terça-feira, 30 de abril de 2013

Governo do Estado convocará esta semana 600 professores concursados


A chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação, Yraguacy Araújo, confirmou que ainda esta semana será publicada a convocação de 600 professores concursados. Este ano já são mais de 2 mil professores convocados pelo Governo do Estado.

Yraguacy Araújo confirmou que 400 novos professores serão lotados na Grande Natal e os demais irão para os outros pólos, principalmente, em Angicos. “Ainda temos problemas na zona norte, em Extremoz, em Ceará-Mirim, com essa convocação resolveremos o problema”, observou.

Maia começa coleta de assinaturas para PEC que limita poderes do STF

 


Iolando Lourenço, Agência Brasil

Em meio à crise instalada nos últimos dias entre o Legislativo e o Judiciário, o ex-presidente da Câmara deputado Marco Maia (PT-RS) iniciou ontem (29) a coleta de assinaturas para apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para impedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda liminarmente lei ou emenda constitucional por decisão monocrática nas ações diretas de inconstitucionalidade ou declaratórias de constitucionalidade.

Marco Maia diz que a produção de leis e atos normativos pelo Congresso é feita por meio de muitos debates e longas votações e que essas matérias não podem ser suspensas pela decisão de um único ministro do STF. “Queremos evitar que decisões tomadas de forma monocrática impeçam a tramitação ou a efetivação de lei aprovada pelo Congresso Nacional. Não é razoável que decisões que são tomadas de forma democrática, por ampla maioria do Parlamento, constituindo mudanças na Constituição ou nas leis existentes no Brasil, sejam impedidas de entrar em efetividade pela decisão tomada por apenas um ministro do STF”, disse.

Mães denunciam que por falta de material o teste do pezinho não está sendo realizado

 


Carlos Alberto,  Nominuto.com                      
Mães de São Gonçalo do Amarante na Grande Natal denunciaram na manhã desta segunda-feira (29) que por falta de material o Lacen (Laboratório Central), mantido pela Secretaria Estadual de Saúde, não está realizando o teste do pezinho.

Para quem não sabe, o teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o Brasil e a simples atitude de se realizar o exame faz com que doenças causadoras de sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança sejam detectadas e tratadas mesmo antes do aparecimento dos sintomas.

A denúncia foi feita ao Blog de São Gonçalo

Férias de três meses

  
Vida mansa

Uma vaguinha na Câmara municipal de Juazeiro do Norte, no Ceará, tornou-se um emprego dos sonhos – financiado com dinheiro público, obviamente. No final da semana passada, a Casa aprovou férias de noventa dias por ano – equivalente a três meses de boa vida, ressalte-se – para os vereadores da cidade.

A justificativa para a desfaçatez: os vereadores precisam de mais tempo para se dedicar às suas bases eleitorais. A mamata foi aprovada por dezesseis votos a favor e dois contrários.

Se a moda chegar em Brasília, corre o risco de a mesma proposta passar no Congresso por unanimidade

Estado abre sete leitos de UTI Neonatal

 
 
A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, acompanhada do Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, abriu, nesta terça-feira (30), sete leitos de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal no Hospital Cel. Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar).
 
Essa é mais uma das ações emergenciais em busca da melhoria do atendimento na Rede Materno-Infantil do Rio Grande do Norte. Também estarão presentes o secretário de Saúde de Natal, Cipriano Maia, e o diretor da Maternidade Januário Cicco, Kleber Morais.
A abertura será possível por meio do remanejamento de médicos pediatras feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e contratação, através do município de Natal, de profissionais de neonatologia para o Hospital da Polícia Militar através da Cooperativa dos Médicos (Coopmed).
 
“Essa é mais uma das ações que pactuamos no dia 22 de abril com os municípios para reorganizar a Rede Materno-Infantil do RN”, disse o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca.
 
Na pactuação, o secretário destacou a relevância de uma correta contrarreferenciação, de modo a garantir que o usuário seja atendido no local onde reside, quando se tratar de um caso de baixo risco, cuja responsabilidade é dos municípios, cabendo ao Estado atender o paciente em demandas de média e alta complexidade.

 


Diógenes Dantas      
O jogo do PMDB no Rio Grande do Norte ficou mais claro para as próximas eleições.

Em reunião com Rui Falcão, presidente nacional do PT, há cerca de duas semanas, em Brasília, Michel Temer, vice-presidente da República, passou em revista a aliança entre os dois partidos em vários estados da federação. O esforço é manter a aliança do PT com o PMDB onde as duas legendas puderem.

Na presença do deputado Henrique Eduardo Alves, Michel Temer disse a Rui Falcão que o PMDB terá candidato próprio no Rio Grande do Norte. E que este candidato é o ministro Garibaldi Alves Filho.

Eu fiquei encafifado: Garibaldi sabe que foi lançado para o governo por Temer e Henrique?
Deve saber. O ministro deve saber ou tomou conhecimento. Eu não acredito que os dois líderes peemedebistas usariam o nome de Garibaldi em vão.

Se não sabe, é bom ficar atento. Lá no Planalto, Henrique Eduardo Alves dá como certa a candidatura de Garibaldi e já comunica a aliados.

Por outro lado, Garibaldi Filho reafirma que não é candidato ao governo e que o momento é de Henrique Alves. Que o PMDB deve romper com o DEM e lançar logo o nome de Henrique Alves. Alguém não está sendo sincero nessa história.

Ou Henrique não está sendo sincero com Garibaldi. Ou Garibaldi não está sendo sincero com Henrique. Ou os dois não estão sendo sinceros com a plateia.

A conversa do PT com o PMDB em Brasília nos deu, pelo menos, uma certeza: o PMDB potiguar caminha para candidatura própria. Dessa vez, o principal aliado não será o Democratas e, sim, o PT de Fátima Bezerra e de Fernando Mineiro.

Eu digo isso porque está pintando outra certeza: Fátima Bezerra como candidata ao Senado. Rui Falcão disse a Temer e a Henrique que o PT nacional faz questão de ter Fátima candidata ao Senado em 2014.

Embraer e Buffet

  

Embraer entrega primeira aeronave

A Embraer entrega na quarta-feira em Melbourne, EUA, o primeiro jato executivo Phenom 300 para a NetJets, empresa do grupo Berkshire Hathaway, do investidor americano Warren Buffet.

Em 2010, a Embraer e a NetJets assinaram um Acordo de Compra para 50 aeronaves, com opção de aquisição de mais 75.

Projeto sobre ‘cura gay’ avança em comissão de Direitos Humanos

 


Júlia Duailibi, Estadão

João Campos (PSDB-GO), pastor da Assembleia de Deus, é contra o projeto de lei que criminaliza a homofobia, contra o aborto, contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e contra a cirurgia de mudança de sexo no SUS. Costuma votar alinhado com a bancada evangélica.

Em 2011, criou um projeto de decreto legislativo que pretende suspender resolução do Conselho Federal de Psicologia que, desde 1999, impede os psicólogos de tentar curar a homossexualidade. Para Campos, a resolução fere o direito constitucional de psicólogos e pacientes. “Estou zelando pela Constituição”, disse ao defender, no ano passado, a proposta. “Eu não estou tratando de cura gay.”

O polêmico projeto de Campos, que é alvo do Conselho Federal de Psicologia, está na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Em março, o presidente da comissão, Marco Feliciano (PSC-SP), também pastor, indicou o deputado Anderson Ferreira (PR-PE), outro pastor, para relatar o texto.



Leia mais em Projeto de tucano sobre ‘cura gay’ avança em comissão de Feliciano

Rosalba Ciarlini lança edital da obra de reestruturação da Avenida Roberto Freire

Obra vai custar R$ 200 milhões e deve eliminar pontos de congestionamento da via por onde trafegam cerca de 110 mil veículos por dia.


av-roberto-freire300















A governadora Rosalba Ciarlini anunciou ontem (29) o início do processo de reestruturação da Avenida Roberto Freire, um dos principais corredores turísticos da capital. O edital da obra será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (30) e a abertura do certame licitatório será no dia 21 de junho deste ano na Secretaria de Estado da Infraestrutura. O valor da obra é superior a R$ 200 milhões.

A obra tem o objetivo de eliminar os pontos de congestionamento da via por onde trafegam cerca de 110 mil veículos por dia. A previsão é que o prazo para finalização do processo licitatório ocorra entre 60 e 90 dias. A reestruturação dos 4 km da avenida está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC) e será realizada através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), o que na prática significa o encurtamento do prazo licitatório e redução dos custos dos projetos.

Segundo informou a governadora Rosalba Ciarlini, os recursos para as obras já estão garantidos e as intervenções serão realizadas em etapas para não impactar o grande fluxo de veículos do corredor.

“Antes de começarmos as obras vamos fazer todos os desvios de tráfego em 30 ruas, melhorando as vias paralelas para que a população tenha um menor transtorno com as intervenções. Isso dará maior segurança ao tráfego e melhores condições de mobilidade para Natal. O transtorno será passageiro, mas a obra será para sempre”, garantiu.

“A intenção é que no futuro Natal fique melhor em termos de mobilidade dos seus corredores. Essa obra vai trazer benefícios, melhorando a segurança, qualidade de vida dos potiguares e dando maior fluidez ao trânsito”, disse Kátia Pinto, secretária da Infraestrutura.

A “nova” Roberto Freire sofrerá a intervenção já na descida do “Viaduto de Ponta Negra” e será finalizada antes da feirinha. A primeira Via Expressa de Natal terá 12 faixas de rolamento, sendo seis para cada sentido, corredor exclusivo de ônibus, ciclovia, três túneis cada um com três faixas de rolamento para cada sentido, bicicletário e redução de nove para apenas quatro semáforos.

A “faxina” de Renan Calheiros

  

A agenda positiva de Renan

Renan Calheiros, quem diria, tem dito aos mais próximos que está fazendo uma “faxina” no Senado, assim como Dilma Rousseff fez no início do seu governo.

Entre as principais mudanças estão a economia em contratos de mão de obra e a extinção do atendimento ambulatorial aos servidores no serviço médico da casa.

E a agenda positiva de Renan só está começando. Em breve, ele anunciará a doação para o SUS dos 400 equipamentos que o sistema ambulatorial do Senado tinha.

Globo: naming rights na boca de locutores, nem pensar

 

Narradores não citarão empresas

A Globo bateu o martelo em relação à sua política de naming rights. As marcas poderão até ser citadas na programação, mas a restrição será imensa e terá que ser paga uma verba para a emissora.

A Allianz e a Itaipava, que compraram o direito de batizar as arenas Palestra e da Fonte Nova respectivamente, só apareceriam em inserções antes dos jogos. Não há possibilidade de um locutor falar o nome das marcas durante as transmissões.

ICMS de abril fecha com crescimento de quase 30% em relação ao mês passado


Em abril, a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços no Rio Grande do Norte cresceu 29,46% em relação ao mês anterior. Já no comparativo com o mesmo período do ano passado o aumento foi de 27,63%.

O crescimento da arrecadação do ICMS surpreendeu até mesmo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte que estimava em 11,6% o aumento.

Portaria de quatro ministérios libera obras de emergência para o Rio Grande do Norte

Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu portaria interministerial, assinada pelos ministros da Integração Nacional, das Cidades, da Saúde e do Planejamento, selecionando o 1º grupo de empreendimentos para execução de várias obras, principalmente de abastecimento de água, em diferentes municípios potiguares.  
A portaria nº 141 indica obras de prevenção a seca e desastres naturais. São 15 projetos para todo o Rio Grande do Norte. No ministério das Cidades foram autorizados dois sistemas de abastecimento de água para Assú e Caicó. 
Entre os municípios beneficiados com ampliação dos atuais sistemas de abastecimento de água estão: Porto do Mangue e comunidade do Rosado, Caraúbas, São João do Sabugi, Encanto, Jardim de Piranhas, Portalegre e Pendências, todos com projetos no ministério da Saúde. 
Já o Ministério da Integração Nacional aprovou os projetos da barragem de Umarizeiro e da subadutora de Governador Dix-sept Rosado, partindo do sistema adutor Apodi-Mossoró. As comunidades que estão às margens da barragem de Santa Cruz, em Apodi, também tiveram seus sistemas de abastecimentos selecionados pelo Ministério da Integração. 
A adutora de Umari, em Campo Grande, e um sistema adutor integrado ligando Pendências, Macau, Guamaré e Baixa do Meio, fazem parte da seleção de projetos publicados pelo ministério da Integração.

TRE do RN poderá cobrar de prefeitos cassados custo das eleições suplementares


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte poderá cobrar dos prefeitos cassados que originaram novos pleitos o custo pelas eleições suplementares. Caso a ação seja impetrada pela Advocacia Geral da União representará cerca de R$ 136 mil a serem ressarcidos aos cofres da Justiça Eleitoral. O processo que originará a cobrança foi provocado pelo procurador geral eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, e está na fase de análise da diretoria geral do Tribunal.

Até o momento, ocorreram eleições suplementares no Estado potiguar nos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel. Neste último, o pleito custou cerca de R$ 60 mil e foi originado pela anulação do registro do candidato Manoel Cândido (PT), que venceu o pleito, mas não foi diplomado porque teve as contas referentes a eleição de 2006 desaprovadas.

Já em Caiçara do Rio do Vento o eleito Felipe Muller (PP) teve o registro negado porque a Justiça Eleitoral entendeu que a candidatura dele representaria o terceiro mandato de um mesmo núcleo familiar, já que o pai dele foi prefeito por dois mandatos. Naquele município, a eleição suplementar, realizada este mês, custou cerca de R$ 66 mil.

Embora no Rio Grande do Norte as ações para ressarcimento dos custos das eleições suplementares ainda não tenham sido impetradas, já há uma definição da Advocacia Geral da União sobre o assunto.

Desde o ano passado, a Justiça Eleitoral em parceria com AGU passou a cobrar de prefeitos cassados as despesas com a realização das novas eleições para escolher os sucessores. Até o momento, foram ajuizadas 34 ações de ressarcimento referentes às eleições municipais de 2008. Juntas, essas ações somam mais de R$ 1,3 milhão de gastos com novas eleições realizadas.

De acordo com dados do TSE, desde 2008 foram realizados 179 novos pleitos eleitorais. Em 2013 foram 26 eleições suplementares.

Prazo para declarar Imposto de Renda termina hoje

Enviar declaração incompleta evita pagamento de multa.


Dados de remuneração ou pagamento podem ser incluídos na retificadora.

Do G1, no Rio
 

Faltam poucas horas para o fim do prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda 2013, ano-base 2012. Se não quiser pagar multa, o contribuinte tem até as 23h59 desta terça-feira (30) para enviar o documento à Receita Federal. Quem vai fazer a declaração em disquete tem prazo ainda menor, pois a entrega deve ser feita nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF).

A multa mínima por atraso é de R$ 165,74 e pode atingir até 20% do imposto devido. (Clique aqui para ver quem está obrigado a declarar). Até as 16h de segunda-feira, faltando 32 horas para o encerramento do prazo, 5,1 milhões de contribuintes ainda não haviam prestado contas ao leão.
Quem deixou para a última hora também pode enfrentar problemas na hora de transmitir a declaração, pois pode haver acúmulo de acessos ao endereço da Receita.

Incompleta

 Uma opção para quem ainda não entregou o documento é remeter a declaração incompleta para evitar a multa, segundo especialistas, e retificar depois.

Sérgio Vidal, coordenador do curso de Ciências Contábeis da UniCarioca, alerta que a declaração pode ser enviada incompleta, mas depende do que falta ser completado.

"Dependendo do que for, o sistema não gravará a declaração até os dados estarem totalmente informados. Mas, se por exemplo, falta uma fonte de remuneração ou os dados de algum pagamento feito, a declaração pode ser enviada e depois ajustada. Neste caso, deve ser enviada como uma declaração retificadora", explicou.

Edson Lopes, especialista em gestão tributária e fiscal da Alterdata, ressalta que a entrega da declaração incompleta está longe do ideal ou mesmo do correto, mas concorda que, quando há impossibilidade de ter todas as informações dentro do prazo,  é possível entregar a declaração desde que não falte uma informação considerada altamente relevante,  pois sem esta o programa da Receita sequer  prosseguirá.

"Mas assim que a informação for obtida deve-se retificar a declaração original, corrigindo ou complementando as informações, tornando esta retificadora a verdadeira declaração.  Dessa forma,  esta última é que passará a ser a declaração em vigor, passando a  definir o valor da restituição ou  do imposto a recolher. Mas esta retificação está condicionada a não haver procedimento fiscal instalado, portanto essa retificação é uma corrida contra o tempo.  O prazo máximo da retificação é de 5 anos", explica.

Cuidados com a retificadora

 A declaração retificadora deve ser entregue no mesmo modelo (completo ou simplificado) adotado na declaração original se a correção for feita depois de 30 de abril. Mas, se a entrega for antes desta data ainda é possível alterar o modelo. O contribuinte deve ter  o número do recibo de entrega da declaração anterior para fazer a retificadora.

Orçamento participativo começará a ser discutido hoje


A Secretaria de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla) realiza nesta terça-feira (30), no auditório do IFRN da Cidade Alta, o Seminário de Participação Popular na elaboração do Plano Plurianual de Natal para o Quadriênio 2014-2017. O encontro visa discutir as prioridades do Plano Plurianual, no intuito da construção futura, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, em conjunto como a participação da população no ciclo orçamentário municipal.

O Plano Plurianual (PPA) tem como objetivo principal a orientação das políticas públicas e planejamento dos gastos orçamentários para os próximos quatro anos da gestão do Municipio de Natal.

O PPA está sendo elaborado pela Sempla, em conjunto com todas as secretarias da Prefeitura do Natal e representantes da Sociedade Civil, priorizando cinco eixos temáticos referentes, ao Desenvolvimento Humano e Cidadania, Desenvolvimento Socioespacial, Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Gestão Democrática da Cidade e Desenvolvimento Regional.

Fátima se reúne com prefeitos, vereadores, PT e aliados do Seridó

 
Parelhas foi sede do primeiro encontro regional da deputada federal Fátima Bezerra (PT) com os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais representações políticas do PT e partidos aliados. A reunião da região do Seridó foi realizada no sábado (27), na Câmara Municipal de Parelhas.

Na ocasião, a assessoria da deputada Fátima apresentou um balanço da atuação ao longo desses mais de dez anos na Câmara Federal. O Seridó obteve mais de R$ 30 milhões, apenas em recursos oriundos de emendas individuais alocados pela deputada. Dentre as ações realizadas pelo mandato no Seridó, destaca-se: IFRN de Currais Novos, Caicó e agora Parelhas. Só para a educação, foram mais de R$ 11 milhões em emendas.

"Prestar contas do nosso mandato popular, ouvir reivindicações e reafirmar o compromisso do mandato em trabalhar pelo Seridó foi o objetivo do encontro”, disse Fátima para o prefeito de Parelhas, Francisco; Ouro Branco, Dra. Fátima; Serra Negra do Norte, Urbano Faria; Santana do Seridó, Dril; São Vicente, Joci; Cruzeta, Nena; Carnaúba, Sérgio; o vice-prefeito de Currais Novos, João Gustavo; além dos vereadores Odon Jr (Currais Novos), e Eraldo (Serra Negra), ambos PT, e demais representantes dos diretórios municipais do PT no Seridó, além de vereadores, gestores e apoiadores.

O encontro teve a participação de 15 cidades - Parelhas, Serra Negra, Ouro Branco, Currais Novos, Acari, Santana do Seridó, Cruzeta, Caicó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas, Equador, Cerro Corá São Vicente e São José do Seridó. O 2º será no Alto Oeste.

Na comunidade Pitombeira, Fátima inaugura quadra de esporte
 
Distante 30 km de Serra Negra do Norte, a comunidade Pitombeira recebeu com festa a deputada federal Fátima Bezerra (PT), na noite do sábado (27), para o ato simbólico de inauguração da quadra de esporte, fruto de emenda parlamentar da deputada.

Fátima, o prefeito de Serra Negra, Urbano Faria (PT), os vereadores Eraldo e Like, ambos PT, o ex-prefeito Rogério e secretários municipais participaram da solenidade. “A luta incansável da deputada tem resultado em muitas realizações para Serra Negra”, reconheceu Urbano.

Durante o ato Fátima participou da entrega da premiação do campeonato de futebol organizado pela comunidade.

Presidentes do Senado e Câmara cogitam arquivar ‘PEC da discórdia’

 

Junia Gama e Isabel Braga, O Globo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta segunda-feira que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33, que dá ao Congresso poderes para revisar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), não deve sequer chegar a ser apreciada na Casa. As declarações foram feitas após Renan e o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), terem visitado o ministro do STF Gilmar Mendes, hoje. De acordo com os dois parlamentares, a relação com o Judiciário está “distensionada”.

De acordo com o presidente do Senado, há mecanismos internos para que a proposta, caso seja considerada inconstitucional, seja derrubada antes mesmo de chegar ao plenário. Renan afirmou não acreditar que a PEC 33 chegue à apreciação do Senado.




Foto: Aílton de Freitas / O Globo



Leia mais em Presidentes do Senado e Câmara cogitam arquivar ‘PEC da discórdia’

Funcionários do Banco do Brasil fazem paralisação de 24 horas



Movimento acontece em todo o país em protesto contra o novo plano de carreira adotado pela instituição.

Wellton Máximo, Agência Brasil,            
 
Os clientes do Banco do Brasil (BB) só poderão fazer operações e serviços bancários nos caixas eletrônicos e pela internet nesta terça-feira (30). Os funcionários do BB cruzarão os braços por 24 horas em todo o país em protesto contra o novo plano de carreira adotado pela instituição. Os sindicatos exigem a abertura de negociações e reclamam que o plano foi implementado sem consulta aos trabalhadores.

As principais reclamações dizem respeito à redução de adicionais para os cargos em comissão e para as funções gratificadas. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) que representa os bancários, o novo plano reduz o adicional de função gratificada de seis horas e do adicional de função de confiança para os comissionados que trabalham oito horas.

A Contraf criticou ainda a nova fórmula de cálculo do valor de referência (VR), usado para definir os reajustes salariais nas progressões profissionais. Segundo a entidade, o VR, que era considerado o piso salarial para cada cargo, foi transformado em teto. Dessa forma, adicionais de mérito e outras verbas não poderão ser incorporados ao salário dos trabalhadores comissionados porque o VR ultrapassaria o valor correspondente ao cargo.

Em vigor desde fevereiro, o novo plano de carreiras do Banco do Brasil definiu dois tipos de cargo: os comissionados, com jornada de oito horas, e os demais, com seis horas diárias. Os bancários alegam que funcionários que ocupam cargo em comissão foram obrigados a aceitar jornadas e salários menores e que os atuais cargos comissionados não serão mais preenchidos por funcionários com o mesmo salário.

De acordo com o Banco do Brasil, foi dada a opção para que os funcionários permanecessem nas funções de confiança ou optassem pela jornada de seis horas. A instituição cita ainda pesquisas internas que mostrariam que a maioria dos trabalhadores está satisfeita com o novo plano.

Embraer fecha contrato para vender 30 aviões à United Airlines

Contrato prevê que opção para compra de mais 40 jatos.


Se chegar às 70 aeronaves, operação tem valor estimado em US$ 2,9 bi.

Do G1, em São Paulo
 

Avião da Embraer com logo da United (Foto: Divulgação/United Airlines)
Avião da Embraer com logo da United
(Foto: Divulgação/United Airlines)

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer anunciou, nesta segunda-feira (29), que assinou um contrato com a United Airlines para a venda de 30 jatos Embraer 175. O contrato também prevê opções para mais 40 aviões. Se todas as opções forem exercidas, a operação tem valor estimado de US$ 2,9 bilhões, segundo a empresa.

“Estamos muito satisfeitos com este pedido, pois reforça e amplia a nossa parceria de longa data com a United Airlines, então como Continental Airlines, cliente de lançamento do jato ERJ 145, em 1996”, disse, em nota,  Paulo Cesar Silva, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

A primeira entrega, segundo a Embraer, está prevista para o primeiro trimestre de 2014. Os aviões, que serão operados sob a marca United Express, serão configurados com 76 assentos.

Em nota, a United Airlines informou que as aeronaves da Embraer vão substituir alguns dos antigos jatos regionais de 50 assentos da frota da companhia. "Os E175s vão consumir 10% menos combustível por assento e terão menos emissões de CO2 por assento que a aeronave de 50 assentos que vão substituir".

Também nesta segunda-feira, a Embraer anunciou que encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 61,7 milhões, uma queda de 67% frente ao mesmo período de 2012. Nos primeiros três meses do ano passado, o lucro da empresa ficara em R$ 187,6 milhões.

Fundo Partidário: legendas dividem R$ 24,5 milhões em abril


Vinte e nove partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receberam o total de R$ 24.514.010,34 em duodécimos referentes ao repasse do Fundo Partidário de abril de 2013. Desse valor, o Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu o maior montante: R$ 3.952.723,88. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) obteve R$ 2.950.108,25 e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) recebeu R$ 2.719.776,84.

Apenas o Partido Trabalhista Nacional (PTN) deixou de receber recursos do Fundo em abril. Isto porque a legenda está impedida de receber cotas do Fundo Partidário por oito meses, conforme decisão proferida em julgamento de prestação de contas. Já houve a suspensão de cotas do Fundo referentes a setembro de 2011 e de fevereiro a abril de 2013, restando, portanto, à legenda cumprir mais quatro suspensões.

Os valores arrecadados com o pagamento de multas eleitorais são também destinadas aos partidos. Em março de 2013, o valor obtido chegou a R$ 4.429.432,73. O PT recebeu R$ 714.217,06, seguido pelo PMDB, com R$ 533.054,60, e pelo PSDB, que obteve R$ 491.436,06.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Reeleger porquê, por Marcos Coimbra

 


Adotado no Brasil em 1997 em condições inesquecíveis (com o jogo em pleno andamento, faltando apenas um ano para a eleição seguinte, Fernando Henrique Cardoso persuadiu o Congresso a alterar a Constituição para que pudesse se manter no cargo), o instituto da reeleição no Executivo foi rapidamente aceito. As pesquisas mostram que 80% da população o aprovam.

Desde então, fizemos oito pleitos. Se contarmos as escolhas de prefeitos, governadores e presidentes da República, são alguns milhares de processos eleitorais. Quantidade mais que suficiente para que possamos identificar os fatores que explicam os sucessos (e os fracassos) dos candidatos que a buscam.

O que leva alguém a se reeleger? Em que circunstâncias o mandatário tem maiores chances de obter novo mandato?

A questão é central para avaliar as perspectivas da próxima eleição presidencial, pois Dilma é candidata. Não precisava, mas Lula deixou isso claro e assim “precipitou” a eleição para “surpresa” (fingida) de alguns.

Olhando o que aconteceu nas eleições entre 1998 e 2012, a primeira constatação é que é elevada e crescente a proporção de êxitos dessas candidaturas.







Para não ficar somente nas eleições presidenciais, em que é de 100% (dois disputaram e ambos se elegeram), vejamos as outras.

Para governador, fomos de 66% de reeleições, em 1998, para 81%, em 2010, quando 11 tentaram e 9 venceram. O que era alto (dois terços de vitórias) tornou-se quase universal (quatro resultados favoráveis em cada cinco tentativas).

 O mesmo aconteceu nas eleições de prefeito de capital. Em 2000, cerca de 70% dos que buscaram novo mandato o conquistaram. Em 2004, a proporção subiu para 73% e chegou a 95% em 2008 (20 procuraram e 19 foram bem-sucedidos).

Em 2012, a taxa caiu (entre outros motivos pelo fato de que vários dos que disputaram tinham assumido as prefeituras havia apenas dois anos, em função da renúncia do titular), indo para 50%.



Leia a íntegra em Reeleger porquê

Deputados e prefeitos do PMDB vão lançar candidatura de Henrique ao governo na reunião de 10 de maio

      

O deputado Henrique Alves, presidente do PMDB no Rio Grande do Norte, convocou as bases do partido em todo o Estado para uma reunião no dia 10 de maio, em Natal.

Reunião para ouvir deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, sobre o posicionamento do partido em relação à aliança com o governo da democrata Rosalba Ciarlini.

O ministro Garibaldi Filho, em declarações evasivas, tem adiantado o tom da reunião do dia 10: o lançamento da candidatura de Henrique a governador.

Garibaldi deu o mote e os deputados, prefeitos e vereadores vão levantar a bandeira de Henrique governador.

E as manchetes pós-reunião serão todas assim: PMDB lança candidatura de Henrique a governador.

O deputado Henrique Alves, presidente do PMDB no Rio Grande do Norte, convocou as bases do partido em todo o Estado para uma reunião no dia 10 de maio, em Natal.

Reunião para ouvir deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, sobre o posicionamento do partido em relação à aliança com o governo da democrata Rosalba Ciarlini.

O ministro Garibaldi Filho, em declarações evasivas, tem adiantado o tom da reunião do dia 10: o lançamento da candidatura de Henrique a governador.

Garibaldi deu o mote e os deputados, prefeitos e vereadores vão levantar a bandeira de Henrique governador.

E as manchetes pós-reunião serão todas assim: PMDB lança candidatura de Henrique a governador.

Ministro Garibaldi Filho quer acabar com pagamento de pensões a assassinos de cônjuges

      

Da coluna Radar, na Veja que está nas bancas:

Crime com recompensa: governo quer acabar com ‘benefício Suzane Richthofen’

Tentativa de correção

Garibaldi Alves quer pôr fim a uma aberração da previdência brasileira: assassinos de cônjuges ou parentes recebem pensão do INSS até serem condenados em última instância. Suzanne Richthofen, por exemplo, foi beneficiada pela anomalia.

Alves apresentou uma proposta ao Congresso que proíbe o pagamento quando houver indícios claros de participação do parente, como confissão ou prisão em flagrante. Se o réu for inocentado ao fim do processo, terá direito ao valor retroativo.

Rota dos Ventos (BR-406) - Eixo do Desenvolvimento Sustentável do RN

 

Jean-Paul Prates                     
 
 
 

Muito feliz com a receptividade da Região do Mato Grande e da Região Litoral Norte do RN ao Projeto Rota dos Ventos (www.rotadosventos.net) no primeiro seminário de mobilização ocorrido hoje em João Câmara. 
 
Agradeço pela confiança que a UERN, o IFRN e a Dep Fatima Bezerra tiveram em abraçar o projeto em primeira hora. 
 
E agradeço às entidades que, através de seus representantes presentes hoje a esta primeira ação, expressaram o total apoio à iniciativa de planejamento participativo apresentada hoje: Governo do Estado, DNIT/RN, SEBRAE/RN, IBGE, INCRA, UFRN, PETROBRAS e CT-Gas/ER, UNP, empresas atuantes na região, prefeitos, vereadores e moradores da região.
 
Projeto Rota dos Ventos mobiliza centenas de moradores na região do Mato Grande. http://www.cerne.org.br/pt-BR/noticias/projeto-rota-dos-ventos-mobiliza-centenas-de-moradores-na-regiao-do-mato-grande

Consulta sobre fidelidade partidária no caso de fusão de partidos chega ao TSE


O deputado federal Sérgio Brito (PSD-BA) enviou consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre fidelidade partidária no caso de criação de novo partido, em razão da fusão de duas legendas pré-existentes. A consulta é a seguinte:

“Havendo fusão entre o Partido A e o Partido B, pode um detentor de mandato pelo Partido C filiar-se à agremiação resultante de fusão (A+B), invocando a justa causa do art. 1º, § 1º, II (criação de novo partido), sem perder o mandato por infidelidade?

No caso de resposta afirmativa, cuidando-se de deputado federal, a sua filiação ao Partido resultante da fusão implica alteração na distribuição de tempo de propaganda eleitoral e partidária, assim como do fundo partidário, como preconizado no acórdão do STF na ADI nº 4.430?”
O relator é o ministro Dias Toffoli.

Setor cafeeiro aguarda aumento do preço mínimo da saca

Nos três primeiros meses do ano, o preço médio de comercialização do café recuou 28,97% em relação ao mesmo período de 2012.

Mariana Branco, Agência Brasil,           
 
 
 
30055













Resultados da balança comercial do primeiro trimestre de 2013 refletem a crise do setor cafeeiro. De janeiro a março deste ano, os ganhos com as exportações do grão ficaram em US$ 1,254 bilhão, 21,69% a menos que no mesmo período de 2012.

 Por outro lado, a quantidade exportada aumentou 10,25%, atingindo 392,8 mil toneladas, o que sinaliza que não há diminuição das vendas externas do produto, e sim, queda nos preços. Nos três primeiros meses deste ano, o preço médio de comercialização do café recuou 28,97% ante o mesmo período do ano passado. O governo espera frear a queda aumentando o preço mínimo da saca. O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve votar o reajuste nesta segunda-feira (29).
 Segundo o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, o preço mínimo da saca de 60 quilos de café não é reajustado desde 2009. Ele destacou que o governo financia de 75% a 80% desse valor para os produtores. Por isso, a elevação deve garantir caixa aos cafeicultores a fim de que segurem o produto e não sejam obrigados a vendê-lo pelos preços pouco vantajosos de agora.

"Com preço mínimo [maior] o produtor não vai ser obrigado a colocar o café no mercado de imediato, pois terá amparo governamental", prevê. De acordo com ele, a crise atual é resultado de uma oferta elevada do produto aliada às oscilações de mercado causadas pela crise internacional.

Atualmente, o preço mínimo da saca de café arábica está em R$ 261,69 e o da saca de café robusta, em R$ 156,57. Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os produtores reivindicam que o arábica suba para R$ 340 e que o robusta fique em R$ 180. O órgão ressaltou que o governo tem dialogado com os cafeicultores durante a crise.

Além da elevação do preço mínimo, o CMN aprovou em março a prorrogação da dívida dos cafeicultores com estocagem. Eles poderão pagar a partir de junho os débitos que venciam em abril e maio e parcelar os valores em até 12 vezes.

Para dar fôlego ao setor, são preparadas ainda outras medidas. De acordo com Silas Brasileiro, os produtores têm sinalização do governo de que haverá crédito para custeio, colheita e estocagem e opções de Prêmio de Equalização ao Produtor, subvenção econômica concedida ao produtor rural que se dispõe a vender seu produto pela diferença entre o preço mínimo e o valor do prêmio arremato em leilão. Segundo o presidente do CNC, a previsão é adotar as novas medidas neste semestre.

Brasileiro disse ainda que a expectativa dos cafeicultores é uma recuperação do preço do café já a partir da segunda quinzena de maio com o aumento do preço mínimo. Ele destaca, no entanto, que não há interesse em preço alto "excessivo". "Ao produtor isso não interessa, pois gera inflação e estimula plantios novos.”

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior mercado consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos. O país exporta aproximadamente 60% de sua produção, principalmente para os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão e a Itália. Para a safra 2013/2014, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma colheita de 48,5 milhões de sacas do grão.

Chuvas provocam alagamentos em Natal

Semáforos quebrados e queda de árvores também fazem parte do cenário na cidade.

Gerlane Lima, com informações do Via Certa, 
 
            
c-ok














A chuva que cai desde sábado (27) repete um cenário já conhecido na capital potiguar, como ruas alagadas, semáforos quebrados e árvores caindo. A previsão é de mais chuva no começo da semana.
 
Na Rua dos Paianazes , antiga avenida 10 próximo a avenida Presidente Sarmento, uma árvore caiu em cima de um veículo. E na Rua Baraúnas, nas imediações da 'Feira do Carrasco' outra árvore caiu interrompendo o trânsito.
 
Alguns pontos de alagamentos na cidade:
  • Rua das Alagoas com ponto transitável de alagamento no encontro com avenida Ayrton Senna
  • Acesso ao viaduto IV Centenário com alagamento parcialmente transitável
  • Avenida Moema Tinôco com alagamento intransitável na altura do cemitério Pajuçara
  • Alagamento parcialmente transitável em frente ao estádio Frasqueirão no sentido capital
  • Avenida Bernardo Vieira com alagamento parcialmente transitável na altura do SEMTAS e "Feira do Carrasco" sentido norte
  • Alagamento em Mirassol, na saída da rua principal para o Campus da UFRN
  • Alagamento na rua da Saudade, próximo à ladeira de Nova Descoberta
  • Avenida Passeio dos Girassóis com alagamento intransitável na altura do Campus UFRN
  • Pista escorregadia na estrada da Coophab, av. Olavo Montenegro
  • Avenida Salgado Filho com ponto de alagamento na altura do cruzamento com avenida Amintas Barros no sentido aeroporto
  • Pontos de aquaplanagem na Via Costeira e prolongamento da avenida Prudente de Morais
  • Avenida Cel. Estevam x avenida Alexandrino de Alencar com alagamento na faixa da esquerda no sentido único
  • Avenida Prudente de Morais com alagamento transitável na altura do Corpo de Bombeiros no sentido sul
  • Rodovia BR-226 com ponto de alagamento no sentido interior na altura da "Curva da Morte"
  • Av. Cel. Estevam altura do forró do Dagô com alagamento transitável
  • Av. Eng. Roberto Freire com alagamento parcialmente transitável altura da UnP
  • Alagamento na av. Alexandrino de Alencar altura do Bompreço. (transitável)
  • Alagamento transitável na av. Mar do Caribe. Pajuçara-Conj. Parque das Dunas

Leis secas e molhadas, por Gaudêncio Torquato

 


O marronzinho, visivelmente embriagado, é preso em flagrante, depois de bater o carro em um ônibus, em Taboão da Serra, na noite de segunda feira passada.

Sem carteira de habilitação no momento do acidente, confessa ter consumido cerveja e cachaça e é solto após pagar fiança de R$ 5 mil.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que emprega o profissional, decreta: “não cabe à companhia nenhum procedimento, visto que o caso não tem relação com os aspectos funcional e profissional”.

Pois é, o agente responsável pela fiscalização da Lei Seca brasileira, considerada uma das 20 mais severas entre as legislações de 82 nações pesquisadas pelo International Center for Alcohol Policies, dirigirá tranquilo na via tortuosa da burocracia, eis que seu empregador descarta nexo entre conduta pessoal e eventos que mostram transgressão ao escopo funcional do empregado.

Esse é apenas um retalho da moldura que abriga leis não cumpridas, justiça lerda, projetos casuísticos, prioridades invertidas, improbidade administrativa, decisões provisórias, banalização da violência, tibieza de governantes e culto ao individualismo, entre outros vetores de nossa vida social e política.

O que chama a atenção no episódio do marronzinho (assim chamado pela cor da roupa) é a resposta da CET, da qual se pode pinçar o discurso reativo de nossa burocracia: “não temos nada com isso; cumprimos rigorosamente o dever; condutas pessoais não estão sob nossa égide”.






Eis a viseira que tampa o olhar lateral das estruturas do Estado, preocupadas em ficar longe de denúncias e em distribuir culpas a outros gestores, jamais avocando a si parcela (mínima que seja) de erros e desvios.

Não seria mais razoável que, face a situações como a ocorrida, a administração do trânsito viesse a público proclamar seu dever com a formação dos quadros, significando emprego correto de equipamentos, treinamento intensivo de habilidades profissionais, campo de abrangência das leis, e, em complemento, orientação psicológica, de modo a integrar condutas pessoais à planilha profissional?

O desleixo é um dos maiores obstáculos à modernização da gestão pública nas três instâncias federativas. Os maus exemplos vêm de cima, gerando o efeito dominó da ineficiência. A primeira pedrinha derruba a segunda, que derruba a terceira e assim por diante.

Veja-se o caso da Lei Seca, a de no 11.705, sancionada pela presidente Dilma em 20 de dezembro de 2012, que tornou mais rigorosa a punição de motoristas alcoolizados.

Necessária para diminuir o índice de acidentes – o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking de recordistas de acidentes de trânsito -, no início, a lei correspondeu às expectativas. Registrou-se sensível queda no número de acidentes.

Ao correr do tempo, a fiscalização relaxou, tanto por causa da falta de bafômetros quanto por conta da recusa dos motoristas a se submeter ao teste. Nada surpreendente.



Leia a íntegra em Leis secas e molhadas



Gaudêncio Torquato, jornalista, professor titular da USP, consultor político e de comunicação Twitter@gaudtorquato

PSD nacional em busca do apoio do PT para Robinson Faria


O jornalista Ilimar Franco, na sua coluna do jornal O Globo, de hoje, destaca que o apoio do PT a candidatura de Robinson Faria pode entrar na pauta nacional. Eis a nota:

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, garantiu apoio à reeleição da presidente Dilma sem ganhar ministérios esse ano, mas prepara o pacote de pedidos para 2014. Para integrar a coligação petista, Kassab quer o apoio do PT para candidatos do PSD ao governo em quatro estados: Bahia, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Norte.

Novas eleições geram gastos de mais de R$ 1,3 milhão para a Justiça Eleitoral


A organização de uma nova eleição é de responsabilidade de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dar apoio financeiro e logístico aos regionais. Em outubro de 2012, foram realizados pleitos em 5.568 municípios. No entanto, os eleitores de dezenas de cidades tiveram de retornar às urnas este ano para participar de novas eleições para o cargo de prefeito, uma vez que nesses locais a votação de outubro passado teve de ser anulada pela Justiça Eleitoral.

Esses novos pleitos acarretam gastos adicionais para os TREs e, para evitar prejuízos, desde o ano passado, a Justiça Eleitoral, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), passou a cobrar de prefeitos cassados as despesas com a realização das novas eleições para escolher os sucessores. Até o momento, foram ajuizadas 34 ações de ressarcimento referentes às eleições municipais de 2008. Juntas, essas ações somam mais de R$ 1,3 milhão de gastos com novas eleições realizadas.

A Justiça Eleitoral convoca um novo pleito sempre que o candidato eleito com mais de 50% dos votos tiver o registro indeferido ou o mandato cassado por prática de alguma irregularidade ou crime eleitoral. Alguns exemplos de irregularidades são compra de votos, abuso de poder político ou econômico e utilização indevida dos meios de comunicação, entre outros. Esses candidatos automaticamente perdem os seus cargos e são convocadas novas eleições.

Panorama Esportivo



Estádio em perfeitas condições.

O campeonato municipal está de volta, e em Doutor Severiano com essas chuvas que estão caindo, o piso vai está ótimo até a bola rolar a partir do dia 12 de Maio quando vamos vivenciar o torneio início direto do Cristovão.

Por: J. Rui

Infraestrutura é precária no Centro Administrativo

Sara Vasconcelos - Repórter

O Centro Administrativo, sede do governo estadual abriga não apenas o cerne das decisões do estado, como também problemas de infraestrutura.  Construído na década de 1970, alguns prédios nunca passaram por reforma. Infiltrações, problemas nas instalações elétricas e salas mal estruturadas e fachadas deterioradas são alguns deles. A questão da segurança e a mudança nos acessos também são reveses, relatados por servidores.



Há uma semana, o prédio da Secretaria de Educação e Cultura foi alvo da ação de bandidos. Uma quadrilha invadiu a sede, rendeu o vigilante e arrombou três caixas eletrônicos do Banco do Brasil levando soma  em dinheiro não divulgada. O prédio da Educação está localizado exatamente em frente à Governadoria e, ao lado, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed).

A circulação no Centro Administrativo é facilitada com a falta de manutenção das cercas, que ostenta buracos em alguns pontos. As guaritas não dispõem de equipamentos de segurança, como câmaras de circuito interno de TV ou barreiras eletrônicas. E em ao menos uma das três existentes, no acesso pela rua Raimundo Chaves, não havia guarda enquanto a equipe da TRIBUNA DO NORTE  esteve no local, na manhã da última quinta-feira.

O acesso pela Avenida Prudente de Morais, improvisada a partir da construção do Estádio Arena das Dunas, não tem pavimentação. Os desníveis e buracos rasgados no chão de terra batida pioraram com  chuva que caiu na última quarta-feira. Em meio a área alagada, sacos de lixo deixados para coleta. Pela marginal da BR-101, o acesso para carros oficiais é bem conservada e conta com guardas patrimoniais.

No trecho entre a Governadoria até a Secretaria de Infraestrutura (SIN), um vazamento no sistema de abastecimento da Caern, alagou as vias durante todo o dia de quarta e quinta-feira. Antes da reportagem deixar o local, técnicos da Caern vistoriavam o problema na tubulação.

A conservação dos canteiros e praças contrasta com a fachadas de algumas secretarias. A entrada nos prédios é feita de forma indiscriminada, somente em uma delas – na secretaria estadual de infraestrutra – o acesso precisou ser liberado por equipamentos eletrônicos instalados na portaria. Nas demais, a falta de recepcionista ou uma passagem paralela às roletas permite a entrada sem identificação.

Longe da escola

  

Situação preocupante

Um levantamento feito pelo Instituto Avante Brasil, especializado no estudo da violência no país, entre 2008 e 2012 traz dados nada animadores sobre a educação no sistema penitenciário brasileiro. São pouquíssimos os presos estudando.

No estado com a maior atividade, Pernambuco, a cada 1000 presidiários, somente 191 estão tendo aulas. Espírito Santo e Rondônia completam o pódio. Na outra ponta da tabela da ressocialização está o Maranhão, com 22 estudantes para cada 1000 presos.

Acessos simples e sem iluminação

Ricardo Araújo - repórter

Desde que a primeira licitação para a construção dos acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi deflagrada, 14 meses se passaram e nenhum vestígio de poeira ou máquinas na pista sinaliza o início das obras. O Governo pede mais 20 dias de prazo – para acionar as máquinas – mas, além do atraso, um detalhe chama a atenção: os projetos executivos já aprovados pelo DER não contemplam a duplicação da RN-160, única via direta de acesso ao município a partir de Natal.
Júnior SantosO Aeroporto de São Gonçalo do Amarante está com a pista de pouso concluída e o terminal de carga e passageiros está em obra. A expectativa é que a estrutura comece a operar em abril de 2014O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante está com a pista de pouso concluída e o terminal de carga e passageiros está em obra. A expectativa é que a estrutura comece a operar em abril de 2014


Excluídos os trechos da BR-406, BR-304 e BR-101 – cerca de 10 km das rodoviais estão incluídos nos projetos - as demais vias para chegar e sair do novo aeroporto serão pistas simples e, inicialmente, sem iluminação ao longo de quase 24 km. E é provável que o terminal de cargas e passageiros, anunciado como o sétimo maior do mundo e cujo início da operacionalização a Concessionária Inframérica marcou  para abril de 2014, seja inaugurado sem que as obras adjacentes estejam prontas. 

Segundo o diretor/presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN), Demétrio Torres, as intervenções relacionadas aos acesso ficarão prontas no final de maio do ano que vem. Um mês, portanto, após o início das atividades do novo aeroporto e às vésperas da Copa do Mundo da Fifa em Natal.  Entretanto, no entendimento do DER/RN, as obras já começaram.

“As instalações foram iniciadas e a chegada de alguns equipamentos está marcada. O levantamento topográfico está em vias de conclusão. O início das obras não se caracteriza pela poeira e máquinas operando. Isto vai começar nos próximos 20 dias”, ressalta Demétrio Torres. Sobre os 14 meses de atraso, ele justifica que a “burocracia interminável” emperrou processos, o que postergou o início das intervenções. Afora a organização da papelada referente às obras, segundo o titular do DER, foi necessário ampliar o conjunto de projetos para expandir as rotas de acesso ao novo aeroporto.

O custo foi alterado e as obras ficaram 4,8 vezes mais caras, comparado-se com o primeiro valor divulgado pelo Governo do Estado. O projeto original foi acrescido de novos empreendimentos e, em termos percentuais, sofreu um ágio de 381,32%, saltando de R$ 15 milhões para aproximadamente R$ 72,1 milhões. “Brigamos pelos projetos porque era uma oportunidade boa. A mobilidade não é só para a Copa do Mundo. O nosso projeto contempla 20 anos para a frente e é importante que se tenha um anel viário na Região Metropolitana”, defende Demétrio Torres.

Rápida execução

Demétrio Torres minimiza o tempo perdido com o procedimento burocrático e assegura que as obras em voga são de “rápida execução”. “Todos os projetos estão prontos, licitados, com os recursos garantidos. O Governo do Estado pegou dinheiro emprestado com a União para executar as obras e todas serão entregues em maio de 2014. Teremos treze meses para executá-las”, enfatiza.

Conforme esclarecido pelo titular do DER/RN, as intervenções ocorrerão, basicamente, em áreas rurais, onde não há necessidade de desapropriação de imóveis. “As desapropriações serão mínimas e em alguns casos, os donos dos terrenos pelos quais as pistas irão passar, ofereceram as terras ao Governo sem nenhum custo. Eles são conscientes do benefício da obra”, relata.

Os recursos referentes à execução das intervenções serão desembolsados pela Caixa Econômica Federal, a partir de um convênio assinado entre o Governo do Estado e o Banco no início deste mês. A execução das obras está sob a responsabilidade da Construtora Queiroz Galvão, vencedora da licitação. 

PT faz pressão para Planalto se afastar de Campos

 

 
Leio na Folha que integrantes da cúpula do PT estão pressionando Dilma Rousseff a declarar seu divórcio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que ameaça romper com o governo para desafiá-la nas eleições de 2014. O objetivo é afastar o que os petistas veem como um aliado ambíguo, que critica o governo publicamente sem abrir mão dos cargos na administração federal.


No PT, os que defendem o expurgo de Campos e seus aliados argumentam que assim teriam maior liberdade para tratá-lo como adversário e revidar seus ataques. Além disso, os petistas querem os cargos que ele controla na máquina para contemplar outros partidos comprometidos com o apoio à reeleição de Dilma. O PSB controla o Ministério da Integração Nacional, a Secretaria de Portos e a Chesf, uma das maiores estatais do setor elétrico.

Garibaldi defende que o PMDB saia do divã



O senador-ministro Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) definitivamente quer que o seu partido no estado deixe o divã para se curar do velho dilema de ser ou não ser governo. Sabedor da insatisfação dos prefeitos com o governo Rosalba Ciarlini (DEM), Garibaldi em entrevista ao Jornal de Hoje, reafirmou o que já vem defendendo há tempo: que o PMDB deve romper com o governo dos democratas e lançar a candidatura do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), ao governo do estado em 2014.

Diz o JH:

E se esse rompimento – que já vem sendo ventilado pela imprensa desde o final de 2012 – se confirmar, Garibaldi acredita que Henrique Eduardo Alves, atual presidente da Câmara dos Deputados, seria o melhor nome do partido, uma vez que o próprio Garibaldi “não deseja”, e o filho dele, o deputado estadual Walter Alves, “é muito jovem”.

Coisa que para os leitores desta coluna já não é mais nenhuma novidade, vez que venho falando que Henrique Alves, se o PMDB lançar candidatura própria, será o candidato da legenda nas eleições do próximo ano. Aliás, embora negue, se perguntado, Henrique vem articulando sim uma eventual candidatura sua à sucessão de Rosalba. A conferir!