quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Celulares no Vale do Paraíba e Rio vão ganhar o nono dígito em 2013

Informação foi confirmada pelo presidente da Anatel em São José.


No Vale do Paraíba, a medida vai afetar mais de 3 milhões de usuários.



Suellen Fernandes Do G1 Vale do Paraíba e Região


Celulares terão nono dígito a partir do dia 29 de julho nas áreas com DDD 11 (Foto: Carlos Santos/G1)
Celulares terão nono dígito no Vale do Paraíba
em 2013 (Foto: Carlos Santos/G1)

A partir de 2013, os 39 municípios do Vale do Paraíba, com DDD 12, terão o dígito 9 a frente do número atual do celular. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida visa dobrar a oferta de novos números na região. A alteração vai afetar mais de 3,5 milhões de usuários da telefonia móvel.

A informação, que segue o modelo já adotado desde julho na capital e Grande São Paulo, foi dada ao G1 pelo presidente da agência, João Rezende, em evento na Ericsson, em São José dos Campos, na tarde desta quarta-feira (26).

Segundo ele, no começo do próximo ano terá início a implantação do nono dígito nas linhas do Rio de Janeiro, com DDD 21, e na sequência, a previsão é ampliar o modelo para o Vale do Paraíba. "Nós estamos fazendo este processo onde há uma demanda maior por telefones. Paulatinamente, isso será feito em todo o Brasil. O Vale do Paraíba possivelmente recebe a alteração na metade do ano", afirmou Rezende ao G1.
 
No interior paulista, o Vale do Paraíba tem a maior proporção de usuários de telefonia móvel por habitante - são 158 linhas para cada grupo de 100 habitantes.

A mudança vai afetar apenas números de celular e valerá tanto para quem estiver fazendo uma chamada de telefone fixo para celular ou de telefones móveis entre si. Os telefones fixos e rádios não serão alterados. A modificação é obrigatória, gratuita e a cargo das operadoras.

DDD11

Desde julho deste ano o nono dígito foi acrescentado nas linhas dos celulares com DDD 11, em um processo que teve início em dezembro de 2010.

A cidade afetou 64 cidades entre a capital paulista, a grande São Paulo e a região bragantina e elevou as combinações numéricas de celulares de 44 milhões para 90 milhões de números.

Evento na Ericson em São José, para anunciar a produção de mil rádio-bases equipadas com a tecnologia 4G produzidas no país (Foto: Suellen Fernandes/G1)Evento na Ericson em São José, para anunciar a produção de mil rádio-bases equipadas com a tecnologia 4G produzidas no país (Foto: Suellen Fernandes/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário