Gasto médio com compras de fim de ano será de R$ 322, diz pesquisa
DN Online, com informações da Fecomercio RN
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do
Comércio (IPDC Fecomércio) entre os dias 12 e 14 de novembro, com 600
pessoas nas quatro regiões de Natal, apontou otimismo dos natalenses em
relação às compras de final de ano e injetou novo ânimo no comércio da
capital. Nada menos que 80,6% dos entrevistados afirmaram que pretendem,
sim, ir às compras agora em dezembro.
Segundo o levantamento, 27,3% dos consumidores que desejam comprar planejam gastar entre R$ 201 e R$ 300 em suas compras. Já 18,3% dos consumidores responderam que pretendem desembolsar entre R$ 101 e R$ 200. Os que pretendem comprar na faixa que varia de R$ 401 a R$ 600 somam 16,7% do total.
Isso quer dizer que o gasto médio por consumidor neste Natal e fim de ano irá ficar em R$ 322. A pesquisa aponta que o segmento de Vestuário será o preferido dos consumidores (citado por 43% dos entrevistados), seguido pelos Calçados (30,3%) e Perfumes (5,7%). Os produtos de beleza e cuidados pessoais foram lembrados por 3,9% e os eletrônicos por 3,4%.
Móveis e decoração (3,1%), relógios e jóias (2,8%) também foram citados. Na lista dos itens lembrados aparecem ainda acessórios; brinquedos; eletrodomésticos; e presentes em geral.
Os shoppings continuam liderando a preferência como local de compras. Nada menos que 53,4% disseram que é neles que farão seus gastos. Outros 42,3% citaram o comércio de rua, 1,8% afirma que pretendem comprar pela Internet ou Telefone e 1% no chamado comércio popular (camelôs).
O parcelamento no cartão de crédito foi a forma de pagamento citada por 40,9% das pessoas. Já 54,3% irão pagar à vista (em espécie ou no cartão de débito). A maioria dos consumidores (43,9%) pretende ir às compras quinze dias antes do período natalino.
Segundo o levantamento, 27,3% dos consumidores que desejam comprar planejam gastar entre R$ 201 e R$ 300 em suas compras. Já 18,3% dos consumidores responderam que pretendem desembolsar entre R$ 101 e R$ 200. Os que pretendem comprar na faixa que varia de R$ 401 a R$ 600 somam 16,7% do total.
Isso quer dizer que o gasto médio por consumidor neste Natal e fim de ano irá ficar em R$ 322. A pesquisa aponta que o segmento de Vestuário será o preferido dos consumidores (citado por 43% dos entrevistados), seguido pelos Calçados (30,3%) e Perfumes (5,7%). Os produtos de beleza e cuidados pessoais foram lembrados por 3,9% e os eletrônicos por 3,4%.
Móveis e decoração (3,1%), relógios e jóias (2,8%) também foram citados. Na lista dos itens lembrados aparecem ainda acessórios; brinquedos; eletrodomésticos; e presentes em geral.
Os shoppings continuam liderando a preferência como local de compras. Nada menos que 53,4% disseram que é neles que farão seus gastos. Outros 42,3% citaram o comércio de rua, 1,8% afirma que pretendem comprar pela Internet ou Telefone e 1% no chamado comércio popular (camelôs).
O parcelamento no cartão de crédito foi a forma de pagamento citada por 40,9% das pessoas. Já 54,3% irão pagar à vista (em espécie ou no cartão de débito). A maioria dos consumidores (43,9%) pretende ir às compras quinze dias antes do período natalino.
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