sábado, 29 de dezembro de 2012

Governadora entrega base descentralizada do SAMU em Lajes



Cumprindo o compromisso de regionalizar o Serviço de Atendimento móvel de Urgência, oferecendo o serviço em cada uma das microrregiões do Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini realizou a entrega de mais uma base descentralizada do SAMU na cidade de Lajes, região Central do estado.
“Não faltará desta governadora vontade nem disposição para continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos potiguares. Com um atendimento de urgência e emergência sendo realizado de maneira eficaz nas próprias cidades do interior, o transporte de pacientes para hospitais regionais deverá gradativamente ser restrito apenas para os casos graves ou de alta complexidade”, explicou a governadora Rosalba Ciarlini
A regionalização do SAMU tem o objetivo de oferecer respostas mais rápidas aos chamados de urgência no interior do estado e nas rodovias. Na tarde da última quinta-feira (27), foi entregue a base de Apodi, e a de Pau Dos Ferros será entregue neste sábado (29).
A base instalada em Lajes está equipada com sala de repouso, sala de leitura, mini-copa, banheiros, garagem, local para lavagem da ambulância e espaço para desinfecção de equipamentos e uma ambulância de suporte básico e uma equipe composta por seis enfermeiros e seis condutores, que revezarão em sistemas de escalas, garantindo a cobertura em tempo integral.
O Coordenador do SAMU Metropolitano, Luiz Alberto informa que a regionalização do serviço está sendo possível graças a uma parceria tripartite entre o Ministério da Saúde, governo do RN e prefeituras, cada um com sua responsabilidade. “As prefeituras são responsáveis pela cessão do prédio onde é instalada a base e a mão de obra, que é composta de servidores das secretarias de saúde municipais. O Governo Federal é incumbido da cessão das ambulâncias, e para o governo do estado, fica a responsabilidade de arcar com medicação, insumos, equipamentos, fardamentos, comunicação via rádios, abastecimentos dos veículos, o contrato com os médicos e treinamento da equipe.
Todos os profissionais que irão atuar nas novas bases regionais passaram por treinamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, foram 15 dias de curso com uma carga horária de 120 horas/aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário