terça-feira, 31 de março de 2015

CCJ da Câmara aprova admissibilidade da PEC que reduz maioridade penal

Após duas semanas de intensos debates a respeito da redução da maioridade penal, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

Os integrantes da Comissão rejeitaram por 43 votos contra e 21 a favor, o parecer do relator Luiz Couto (PT-PB), contrário à admissibilidade da proposta, por considerá-la inconstitucional. Com a rejeição, venceu a tese de que a alteração da maioridade não constitui cláusula pétrea da Constituição Federal. Em substituição a Couto, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) foi escolhido novo relator. Rogério apresentou voto em separado favorável à redução e teve seu parecer aprovado por 42 votos a favor e 17 contra.

Com a aprovação na CCJ, que avalia apenas os critérios de constitucionalidade, legalidade e técnica legislativa, será formada uma comissão especial para analisar o mérito da proposta. A comissão terá prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer.

Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, a proposta precisa ter pelo menos 308 votos (três quintos dos deputados) em cada uma das votações. Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.
A reunião da CCJ desta terça-feira começou pouco depois das 10h. Partidos contrários à medida (PT, PSOL, PROs e PPS) entraram em obstrução. Um requerimento de retirada de pauta foi apresentado, mas foi rejeitado. Ontem (30), a votação da admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC), foi adiada após longa discussão e de várias tentativas de obstrução. Por  41 votos a sete, os deputados da CCJ aprovaram requerimento para o encerramento da discussão, abrindo espaço para a votação da proposta.

A PEC 171/93 é a principal de 38 propostas apensadas a ela. Em seu voto, Marcos Rogério pediu a inadmissibilidade da PEC 349/2013 (apensada), sob o argumento de que a proposta abole a cláusula pétrea da Constituição que diz que "a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu". A PEC 349, de autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE), propunha uma nova redação para o artigo que passaria a ter o seguinte texto: "A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu ou para punir ato infracional quando o agente atingir a maioridade penal." Dentre as matérias apensadas, há propostas como a PEC 169, de 1999, para alterar o limite de idade da responsabilidade penal para 14 anos, e até para 12 anos (PEC nº 345, de 2004).

*Agência Brasil

Pão terá reajuste de 10% a 20% no RN, diz Sindicato da Panificação


Aumento deve chegar ao consumidor final em abril.
Reajuste se deve a alta do dólar, segundo economista.



Do G1 RN
 


Pão francês teve aumento de até 15% nas padarias de Araraquara (SP) (Foto: Reprodução/EPTV) 
Pão francês terá aumento de até 20% nas padarias
do RN (Foto: Reprodução/EPTV)


O pão francês deve ficar de 10% a 20% mais caro no Rio Grande do Norte no próximo mês. Um dos motivos do reajuste é o preço da farinha de trigo. Metade da farinha usada no Brasil vem do exterior e o dolár está em alta.

Nas padarias de Natal, o preço do pão francês varia entre R$ 8 e R$ 12 o quilo. Nem todos os estabelecimentos devem repassar logo o aumento ao consumidor, depende de fatores como o tamanho da empresa, por exemplo. Comércios menores não conseguem segurar o preço por muito tempo sem ter prejuízo. "Se a farinha continuar subindo da forma que está, ninguém sabe se todo mundo vai conseguir segurar ou se, infelizmente, terá que repassar o preço", disse Tennyson Brito, presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Natal (Sindepan).

Além do pão francês, os preços de itens como biscoitos, bolos e tortas também devem ser afetados pela alta do dólar. Para equilibrar o orçamento, o consumidor, que costumava tomar café na padaria, resolveu mudar de hábito e levar os pães para casa, na tentativa de economizar. "Tem que pesquisar preço, orçamento apertado, ver o preço mais em conta", disse o eletricitário Jarbas Soares.

Um bom jeito de economizar é a diminuição no consumo de produtos importados. O economista Zivanilson Silva lembra que o pão é um produto que não dura muitos dias, diminuir a quantidade pode ajudar no fim das contas. "Comprava dez pãezinhos, agora deixa pra comprar cinco pães e dividir isso por dia, até porque há desperdício. Racionalizar, essa é a terminologia para o uso do pão", concluiu.

Detran divulga cronograma de exames de direção veicular do interior do RN para o mês de abril


O Detran/RN inicia nesta quarta-feira (1º) pela cidade de Parelhas o cronograma de exames de direção veicular voltado aos municípios do interior do Estado. Serão 21 cidades polos espalhadas pelas várias regiões do RN que receberão os examinadores do Órgão. A previsão é realizar mais de dois mil testes durante os 18 dias da operação.

Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.

O usuário que deseja permissão para pilotar veículo automotor de quatro ou mais rodas é avaliado no tocante a estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis e referente à condução do veículo em via pública, urbana ou rural.

Já para os veículos de duas rodas são exigidas habilidades de ziguezague com no mínimo quatro cones, passagem por prancha ou elevação, por sonorizadores em duas curvas sequenciais de 90° (noventa graus) em “L” e duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8”.

Segundo a Controladoria de Trânsito do Detran/RN, para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorridos 15 dias da divulgação do resultado.

Os municípios de Ceará Mirim, Currais Novos, Caicó e Pau dos Ferros vão receber os examinadores em dois momentos distintos. Além do cronograma de testes de direção veicular direcionado as cidades do interior, o Detran/RN realiza um processo diário de avaliações com equipes de examinadores fixas nos municípios de Natal e Mossoró. De acordo com o setor de Estatística do Departamento, no primeiro bimestre deste ano foram efetivados em todo o Estado 9.100 exames de direção veicular.

CRONOGRAMA - EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR ABRIL DE 2015

01/04 – Parelhas;
06/04 – Passa e Fica;
07/04 – Angicos e Tangará;
08/04 – Goianinha;
09/04 – Jucurutu;
10/04 – Caicó;
13/04 – São Paulo do Potengi e Extremoz;
14/04 – Ceará Mirim e João Câmara;
15/04 – Currais Novos;
16/04 – Pau dos Ferros;
17/04 – Pau dos Ferros e São Miguel;
22/04 – Ceará Mirim e Macau;
23/04 – Caraúbas;
24/04 – Apodi;
27/04 – São José do Mipibu e Canguaretama;
28/04 – Santa Cruz e Jaçanã;
29/04 – Currais Novos;
30/04 – Caicó.

Reajuste dos preços de remédios poderá ser de até 7,7%


Os remédios poderão ficar mais caros a partir de hoje (31) em todo o país. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED) fixou em até 7,7% o ajuste máximo permitido este ano aos fabricantes na definição do preço dos medicamentos. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira.

A regulação é válida para um universo de mais de 9.000 medicamentos e os ajustes são autorizados em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos.

O nível 1, que tem o maior percentual de reajuste, inclui remédios como omeprazol (gastrite e úlcera); amoxicilina (antibiótico para infecções urinárias e respiratórias). No nível 2, cujo percentual é de 6,35%, estão, por exemplo, lidocaína (anestésico local) e nistatina (antifúngico). No nível 3, que tem o menor índice de aumento, 5%, ficarão mais caros medicamentos como ritalina (tratamento do déficit de atenção e hiperatividade) e stelara (psoríase).

A autorização para reajuste leva em consideração três faixas de medicamento, com mais ou menos participações de genéricos. O reajuste segue a lógica de que nas categorias com mais genéricos a concorrência é maior e, portanto, o reajuste autorizado pode ser maior.

O ajuste de preços considera a inflação acumulada em 12 meses até fevereiro, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e que ficou em 7,7%. Em 2014, o reajuste máximo autorizado foi de 5,68%.

*G1

Receita já recebeu mais de 6,1 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)


Quase um mês após o início do prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), 6.152.563 declarações foram encaminhadas à Receita Federal pelos contribuintes até as17h de hoje (30). O número representa 22,4% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, quando termina o prazo.

Este ano, os contribuintes com certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida na página da Receita na internet, na área do e-CAC. Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte com certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão.

No ano passado, 26.883.633 de contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo. O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião, 27 milhões de formulários. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

Quanto antes o contribuinte entregar a declaração, com os dados corretos à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto para obter mais detalhes. O prazo de entrega vai até 30 de abril.

Divulgada a lista preliminar dos aprovados na 1ª fase do XVI Exame de Ordem


O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, nesta segunda-feira (30), a lista preliminar com os nomes dos aprovados na prova objetiva do XVI Exame de Ordem Unificado. A banca examinadora, FGV, divulgou também o comunicado com o gabarito retificado. Deste modo, a consulta individual contendo o espelho da prova estará disponível no site da banca às 11h desta terça-feira (31). No Rio Grande do Norte, dentre os 1.642 candidatos inscritos para a primeira fase da prova, 438 foram aprovados.

O prazo para interposição de recursos terá início às 12h de amanhã (31) e se estenderá até às 12h de sexta-feira (03), de acordo com o horário oficial de Brasília (DF). A previsão é para que o resultado definitivo seja divulgado no dia 17 de abril. Os aprovados e os que pediram reaproveitamento da 1ª fase do XV Exame farão a 2ª fase (prova prático-profissional) no dia 17 de maio.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame pode ser prestado por aquele que for bacharel em Direito formado em instituição regularmente credenciada, além de estudantes que cursam o último ano da graduação em Direito.

Encanto: Prefeito Alberone assina a ordem de serviço para o início de três importantes obras no município


O Prefeito do município de Encanto, Alberone Neri, assinou nesta segunda feira (30), as ordens de serviço para a execução de mais três importantes obras no município de Encanto, que contemplam as zonas urbana e rural do município.

Foram assinadas as ordens de serviço para a construção da quadra poliesportiva coberta da comunidade Terra Boa, um investimento de R$ 250.000,00. A construção do pórtico da entrada da cidade, investimento de R$ 300.000,00 e o início da pavimentação de 20 ruas, beneficiando os bairros Antônio Cajazeiras, Oswaldo Januário do Rego e Encanto do Meio, em um investimento de R$ 624.379,04.

Apenas nestas três obras estão sendo investidos R$ 1.174.379,04 e segundo o prefeito Alberone, nos próximos dias, novas autorizações deverão ser emitidas pelo seu governo para a execução de novas obras do município.

Criança de 4 anos é morta a tiros no RN; mãe e irmãos são baleados

Crime aconteceu na praia de Muriú na noite desta segunda-feira (30).
Polícia suspeita de acerto de contas; criminosos fugiram.

Do G1 RN
 
Evelyn Vitória de 4 anos foi baleada e morreu no local (Foto: Reprodução/Arquivo da família) 
Evelyn Vitória de 4 anos foi baleada e morreu no
local (Foto: Reprodução/Arquivo da família)
 
Uma criança de 4 anos foi morta a tiros na noite desta segunda-feira (30), dentro de casa, na praia de Muriú, em Ceará-Mirim, no litoral norte do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, a mãe da menina e dois irmãos também foram baleados. De acordo com a PM, o crime aconteceu na comunidade de Porto Mirim.

Quatro homens armados chegaram em um veículo de cor preta, invadiram a residência e atiraram em todas as pessoas que estavam no local. A mãe da garota de 4 anos, um menino de dois anos e um adolescente de 13 foram atingidos. Ainda segundo a PM, os suspeitos chegaram na casa procurando por Alessandra, de 31 anos, e o marido dela. O homem teria fugido pulando o muro.

Uma vizinha informou que vários tiros foram ouvidos. Após o crime, os suspeitos fugiram no mesmo carro em que chegaram na residência. A polícia não encontrou os criminosos e acredita que o casal seria o alvo dos atiradores devido a um acerto de contas. "Alguém tá devendo ao outro. O pai e a mãe teriam envolvimento com drogas", disse o sargento Alexandre Teotônio.


O adolescente, o menino de dois anos e a mãe deles foram socorridos ao Pronto-socorro Clóvis Sarinho, na Zona Sul de Natal. Alessandra foi atendida e liberada. Uma das crianças, o menino de dois anos, sofreu um tiro de raspão em uma das mãos e passa bem. O jovem de 13 anos foi atingido por três tiros e está internado em estado grave no Hospital Walfredo Gurgel.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Panorama Esportivo



Missão comprida com louvor. Assim acabou a V Copa Agostinho em Doutor Severiano, com o Estrela da Terra Campeão fazendo uma ótima partida. A grande atuação de Preto fez do time de Lagoa de Dentro Campeão outra vez. Estrela 3 e Núcleo de São Miguel 0.


Por: J. Rui

Governo decreta calamidade em 153 municípios do RN por causa da seca


Decreto foi publicado no Diário Oficial de sábado (28).
Chuvas de 2015 foram insuficientes para a formação de estoques de água.



Do G1 RN
 


Açude Dourado, em Currais Novos, deve secar nos próximos dias (Foto: Fred Carvalho/G1) 
Seca causou prejuízos financeiros de R$ 3,8
bilhões no RN em 2014 (Foto: Fred Carvalho/G1)


O governo do Rio Grande do Norte decretou calamidade pública em 153 municípios potiguares por causa da seca. O decreto foi publicado no Diário Oficial de sábado (28) e tem validade de 180 dias. Segundo o documento, as chuvas ocorridas no segundo semestre de 2014 e neste início de 2015 no RN foram insuficientes para a formação de estoques de água potável nos reservatórios que atendem parte da zona rural.

De acordo com a publicação, para decretar calamidade o governo considerou a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) de chuvas abaixo da média histórica para 2015 e ainda que os prejuízos financeiros ocasionados pela escassez hídrica verificada no ano de 2014, em todo o território do estado do Rio Grande do Norte, chegam a R$ 3.8 bilhões de reais.
 
Ainda segundo informações do governo, dos 167 municípios do estado, 120 são abastecidos por carros-pipa atualmente, o que corresponde a 260 mil pessoas abastecidas por carros-pipa.

O decreto permite que os municípios contratem com dispensa de licitação "as obras e os serviços que se mostrarem aptos a mitigar as consequências provocadas pela estiagem".

Dentre os municípios incluídos no decreto estão Mossoró, Apodi, Nova Cruz, Currais Novos, Caicó e São Miguel do Gostoso. Confira aqui todos os municípios incluídos no decreto.

Programa Escola Aberta retoma e amplia atividades em escolas estaduais do RN


O programa Escola Aberta está retomando atividades em escolas da rede estadual da Educação com ações de inclusão social, cidadania, esportes e lazer. O programa tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação, a inclusão social e para uma cultura de paz com a abertura de escolas púbicas nos finais de semana para os alunos e comunidade.

O atendimento do programa terá ampliação de 14 para 69 escolas estaduais. Entre os municípios beneficiados com escolas inseridas na nova fase do programa Escola Aberta estão Natal, Mossoró, Parnamirim,  Nova Cruz, Ielmo Marinho, Lajes, Santa Cruz, Angicos, Parelhas. Caicó, Umarizal, João Câmara, Tibau e Venha Ver.

O programa, segundo informa seu coordenador no RN, professor Lamartine Cariello, abre as escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social nos finais de semana para seus alunos e comunidade oferecendo oficinas de educação, lazer, cultura e esporte. As oficinas são recreativas e de lazer, informativas e formativas. O programa também conta com oficinas oferecidas pelo Ministério da Educação.

O programa executado pela Coordenadoria de Desportos (Codesp) da Secretaria da Educação do RN disponibiliza monitores de Educação Física para a condução das oficinas de Esporte, Dança, Teatro, Cinema Comunitário, Recreação, Show e Feira (recreativas e de lazer).

As oficinas informativas são palestras diversas (DST, gravidez precoce, direito do consumidor e adolescência). As oficinas formativas abrangem cursos de formação de cabeleireiro, informática, marcenaria, artesanato, corte e costura, bordado, manicura/pedicura, eletrônica, culinária e mecânica. Entre as oficinas oferecidas pelo MEC, estão os cursos de Leitura, Direitos Humanos e Cultura da Paz.

Os recursos para execução do programa já estão assegurados pelo Governo Federal através do Ministério da Educação e UNESCO. São parceiros do programa  Escola Aberta, o Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Esporte, Ministério da Cultura, Núcleo Estadual para a Paz e Direitos Humanos, e programa Mais Educação.

1º Fórum Municipal da Juventude e Cidadania de São Miguel será realizado nos dias 29 e 30 de abril

 


 
A Prefeitura de São Miguel, por meio da Equipe Setorial Selo Unicef – Município Aprovado – Edição 2013-2016, realizará nos dias 29 e 30 de Abril do corrente ano na Escola Municipal Avelino Pinheiro, o 1º Fórum Municipal da Juventude e Cidadania.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Equipe Setorial, o evento terá o objetivo de discutir sobre políticas públicas voltadas para a juventude e a formação do Conselho Municipal da Juventude.

Os interessados em participar do fórum já podem se inscrever nas escolas do município ou na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (SEDUC).

A partir do dia 1º, empregador terá de pedir seguro-desemprego pela internet


Para tornar mais rápido o atendimento ao pedido e dar maior segurança às informações sobre os trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Emprego determinou que as empresas passem a preencher o requerimento do seguro-desemprego de seus empregados pela internet. A medida começa a valer na próxima quarta-feira (1º), de acordo com resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e a comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. A entrega dos formulários impressos, utilizados hoje, será aceita até 31 de março.

Segundo o ministério, o sistema dará maior rapidez à entrega do pedido, além de garantir a autenticidade dos dados, e possibilitará o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do seguro-desemprego.

PRF prende 4 pessoas com maconha, cocaína e crack na Grande Natal

Droga estava em um carro parado em abordagem de rotina em Monte Alegre.
Um chileno de 39 anos e uma grávida estão entre os presos.

Do G1 RN
 
Foram apreendidas cocaína, maconha e crack com os suspeitos (Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal) 
Foram apreendidas cocaína, maconha e crack
(Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal)
 
 
Quatro pessoas foram presas na tarde deste domingo (29) suspeitas de tráfico de drogas no Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a abordagem aconteceu por volta das 13h30 na BR-101, na altura da entrada do município de Monte Alegre, na Grande Natal.

Entre os quatro suspeitos estavam um chileno, que mora no estado a cerca de quatro anos, e uma jovem de 19 anos, grávida. No interior do carro - um Fiat Palio -  foram apreendidos três quilos de maconha, um quilo de crack e uma pequena quantidade de cocaína.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os quatro suspeitos alegaram que o carro era emprestado e eles não sabia da existência da droga no interior do veículo. Um dos presos já foi responde por homicídio e estava no semi-aberto. Os suspeitos vão responder por tráfico de drogas e associação criminosa.