sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Base descentralizada do SAMU será entregue em Lajes nesta sexta-feira (28)



O município de Lajes receberá nesta sexta-feira (28) uma base descentralizada do SAMU, cumprindo as metas do Governo do RN em ampliar o campo de ação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte. A solenidade acontecerá às 16h, na Rua Alzira Soriano, 18, Centro (Anexo ao Hospital Maternidade Aluizio Alves), e terá a presença da governadora Rosalba Ciarlini.


Essa regionalização tem o objetivo de dar mais agilidade aos chamados de urgência e se dá pela construção de bases descentralizadas nos municípios, que servem de abrigo para ambulâncias e profissionais que atuam no serviço de urgência. Na tarde da última quinta-feira (27), foi entregue a base de Apodi, e a de Pau Dos Ferros será entregue neste sábado (29).


A base instalada em Apodi está equipada com sala de repouso, sala de leitura, mini-copa, banheiros, garagem, local para lavagem da ambulância e espaço para desinfecção de equipamentos e uma ambulância de suporte básico, que irá atender os municípios de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú. Já a de Pau dos Ferros, contará com uma unidade de suporte avançado e a equipe será composta por seis enfermeiros, seis médicos e seis condutores, que revezarão em sistemas de escalas, garantindo a cobertura em tempo integral. A base terá, ainda, uma viatura equipada com um equipamento chamado autopulse, uma inovação para a região Nordeste do Brasil, atualmente oferecido pelo serviço de urgência apenas do estado da Bahia e possibilita uma massagem cardíaca automática.


Os prédios foram cedidos pelas prefeituras de cada cidade e as equipes foram formadas a partir do quadro de funcionários das Secretarias de Saúde municipais. O Governo do RN arcou com o treinamento das equipes através da Secretaria de Estado da Saúde Pública. O treinamento foi realizado em 15 dias com uma carga horária de 120 horas/aula. Também é de responsabilidade do Governo Estadual o custo com ambulâncias, medicação, equipamentos, fardamentos, comunicação via rádios, abastecimentos dos veículos, treinamentos e o contrato com os médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário