quinta-feira, 30 de junho de 2011

“Pardais” da Via Costeira são aprovados pelo IPEM/RN

Medidores de velocidade estão em perfeitas condições de funcionamento e podem registrar velocidade dos veículos.

Foto: Elpídio Júnior
Medidores de velocidade estão em perfeitas condições de funcionamento.
Os motoristas que “aceleram” chegando a velocidades superiores aos 70 quilômetros por hora na Via Costeira que se cuidem, pois certamente em até um mês podem chegar multas por excesso de velocidade. A afirmação é do coordenador Operacional do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN), Vicente Zacarias, setor responsável pela verificação dos medidores de velocidade, os "pardais".

“Os 12 equipamentos que controlam velocidade da Via Costeira estão em ótimo estado de funcionamento e sensíveis aos velocímetros dos motoristas mais apressados”, explica o coordenador do IPEM/RN, Vicente.

Anualmente, os medidores de velocidade são vistoriados pela equipe técnica que usa métodos do Inmetro na observação dos equipamentos, que podem controlar velocidades de 50 quilômetros por hora (o caso das vias em Mossoró) e 70 km/h e 80 km/h em Natal.

No Rio Grande do Norte, o trabalho de instalação e verificação anual é feito nos medidores de Natal espalhados na Rota do Sol, nas avenidas Ayrton Senna, João Medeiros Filho e na ponte Newton Navarro. No interior do Estado, a fiscalização é feita nas rodovias federais e nas principais avenidas de Mossoró.

Para Vicente Zacarias, coordenador de fiscalização do IPEM, a certificação dos equipamentos assegura aos condutores a velocidade correta do trecho percorrido. “Com a certificação dos medidores de velocidade, os condutores podem confiar que a velocidade anunciada em placas é a mesma cobrada nos medidores, resultando em um trafego mais tranqüilo para os motoristas”, argumenta.

No início do mês de junho, a equipe do IPEM/RN acompanhou a instalação de 14 medidores de velocidade em Mossoró e aprovou todos os equipamentos que funcionam controlando a velocidade de até 50 quilômetros por hora.

O trabalho da verificação dos equipamentos em Natal e Mossoró é acompanhado pelas equipes de trânsito da cidade, responsáveis pela execução das penalidades aos motoristas infratores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário