sábado, 30 de agosto de 2014

Datafolha mostra Dilma e Marina empatadas com 34%; Aécio tem 15%


Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.

No levantamento desta sexta, Pastor Everaldo (PSC) obteve 2%. Os outros sete candidatos somados têm 1%. Segundo o levantamento, os que disseram votar branco ou nulo são 7%, mesmo percentual dos que não sabem em quem votar. Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- José Maria (PSTU): 0% *
- Eduardo Jorge (PV): 0% *
- Luciana Genro (PSOL): 0% *
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
- Eymael (PSDC): 0% *
- Levy Fidelix (PRTB): 0% *
- Mauro Iasi (PCB): 0% *
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 7%

(*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.

Espontânea - Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:

- Dilma Rousseff: 27%
- Marina Silva: 22%
- Aécio Neves: 10%
- Outras respostas: 3%
- Em branco/nulo/nenhum: 3%
- Não sabe: 32%

Segundo turno - Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou dois cenários:

- Marina Silva: 50%
- Dilma Rousseff: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 3%

- Dilma Roussef: 48%
- Aécio Neves: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 4%

Rejeição - A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

- Dilma Roussef: 35%
- Pastor Everaldo: 23%
- Aécio Neves: 22%
- Zé Maria: 18%
- Eymael: 17%
- Levy Fidelix: 17%
- Rui Costa Pimenta: 16%
- Luciana Genro: 15%
- Marina Silva: 15%
- Eduardo Jorge: 14%
- Mauro Iasi: 14%

Avaliação da presidente - A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 35% dos entrevistados – no levantamento anterior, eram 38%. O índice se refere aos entrevistados que classificaram o governo como "ótimo" ou "bom". Os que julgam o governo "ruim" ou "péssimo" eram 23% e agora são 26%, segundo o Datafolha. Para 39%, o governo é "regular" – 38% no levantamento anterior.

O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo" e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.

Com a nova estimativa populacional, 128 municípios terão o coeficiente do FPM alterado


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a nova estimativa populacional e isso consequentemente afetará os coeficientes de 2015 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com as informações, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que 12 prefeituras vão perder e 116 vão ganhar recursos com as mudanças. Na maioria, 97,7%, não haverá alterações.

São Paulo é o Estado com o maior número de Municípios que terão aumento no coeficiente do FPM: 17 ao todo. Em seguida, Santa Catarina, com 14; Minas Gerais, 11; Paraná e Pará, com nove cada e Bahia, oito.

Os novos dados do IBGE mostram que 256 Municípios têm a possibilidade de aumentar a estimativa populacional e os recursos para o próximo ano. Para esses entes faltam apenas 500 habitantes ou menos para a alteração ser possível. No caso de 29 Municípios, a diferença é de apenas 50 moradores. E para seis prefeituras, o aumento no coeficiente depende de até 10 habitantes.

Pedido de recontagem - Todo ano, antes do dia 30 de agosto, o IBGE divulga a nova estimativa de habitantes brasileiros. A partir da publicação dos dados, os governos municipais tinham 20 dias para recorrer caso não concordassem com os números. No entanto, desde o ano passado, essa possibilidade, prevista na Lei 8.443/1992, foi revogada.

Antes desta revogação, os Municípios apresentavam as reclamações fundamentadas por meio de documentos oficiais, que demonstravam a divergência no número de habitantes e os resultados do IBGE. Ainda em 2013, a pedido da CNM, o Instituto assumiu o compromisso de receber e analisar as reclamações enviadas pelos entes municipais.

Veja a lista daqueles municípios que perdem e dos que ganham coeficiente.

Panorama Esportivo



Sem apresentar ainda o seu melhor conjunto, o Independente do Sítio Merejo entra em campo hoje ás 15h45min para pegar o Estrela do Sítio Lagoa de Dentro pelo Campeonato Municipal de Doutor Severiano.

Por: J. Rui

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Com 23.100 habitantes, São Miguel é o 25º município mais populoso do Rio Grande do Norte

A nova estimativa populacional divulgada ontem (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a cidade de São Miguel tinha no dia 01º de julho de 2014 um total de 23.100 habitantes, que classificam o município como o 25º mais populoso do Rio Grande do Norte.

Segundo os dados do IBGE publicados no Diário Oficial da União, o aumento populacional do município foi de apenas 179 habitante em relação à estimativa divulgada no ano de 2013, quando o município contabilizava 22.921 habitantes.

Conforme os dados do IBGE, Natal é a cidade mais populosa do estado com 862.044 habitantes, seguida por Mossoró com 284.288 moradores e Parnamirim com 235.983 habitantes.

Em relação às menores populações do estado, a lista continua sendo liderada pelo município de Viçosa que possui apenas 1.705 habitantes. Logo em seguida aparecem Ipueira com 2.206 moradores e Monte das Gameleiras com 2.240 habitantes.

Brasil - O Brasil tem uma população de 202.768.562 habitantes. O estado mais populoso, São Paulo, tem 44,03 milhões de habitantes. Já no estado menos populoso, Roraima, vivem 496,9 mil pessoas. O Rio Grande do Norte, de acordo com o IBGE, tem 3.408.510 habitantes e é o 16º mais populoso do Brasil.

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Esta divulgação anual obedece à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992.

Segue na imagem abaixo as estimativas populacionais de todos os municípios do Rio Grande do Norte:

Coronel João Pessoa: Prefeitura convoca aprovados em concurso para posse nos cargos

A Prefeitura do município de Coronel João Pessoa publicou no Diário Oficial dos Municípios o edital de convocação para posse dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado de provas e títulos regido pelo Edital 001/2014 e que tevês as provas aplicadas em 06 de abril de 2014.

Os candidatos aprovados deverão comparecer no prazo de 30 dias, a contar da data de publicação, na Secretaria Municipal de Administração para que se possa instrumentalizar o Processo de nomeação do devido cargo.

No ato da posse os candidatos devem apresentar os seguintes documentos originais ou cópias autenticadas em cartórios:

03 fotos 3X4;
Certidão de Casamento ou Nascimento;
Certidão de nascimento de filhos (se tiver);
Carteira de identidade (RG) e Cadastro P. Física (CPF);
Título de Eleitor;
Carteira de Trabalho;
Certidão de Reservista ou equivalente (masculino);
Conta Corr. do Banco do Brasil (declaração informando Agência, n° Conta e assinada);
Certificado de conclusão de 1º, 2º e 3º grau, de acordo com sua escolaridade;
Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral;
Certidão de Registro de Cartório Criminal;
Comprovante de Residência Atualizada;
Declaração de Bens;
Comprovante de PIS/PASEP (se tiver);
Relação de Salário Contribuição do INSS (CNIS);
Atestado de sanidade física (Médico Clínico Geral);
Atestado de sanidade mental (Psicólogo ou Psiquiatra);
Declaração de acumulação ou não de cargos públicos;

Veja a Relação dos convocados:

Panorama Esportivo



Estrela do Sítio Lagoa de Dentro tem desfalque amanhã diante o Independente do Merejo. O meia Leda expulso contra o Lagoa do Arroz, não vai poder jogar amanhã. O time precisa vencer para se classificar.

Por: J. Rui

Henrique Alves tem 40% e Robinson Faria 28%, aponta pesquisa Ibope


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) aponta Henrique Eduardo Alves (PMDB) com 40% das intenções de voto para o governo do Rio Grande do Norte, seguido de Robinson Faria (PSD), com 28%. Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto sobre a eleição estadual após o registro das candidaturas. A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

Henrique Eduardo Alves (PMDB) – 40% das intenções de voto
Robinson Faria (PSD) – 28%
Professor Robério Paulino (PSOL) – 2%
Simone Dutra (PSTU) – 2%
Araken Farias (PSL) –1%
Brancos e nulos – 17%
Não sabe ou não respondeu – 10%

Rejeição - O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Confira abaixo:

- Henrique Eduardo Alves: 29%
- Araken Farias: 28%
- Robinson Faria: 26%
- Simone Dutra: 22%
- Professor Robério Paulino: 18%
- Poderia votar em todos: 18%


- Não sabe ou não respondeu: 17%

Vilma tem 35% e Fátima 34%, na disputa pelo Senado no RN

Na disputa para o Senado a Pesquisa Ibope encomendada pela Inter TV Cabugi e divulgada nesta quinta-feira (28) aponta empate técnico entre as candidatas Vilma Maria de Faria (PSB) e Fátima Bezerra (PT). Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

Vilma Maria de Faria (PSB) – 35% das intenções de voto
Fátima Bezerra (PT) – 34%
Roberto Ronconi (PSL) – 2%
Ana Célia (PSTU) – 2%
Professor Lailson (PSOL) – 1%
Brancos e nulos – 17%
Não sabe ou não respondeu – 9%

No RN, Ibope aponta: Dilma com 46%, Marina com 26% e Aécio com 9%

A Pesquisa Ibope aponta que Dilma Rousseff (PT) tem 46% das intenções de voto, Marina Silva (PSB), 26%, e Aécio Neves (PSDB), 9%, entre os eleitores do Rio Grande do Norte na corrida para a Presidência da República. Pastor Everaldo (PSC) tem 1%. Os candidatos Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU) somam, juntos, 1%. Brancos e nulos somam 12%, e outros 6% não responderam.

Avaliação negativa do governo Rosalba é de 69%

O governo de Rosalba Ciarlini (DEM), no Rio Grande do Norte, é avaliado negativamente por 69% dos entrevistados da pesquisa Ibope. De acordo com a pesquisa, outros 22% dizem considerar a gestão de Rosalba "regular"; 6% consideram "bom" ou "ótimo". Outros 3% não souberam responder. O resultado da pesquisa de avaliação do governo é:

- Ótimo: 2%
- Bom: 4%
- Regular: 22%
- Ruim: 14%
- Péssimo: 55%
- Não sabe/não respondeu: 3%

Os entrevistados também foram questionados sobre se aprovam ou desaprovam a maneira como a governadora Rosalba Ciarlini administra o estado. Segundo o Ibope, 80% desaprovam, 13% aprovam, e 7% não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00016/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00441/2014.