sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Seca: investimentos estruturantes no interior vão continuar

No fim da manhã desta sexta-feira (22), a governadora Rosalba Ciarlini participou do encerramento da “IV Reunião de Análise Climática para a Região Nordeste do Brasil– 2013”, que aconteceu na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Na ocasião, foi divulgado que, segundo os meteorologistas, a previsão é a de que o inverno seja abaixo do normal para o semiárido nordestino e de normal a acima do normal para o litoral.
“Agora o momento é de nos prepararmos e continuarmos com as ações que já estão sendo feitas no interior do estado. Vamos amparar o agricultor, dar ao povo que vive no interior, condições de trabalho e de vida. As ações vão continuar, com ou sem chuva”, afirmou a governadora. Ela ressaltou, ainda, que ações emergenciais, como o Seguro Garantia Safra e o Bolsa Estiagem, que em 2012 beneficiaram mais de 80 mil famílias potiguares castigadas pela seca, continuarão em ação, mas que o foco do Governo permanece nas ações estruturantes, como a construção do Sistema Adutor Seridó, já concluído, e que possibilita 66 mil pessoas de Acari e Currais Novos conviverem com a seca.
Para o período de março a maio, utilizando uma escala percentual, os especialistas do Nordeste estimam uma tendência com categoria abaixo do normal tendo a maior probabilidade de ocorrência (40%), categoria normal (35%) e acima do normal (25%). Os meteorologistas observaram no oceano Pacífico Equatorial condições de neutralidade em termos de Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Já no oceano Atlântico Tropical Norte e próximo à costa da África, “ressalta-se a presença de anomalias de TSM, com valores em torno de 0,5 oC”.
Durante a reunião, que contou com a participação de meteorologistas de todo o Nordeste por meio de áudio-conferência, eles ressaltaram que as regiões do semiárido nordestino e da faixa leste têm como característica a alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos; isso significa que algumas localidades poderão receber a quantidade de chuva menor do que outras, além da possibilidade de ocorrência de ventos extremos. Assim, é de fundamental importância o acompanhamento das previsões do tempo da sua região e do monitoramento das condições oceânico-atmosféricas.
O relatório completo da IV Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte e Nordeste do Brasil, está disponível na página da Meteorologia da Emparn, acessado via www.emparn.rn.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário