas em 17 polos de animação.
Folia terá shows de nomes como Caetano, Paulinho da Viola e Titãs.
Caetano
Veloso se apresenta no Marco Zero, na terça-feira.
(Foto: Alexandre Macieira|Riotur)
(Foto: Alexandre Macieira|Riotur)
O Carnaval do Recife 2013 vai contar com cerca de
1.500 apresentações, distribuídas em 17 pólos de animação. Este ano, a festa vai
homenagear os pernambucanos Alcir Lacerda (in memorian), fotógrafo, e o
percussionista Naná Vasconcelos. Em coletiva de imprensa realizada na manhã
desta sexta-feira (25), o prefeito Geraldo Julio apresentou os artistas
reverenciados e divulgou atrações, pólos e toda a estrutura montada para a folia
da capital pernambucana. Entre as atrações, nomes como Caetano Veloso, Zélia
Duncan, Lenine, Titãs, Paulinho da Viola, Siba e Alcione.
Prefeito Geraldo Julio apresentou detalhes da festa
em
coletiva. (Foto: Lorena Aquino / G1)
coletiva. (Foto: Lorena Aquino / G1)
"O Carnaval do Recife é muito importante para a economia, para o turismo, para dar opotrunidade para muita gente trabalhar e fazer sua renda. Mas o carnaval do Recife, é sobretudo, importante para o folião", afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio, ressaltando que fez questão de que a população participasse da montagem da festa . "Desde a organização, estruturação, planejamento... Tudo que a gente tem feito, em todos os bairros e comunidades, tivemos o cuidado de que as pessoas tivessem efetivamente influencia na organização", garantiu.
Banda
Titãs vai tocar em dois pólos: Marco Zero e Várzea.
(Foto: Vagner Campos/G1)
(Foto: Vagner Campos/G1)
Os pólos do Marco Zero, Praça do Arsenal da Marinha, Rua da Moeda e Pátio de São Pedro já vão ficar aquecidos na semana pré-carnavalesca, com programação que se inicia no dia 3 de fevereiro, último domingo antes do carnaval, até a sexta-feira (8), dia da abertura oficial do carnaval 2013. A semana que antecede a grande festa será para comemorar o título que o frevo recebeu da Unesco, de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
O arquiteto Carlos Augusto Lyra será o responsável pela decoração da grande festa, inspirado nos dois homenageados deste ano e com ilustrações da designer Isabela Andrade Lima. “Colocamos Naná sempre fantasiado, com roupas que se vê no carnaval, como la ursa, palhaco etc. Ele é o fio condutor que vai apresentar Alcir Lacerda”, afirma o decorador.
A Central do Carnaval continua localizada no Armazém 12, no Marco Zero, e vai funcionar entre os dias 1º e 12 de fevereiro. “A Central agrega diversos serviços para os foliões, com achados e perdidos, informações turísticas, fraldários, caixas eletrônicos, adereços, fantasias e tudo o que o folião precisa para se divertir com segurança”, afirmou o secretário de turismo do Recife, Felipe Carrêras.
Uma das novidades deste ano é que o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, vai contar com apresentações de orquestras itinerantes de frevo durante os quatro dias de folia, com vários grupos de maracatu e blocos de pau percorrendo a beira-mar. A praça de Boa Viagem também terá sua própria programação, sempre das 18h às 22h.
Paulinho
da Viola é uma das atrações do Marco Zero e do
polo de Casa Amarela. (Foto: Flavio Moraes/G1)
polo de Casa Amarela. (Foto: Flavio Moraes/G1)
O galo
O Sábado de Zé Pereira este ano cai no Dia do Frevo, 9 de fevereiro, e para comemorar o título de Patrimônio Imaterial concedido pela Unesco, o Galo que decora a ponte Duarte Coelho e simboliza o carnaval, com 27 metros de altura, estará vestido em trajes de gala. A vestimenta vai reverenciar os homenageados do ano. O Galo vai carregar uma câmera fotográfica ao redor do pescoço, para lembrar Alcir Lacerda, e vestir estampas africanas no colete, em referência a Naná Vasconcelos. O artista plástico Sávio Aráujo, responsável pela alegoria, guarda, ainda, uma surpresa que só será conferida no Sábado de Zé Pereira. A montagem da estrutura está prevista para o dia 6 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário