terça-feira, 27 de março de 2012

Provas para fisioterapeutas continham sete questões iguais

O concurso público da Prefeitura de Angicos, remarcado para o último domingo (25) por determinação do Ministério Público Estadual, voltou a registrar problemas. Sete questões, na prova de fisioterapia, estão repetidas e ontem pela manhã, segundo nota distribuida pela assessoria de imprensa do MPE, a Promotoria de Justiça da Comarca de Angicos, realizou uma operação de busca e apreensão na sede da empresa ACAPLAM, responsável pela realização do concurso.

A nota do MPE não esclarece se há relação entre as questões repetidas e a operação na sede da ACAPLAM, mas afirma que foi apreendida "a totalidade dos gabaritos do concurso público para o provimento de cargos na administração municipal de Angicos". "Os gabaritos estavam todos em envelopes lacrados e ficarão, conforme decisão judicial, sob a custódia do Ministério Público Estadual até a data da correção dos mesmos, que ocorrerá na presença de um servidor do órgão", conclui a nota.

A TRIBUNA DO NORTE procurou a promotoria, mas não obteve êxito nas tentativas de contato telefônico. A diretora de operações da ACAPLAM, Rejane Moraes Nicolau, negou qualquer relação entre a ação do MPE e possíveis problemas na aplicação das provas do concurso público, no último domingo. "Não houve problemas com o concurso de Angicos. Ocorreu que a promotora achou por bem colocar os cartões de respostas dos candidatos sob custodia para acompanhar a correção".

Essa correção, segundo Rejane Moraes, será feita na data prevista, pelos funcionários da ACAPLAM e com acompanhamento de um representante do MPE. "O calendário do concurso está mantido. A divulgação dos resultados será no dia 17, como previsto", acrescentou. Para ela, a ação da promotora em custodiar os cartões "é ótimo, porque nos dá uma segurança maior em relação a toda disputa política que existe lá na cidade".

Rejane Moraes confirmou a repetição das sete questões na prova de fisioterapia. "Estas questões já foram anuladas, como está no site da empresa" - disse a diretora da ACAPLAM . "Elas representam apenas 13% do universo de 40 questões das provas. A anulação foi acertada com a promotora e concordamos que ela não vai prejudicar a prova."

Ressaltando os cuidados tomados com a realização do concurso, Rejane disse que no sábado, quando as provas chegaram em Angicos, foram guardadas no Batalhão da Polícia Militar. "Recebemos todos o apoio da PM local, para dar segurança aos locais de provas e aos candidatos. Inclusive, quando voltamos para Natal com os cartões de respostas, viemos com uma escolta de uma viatura da PM".

A fisioterapeuta Mayle Andrade, 25 anos, estranhou a repetição de sete das 28 questões da prova de conhecimentos específicos para as vagas em fisioterapia. Quando questionados, lembra a candidata, a orientação dos fiscais foi a de preencher o gabarito completo, inclusive com as questões que foram anuladas. Na tarde de ontem, o gabarito foi publicado constando a anulação das sete perguntas. "A insatisfação é generalizada, porque não é o resultado final e ainda não há definição de como ficará", disse.

Memória

O Ministério Público havia remarcado, de 5 para 25 de março, o concurso público da Prefeitura de Angicos. A mudança de data, assinada pela Promotora de Justiça Iveluska Alves, se deu em virtude de o edital do concurso apresentar irregularidades relativas à participação de pessoas portadoras de deficiência. A empresa Consultoria e Assessoria Técnica à Estados e Municípios (Acaplam), organizadora do certame, publicou edital de retificação com as novas datas e regras, reabrindo também o prazo de inscrição, encerrado dia 15 deste.

Apesar das mudanças o número de vagas não foi alterado. Ao todo, foram oferecidas 178 vagas nas mais diversas ocupações em níveis fundamental, médio e superior de ensino. Os salários iniciais variam de R$ 545,00 a R$ 8 mil, por jornadas de 20 a 40 horas semanais, dependendo da função ocupada.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período. A data de resultado será mantida para o próximo dia 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário