Diretor de Veja tem certeza. Já o leitor...
Eurípedes Alcântara, diretor de Veja, iguala, em sua Carta ao Leitor desta semana, a entrevista de Pedro Collor feita 20 anos atrás, não apenas gravada como também filmada, à “entrevista” de Marcos Valério, sem áudio e sem fita, da semana passada. Diz ele que tem “o mesmo grau de certeza”, o que equivale a tratar o leitor como paspalho, pois quem deve ter certeza é quem lê, e não quem publica (e, ao mesmo tempo, faz política)
247 – Num artigo brilhante, o ex-diretor de Redação de
Época e Exame, Paulo Nogueira, explica por que os veículos tradicionais
de mídia vêm perdendo influência a cada ano. Por uma razão simples: seus
editores e patrões tratam o leitor como se fosse bobo (leia mais aqui).
É o caso de Eurípedes Alcântara, diretor de Redação de Veja, que, em sua Carta ao Leitor, iguala a entrevista de Pedro Collor, que ajudou a provocar o impeachment de seu irmão Fernando Collor há 20 anos, à “entrevista” de Marcos Valério, publicada na semana passada.
A primeira, feita pelo jornalista Luís Costa Pinto, não apenas foi gravada, como também filmada, com o consentimento do entrevistado. A segunda, bom, esta não tem áudio, não tem fita e já foi negada pelo próprio Marcos Valério.
Apesar disso, Eurípedes deu um título emblemático à sua Carta ao Leitor, ilustrada com imagens das duas capas: “O mesmo grau de certeza”. Ou seja: para ele, “Lulla” é tão culpado quanto Collor. Alguém tem que explicar para Eurípedes que quem deve ter certeza é o leitor – e não o editor que, ao mesmo tempo em que publica, também faz política escancaradamente.
Leia o editorial de Veja desta semana:
É isso aí. Eurípedes Alcântara trata seu leitor como uma pessoa incapaz
de raciocinar e de diferenciar o que é política e o que é jornalismo.
É o caso de Eurípedes Alcântara, diretor de Redação de Veja, que, em sua Carta ao Leitor, iguala a entrevista de Pedro Collor, que ajudou a provocar o impeachment de seu irmão Fernando Collor há 20 anos, à “entrevista” de Marcos Valério, publicada na semana passada.
A primeira, feita pelo jornalista Luís Costa Pinto, não apenas foi gravada, como também filmada, com o consentimento do entrevistado. A segunda, bom, esta não tem áudio, não tem fita e já foi negada pelo próprio Marcos Valério.
Apesar disso, Eurípedes deu um título emblemático à sua Carta ao Leitor, ilustrada com imagens das duas capas: “O mesmo grau de certeza”. Ou seja: para ele, “Lulla” é tão culpado quanto Collor. Alguém tem que explicar para Eurípedes que quem deve ter certeza é o leitor – e não o editor que, ao mesmo tempo em que publica, também faz política escancaradamente.
Leia o editorial de Veja desta semana:
O mesmo grau de certeza
Foi extraordinária, em todos os sentidos, a repercussão da
reportagem de capa de VEJA da semana passada, com o publicitário mineiro
Marcos Valério, o pivô financeiro do mensalão. VEJA trouxe revelações
bombásticas de Valério sobre o papel central do ex-presidente Lula nas
operações que resultaram em um escândalo que, por pouco, não lhe custou o
mandato presidencial.
O ex-presidente Lula manteve-se calado. Marcos Valério também não se pronunciou. São dois casos de silêncio ensurdecedor.
Em contraste, os partidos da base de sustentação do governo
protestaram e os de oposição emitiram notas exortando VEJA a tornar
públicas as evidências materiais que embasaram a publicação das
contundentes declarações do publicitário mineiro.
Os partidos que enxergaram nas revelações de Marcos Valério
vantagens políticas podem proceder como quem vislumbrou essas mesmas
propriedades no depoimento de Pedro Collor trazido a público vinte anos
atrás e que culminaram com o impeachment do irmão, Fernando Collor.
Da mesma forma, quem se sentiu prejudicado pela divulgação das
informações do homem do dinheiro do mensalão tem a possibilidade de
interpelá-lo publicamente ou procurar reparação na Justiça. Marcos
Valério está vivo e tem endereço conhecido. A mensagem é de Marcos
Valério. VEJA foi a mensageira.
O grau de certeza de VEJA em relação ao conteúdo da reportagem com
Marcos Valério é o mesmo que a revista tinha quando publicou, em 1992, a
capa “Pedro Collor conta tudo”. Tanto em um caso como no outro, VEJA
cumpriu sua missão de informar com fidelidade, coragem e espírito
público fatos testemunhados por pessoas com grande intimidade com o
poder.
Existe outro paralelo entre a reportagem de VEJA com Pedro Collor e a
de agora com Marcos Valério. Ambas são estrondosas por reunirem
declarações que deram materialidade a situações sobre as quais já tinham
sido levantados diversos detalhes significativos, porém esparsos.
Ficava faltando um demiurgo com informações privilegiadas capaz de
amarrar todos os eventos, dando-lhes coerência. Foi o que Pedro Collor
fez em 1992 e, na semana passada, Marcos Valério.
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