VLT - Natal: Fátima comemora anúncio da CBTU
“Desde 2003, ainda no
início governo do presidente Lula, que tenho lutado no sentido de ajudar nessa
empreitada que muito irá beneficiar a mobilidade das pessoas em Natal e na
região metropolitana”, lembrou a deputada Fátima.
Fátima aproveitou para
parabenizar a presidenta Dilma Rousseff pelo PAC Equipamentos, programa de onde
sairá os R$ 154 milhões de reais para a VLT de Natal. O PAC Equipamentos é um programa que visa
agilizar as compras governamentais dando preferência à aquisição de produtos da
indústria nacional. Além da compra de novos trens, também serão adquiridos novos
caminhões, patrulhas agrícolas, ambulâncias. Ônibus, retroescavadeiras,
motoniveladoras, furgões, blindados e móveis para as escolas públicas. Ao todo
serão investidos R$ 8,4 bilhões de reais na economia nacional, através do PAC
Equipamentos.
Pronunciamento de
Fátima:
Sras.
e Srs. Parlamentares,
A
implantação do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), espécie de metrô de
superfície que será criado em Natal até a Copa 2014, está próximo de se tornar
uma realidade. Essa é uma antiga luta do meu mandato. Desde 2003, ainda no
governo do presidente Lula, tenho feito inúmeras ações no sentido de ajudar
nessa empreitada que muito irá beneficiar a mobilidade das pessoas em Natal e na
região metropolitana. Apresentei emenda ao PPA-2004/2007, reapresentei no PPA
2008/2011 e no 2012/2015.
No
ultimo dia 01 de agosto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou
que vai realizar uma audiência pública de instrução, ou seja, um primeiro passo
para licitar e adquirir doze VLTs para Natal.
De
acordo com informações do Ministério das Cidades, o Governo Federal vai dispor
inicialmente cerca de R$ 154 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC Equipamentos), para atender a estas necessidades e iniciar o
processo de modernização do Sistema de Trens Urbanos de Natal. Segundo o
superintendente da CBTU em Natal, o engenheiro João Maria Cavalcanti, "Com a
implantação do VLT, a população poderá contar com um meio de transporte público
melhor e que certamente permitirá a integração entre o modal ferroviário e o
rodoviário, contribuindo para uma maior fluidez do trânsito na grande
Natal".
A
CBTU-Natal se fará presente na audiência, que acontece no dia 13 de agosto, no
auditório da Associação dos Engenheiros Ferroviários (AENFER), no Rio de
Janeiro, através do seu superintendente. O sistema VLT, já está em funcionamento
em algumas cidades do nordeste: Maceió, Recife e Juazeiro do Norte, no Ceará, já
realizam o transporte de passageiros por meio do Sistema de Veículo Leve Sobre
Trilhos. Outras cidades e capitais brasileiras como João Pessoa, Porto Alegre e
Belo Horizonte, os projetos de modernização dos trens, também já estão bem
avançados.
Em
Natal, o transporte sobre trilhos atende atualmente a região metropolitana, e
funciona atualmente com locomotivas da década de 1950 e com carros de
passageiros da década de 1970. Obsoleto, portanto, o sistema apresenta sinais de
fadiga e necessita de adequação ao novo sistema para melhorar as condições de
aparelhamento para promover a mobilidade e o acesso da população ao transporte
público. O VLT em Natal terá capacidade para transportar até 50 mil passageiros
por dia.
Por
fim queria parabenizar o governo da presidenta Dilma, que através do PAC
Equipamentos, vai liberar R$ 721 milhões de reais, para compra de novos trens
para Natal, João Pessoa Belo Horizonte e Porto Alegre. Além de melhorar o
chamado “transporte de massa”, medidas como essa é que estimula o crescimento
econômico do país e dá qualidade de vida aos mais pobres.
Ressalte-se
que através do PAC Equipamentos serão investidos R$ 8,4 bilhões de reais na
economia nacional. Trata-se de um programa que visa agilizar as compras
governamentais dando preferência à aquisição de produtos da indústria nacional.
Além da compra de novos trens, também serão adquiridos novos caminhões,
patrulhas agrícolas, ambulâncias. Ônibus, retroescavadeiras, motoniveladoras,
furgões, blindados e móveis para as escolas públicas.
Esse
é o modo do PT governar, incentivando a economia nacional, mas com a preocupação
no social e na melhoria da vida das pessoas.
Deputada
Fátima Bezerra-PT/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário