Tempo quente na HRT
O fundo de investimentos americano Discovery está preparando uma estratégia de guerra para a assembleia da petroleira HRT, dia 29, no Rio de Janeiro.
O Discovery pretende obter mais três vagas no conselho de administração, o que lhe daria maioria absoluta para uma mudança na gestão da companhia, presidida por Marcio Melo.
Na semana passada, o fundo conseguiu uma vitória ao fazer valer o chamado voto múltiplo. Por esse mecanismo da Lei das Sociedades Anônimas, cada detentor de uma ação tem direito a um voto – uma manobra é típica de acionista minoritário que tenta evitar o rolo compressor dos donos.
Nesta assembleia, Melo deixará de ser o presidente do conselho, ficando apenas com a presidência executiva da empresa.
Em um primeiro momento, o fundo Discovery e a Quantum Partners, que teriam o apoio da Southeastern Asset Management e da MSD Capital (do empresário Michael Dell), entre outros, querem restringir o poder de Melo. Numa segunda etapa, trocariam todo o comando da petroleira.
Desde a estreia na bolsa, em outubro de 2010, o papel caiu 80%. Marcio Melo acabou sendo uma espécie de Eike Batista em pequena escala.
A propósito, em janeiro, o empresário Rodolfo Landim, aliado a Julio Bozano, tentou comprar a HRT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário