Em comício, Dilma diz ter que meter o bico em SP para dirigir o Brasil
Presidente participa de primeiro comício ao lado do candidato do PT.
Frase faz referência à critica de Serra sobre 'intromissão' da
presidente.
Dilma participa de comício com Haddad
em
Itaquera na Zona Leste. (Foto: José Patrício/AE)
Itaquera na Zona Leste. (Foto: José Patrício/AE)
A presidente Dilma Rousseff participou na noite
desta segunda-feira (1°) de comício em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, com
o candidato do PT à Prefeitura
de São Paulo, Fernando Haddad, e com o
ex-presidente da República Luiz Inácio Lula de Silva. Dilma discursou pedindo
votos em Haddad e fez referência à crítica de José Serra sobre sua participação
na campanha.
"Estou aqui hoje para meter meu bico nessa eleição porque, para o Brasil, São Paulo é um fato, um acontecimento, sobretudo onde moram milhões de brasileiros. Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico aqui em São Paulo", disse.
"Meter o bico significa muito para mim. Morei aqui perto, na (Avenida) Celso Garcia, conheci a luta contra a ditadura pelas liberdades. E lutei pelo direito de todos paulistas, brasileiros e brasileiras de meterem o bico em todos os assuntos."
Em 12 de setembro, Serra
protestou contra participação da presidente na campanha. “Ela vem aqui meter
o bico em São Paulo, faz parte das regras do jogo. Vem dizer para os paulistas
como devem votar.”
Dilma defendeu o voto em Haddad afirmando que ele fez a educação do país progredir e citou programas como o Prouni, que, segundo a presidente, levou à universidade pessoas que antes não tinham acesso ao ensino superior. Ela citou uma frase que afirma ter ouvido para exemplificar: “a filha da faxineira virou doutora. Essa fala mostra o Brasil que nós queremos”.
Presenças em comício
O comício com Haddad na Zona Leste começou pouco após as 17 horas, com os discursos de diversos candidatos a vereador. Às 19h20, Dilma, Lula e Haddad subiram ao palco, juntamente com outras personalidades do partido. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram os primeiros a falar. Em seguida veio Dilma, que terminou sua fala por volta das 19h50 pedindo desculpas por ter de se ausentar em razão dos compromissos como presidente.
Depois foi a vez de Haddad, que também iniciou seu
discurso lembrando a fase de José Serra. “Depois que eu vi a
Dilma meter o bico aqui em São Paulo, se eu fosse um certo candidato ficaria de
bico fechado”, afirmou.
A tarifa proporcional proposta por Celso
Russomanno (PRB) voltou a ser um dos principais alvos do candidato, que
afirma que empregadores darão preferência por manter nos empregos ou contratar
quem mora perto para ter de pagar menos vale-transporte.
Também estava no evento Andrés Sanches, dirigente de seleções da CBF e ex-presidente do Corinthians, que chegou a discursar brevemente, pedindo votos para Haddad.
Micarla
O ex-presidente também criticou veladamente Russomanno ao citar a artista de televisão Micarla de Souza, que se tornou prefeita de Natal, capital do Rio Grande do Norte, nas últimas eleições municipais. Segundo Lula, ela foi eleita por ampla maioria e depois, como prefeita, passou a ter 95% de rejeição. “Não conseguiu fazer nada”, disse Lula, que defendeu que o eleitor paulistano deve preferir um candidato “que tenha história”.
Após o comício, o ex-presidente seguiu para
Guarulhos, na Grande São Paulo, onde participaria de
um evento relativo à disputa para a prefeitura daquela cidade.
Críticas de Russomanno
Haddad rebateu, na tarde desta segunda, as críticas feitas pelo candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Rusomanno (PRB) sobre seu posicionamento contra a tarifa proporcional de ônibus. O petista disse que fez apenas uma crítica política. Russomanno afirmou nesta tarde que Haddad “mente descaradamente” ao afirmar que os passageiros que moram na periferia irão pagar mais e comparou a atitude do petista ao “esgoto da política.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário