segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ano Letivo é aberto com quase 30 mil novas matrículas


O ano letivo da rede estadual de ensino de 2013 começa no Rio Grande do Norte com uma comemoração extra. Na abertura do calendário, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), no Complexo Educacional Kennedy, a Governadora Rosalba Ciarlini anunciou que quase 30 mil novas matrículas foram feitas, só na capital potiguar. O número foi três vezes maior do que o esperado e atingiu a marca de 29.454 novas matrículas efetivadas na rede estadual de Natal.


“Isso mostra a credibilidade que a escola pública está voltando a ter e ainda estamos esperando o resultado das matrículas efetivadas no interior do estado. A informação que eu tenho é a de que no interior também houve um crescimento no número de matrículas. É assim que o Governo do Estado deve se manter, garantindo vagas para todos os alunos,de todas as partes do Rio Grande do Norte, porque onde não tivermos escola, nós vamos alugar, vamos ampliar, para que ninguém fique de fora”, destacou a governadora.


Para a secretária estadual de educação, o dever do estado está sendo cumprido e deve seguir amparando todos os alunos da rede. “Vamos focar na formação de professores, na aprendizagem dos alunos e priorizar cada vez mais o estudante. Fazer com que o direito deles de aprender se efetive e que se torne um grande companheiro de vida na trajetória doe cada um. A gente espera que a educação sempre promova esse desenvolvimento, essa mudança na vida”, afirmou Betania Ramalho.


Além dos bons resultados com as matrículas, a governadora destacou ainda a entrega de 266 novos ônibus, que vão reforçar a frota escolar em todo o estado e oportunizar a alunos e professores um ensino de maior qualidade e os avanços na valorização dos professores da rede estadual. “O aumento que foi dado aos professores já é o maior aumento dado à categoria em um menor espaço de tempo. Em apenas 2 anos ultrapassamos a marca dos 75% de reajuste. Algumas aposentadorias estavam retidas há 10 anos e agora estamos acelerando os processos. O ritmo agora é bem mais rápido”, afirmou Rosalba.


2013 - Ano Paulo Freire da Educação

Na cerimônia de abertura do ano letivo 2013, a governadora Rosalba Ciarlini declarou este ano, como Ano Paulo Freire da Educação no RN. A medida se dá em comemoração do cinqüentenário da aplicação do método de alfabetização de adultos desenvolvida pelo grande educador brasileiro Paulo Freire, na cidade de Angicos. Ao decretar a medida, a governadora considera a necessidade e a urgência de incrementar as políticas de alfabetização de jovens, adultos e idosos, de modo a universalizar o acesso a educação em todo o território potiguar.


Um dos objetivos do decreto é desenvolver uma agenda para comemorar os 50 anos da experiência de Angicos, a ser coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com parceiros institucionais e sociais, entre eles, a Prefeitura Municipal de Angicos, Universidades Públicas Locais da Paraíba e de Pernambuco, Unesco e Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário