segunda-feira, 11 de maio de 2015

Campanha de vacinação contra a gripe imuniza mais de 120 mil no RN


Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até dia 22 de maio.
Expectativa é de que mais de 760 mil pessoas sejam imunizadas no estado.



Do G1 RN
 


Campanha de vacinação contra a gripe segue até 22 de maio (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Campanha de vacinação contra a gripe segue até 22 de maio (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
 
A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2015, promovida pelo Ministério da Saúde, já atingiu 18,68% do total de imunizações previstas para o Rio Grande do Norte até esta segunda-feira (11). De acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sinpi), 124.526 doses já foram aplicadas.


A campanha começou no último dia 4 de maio, em todo o país, e seguirá até 22 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, o que representa aproximadamente 768.714 de pessoas no Rio Grande do Norte. No estado, as ações estão sendo realizadas e monitorados pela equipe da Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

No RN o grupo com maior percentual de cobertura vacinal até o momento é o das puérperas (mulheres no pós-parto), com 28,37%, seguido das gestantes com 23,50% e das crianças com 22,19%.

Devem se vacinar os idosos (a partir dos 60 anos), as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os povos indígenas.

A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). A imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário