Partidos e Eleições Municipais, por Murillo de Aragão
Faltando cerca de duas semanas para o primeiro turno das eleições municipais, a Arko Advice realizou um levantamento com base nas últimas pesquisas publicadas com o objetivo de avaliar como ficaria o cenário nas 26 capitais, caso a disputa terminasse hoje.
Em nove capitais (Maceió, Vitória, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Boa Vista, Palmas e Aracaju) a eleição seria decidida no primeiro turno. Nessas cidades, PSDB e PMDB elegeriam dois prefeitos cada, enquanto PT, PSB, PDT, DEM e PP sairiam vitoriosos em uma capital cada.
Das 17 capitais onde deve ocorrer o segundo turno (Rio Branco, Maceió, Macapá, Manaus, Salvador, Fortaleza, São Luis, Cuiabá, Campo Grande, Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife, Teresina, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo), o PSB tem boas condições de sair vitorioso em cinco e o PSDB em duas. PCdoB, DEM, PTC, PMDB, PSOL, PT, PTB, PDT, PSD e PRB devem vencer em uma capital cada.
Assim, o cenário nas capitais, hoje, é favorável ao PSB. Os socialistas seriam vitoriosos em seis cidades; o PSDB em quatro (Rio Branco, Maceió, Vitória e Porto Velho); o PMDB em três (Campo Grande, Rio de Janeiro e Boa Vista); PT, PDT e DEM em duas, respectivamente, Goiânia e João Pessoa; Natal e Porto Alegre; Aracaju e Salvador.
PP, PCdoB, PTC, PSOL, PTB, PSD e PRB sairiam vitoriosos em uma cidade cada, respectivamente, Palmas, Manaus, São Luis, Belém, Teresina, Florianópolis e São Paulo.
A confirmação dessa tendência (eleição por parte do PSB do maior número de prefeitos nas capitais) representará uma importante vitória para o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, fortalecendo seu nome na bolsa de apostas para a sucessão presidencial de 2014.