Radares de velocidade começam a multar em Natal; confira locais
Equipamentos começam a autuar neste domingo (15).
Radares funcionaram durante dois meses como 'medida educativa'.
Radares de controle de velocidade começam a
multar neste domingo (15)
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
multar neste domingo (15)
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Segundo Walter Pedro da Silva, secretário adjunto de Trânsito da STTU, a fiscalização eletrônica em Natal opera com três tipos de equipamentos que têm funções diferentes.
Lombada Eletrônica
O secretário adjunto explica que as lombadas eletrônicas estão, na maioria das vezes, próximo a faixa de pedestres para facilitar a travessia de pedestres. “Deste modo, definimos que estes equipamentos limitam a velocidade em 50 km/h para que o motorista reduza a velocidade e pare quando algum pedestre estiver esperando para atravessar a via”, pontuou.
Os radares que estão localizados fora dos cruzamentos têm como objetivo controlar a velocidade dos veículos em um determinado trecho. De acordo com a STTU, geralmente estes se encontram em locais com curvas acentuadas e em longos trechos sem semáforos, onde os motoristas podem vir abusar da velocidade.
Por estes motivos, segundo o adjunto, os radares fora de cruzamentos limitam a velocidade em 50 km/h. “É para dar segurança ao motorista que estiver realizando uma curva acentuada”, assegurou. Estes radares, que já estão autuando, estão localizados nos seguintes pontos:
- Rua Jaguarari, entre as ruas Vinte e Três e Izabel Oliveira, Candelária – sentido bairro;
- Rua Jaguarari, entre em frente ao Condomínio Green Village, Candelária – sentido centro;
- Av. Bernardo Vieira, após a Rua Brandão, Lagoa Nova – sentido Midway Mall;
- Av. Bernardo Vieira, após a Rua dos Tororós, Alecrim – sentido Urbana;
- Ponte Newton Navarro – sentido Praia do Forte;
- Ponte Newton Navarro – sentido Redinha;
- Av. Felizardo Moura, antes do semáforo da Compal, Bairro Nordeste – sentido Igapó;
- Av. Felizardo Moura, antes do semáforo da Compal, Bairro Nordeste – sentido Urbana;
- Av. Romualdo Galvão, na entrada do túnel, Lagoa Nova.
Radares nos Cruzamentos
Já os equipamentos instalados nos cruzamentos vão monitorar a parada sobre a faixa de pedestre, o avanço de sinal vermelho e a velocidade, a última mesmo quando o sinal estiver verde. Segundo Walter Pedro, estes radares visam dar segurança a travessia dos pedestres nos cruzamentos, assim como garantir o respeito à faixa e ao sinal vermelho. A velocidade será monitorada 24 horas por dia, enquanto a parada sobre a faixa e o avanço de sinal será fiscalizada das 5 horas até às 22 horas.
O adjunto explica que a velocidade será monitorada inclusive durante a madrugada para garantir a segurança na travessia do cruzamento, já que o monitoramento do avanço de semáforo não estará funcionando. “Verificamos que os acidentes mais graves e com vítimas fatais ocorrem justamente durante a madrugada, por isso a fiscalização de velocidade funcionará 24 horas tanto nas lombadas eletrônicas, como nos radares fora e em cruzamentos”, afirmou.
Com relação ao limite de velocidade, que foi fixado em 60 km/h, Walter Pedro explicou que esta é a velocidade máxima permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para vias urbanas. “Além disso, queremos garantir que o motorista reduza a velocidade no cruzamento para que ele possa realizar uma travessia segura, sem causar acidentes”, certificou.
Estes radares estão instalados em nove cruzamentos da capital. Confira:
- Av. Amintas Barros x Rua Jaguarari;
- Av. Miguel Castro x Rua Jaguarari;
- Av. Senador Salgado Filho x Av. Antônio Basílio;
- Av. Senador Salgado Filho x Av. Bernardo Vieira;
- Av. Coronel Estevam x Rua Brasília;
- Rua Fonseca e Silva x Av. Almirante Alexandrino de Alencar;
- Av. Bernardo Vieira x Rua dos Pegas;
- Av. Prudente de Morais x Av. Bernardo Vieira;
- Av. Hermes da Fonseca x Av. Almirante Alexandrino de Alencar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário