sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Governadora entrega Base Descentralizada do Samu em Apodi e anuncia construção de sistema adutor


A governadora Rosalba Ciarlini entregou na tarde desta quinta-feira (27) a Base Descentralizada do SAMU em Apodi. A base instalada na cidade do Alto Oeste potiguar está equipada com sala de repouso, sala de leitura, mini-copa, banheiros, garagem, local para lavagem da ambulância e espaço para desinfecção de equipamentos e uma ambulância de suporte básico. A unidade irá atender os municípios de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú.


“Minha meta desde que assumi o Governo do RN foi ampliar o campo de ação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em diversas cidades do interior do Estado”, disse a Governadora, lembrando que em dois anos a rede Samu cresceu no Rio Grande do Norte. “No início do Governo o serviço Samu só existia em Natal e Mossoró e contava com oito ambulâncias. Hoje o Samu está presente em todas as regiões e a Rede dispõe de 23 ambulâncias de porte básico, três ambulâncias de suporte avançado, dois veículos de intervenções rápidas, um Samuzinho (atendimento infantil), duas moto-ambulâncias e um helicóptero”, informou a Governadora.


O secretário Estadual da Saúde, Isau Gerino, explicou que as Bases Descentralizadas estão sendo construídas em pontos estratégicos para garantir o atendimento de retaguarda de socorro às vítimas de acidentes. “Pretendemos ampliar o serviço para abranger 70% do Estado. Mas queremos até a Copa do Mundo de 2014 está com o serviço disponível em 100% do Rio Grande do Norte”.


Para o coordenador do SAMU metropolitano, Luiz Roberto, a regionalização do Samu Metropolitano é um sonho que está se concretizando, graças ao apoio e a sensibilidade da Governadora Rosalba Ciralini e do secretário Isaú Gerino. “É uma satisfação muito grande ver os serviços do Samu serem descentralizados, graças a ousadia e a persistência da Governadora, que como foco levar o serviço para todos o Estado do RN”.


A regionalização tem o objetivo de dar mais agilidade aos chamados de urgência e se dá pela construção de bases descentralizadas nos municípios, que servem de abrigo para ambulâncias e profissionais que atuam no serviço de urgência. Além desta, serão entregues mais três bases nas cidades de Areia Branca, Lajes e Pau Dos Ferros ainda este ano.


Os prédios para instalação das bases foram cedidos pelas prefeituras de cada cidade e as equipes foram formadas a partir do quadro de funcionários das secretarias de saúde municipais. O Governo do RN arcou com o treinamento das equipes através da Secretaria de Estado da Saúde Pública. O treinamento foi realizado em 15 dias com uma carga horária de 120 horas/aula. Também é de responsabilidade do Governo Estadual o custo com ambulâncias, medicação, equipamentos, fardamentos, comunicação via rádios, abastecimentos dos veículos, treinamentos e o contrato com os médicos.


Também prestigiaram a solenidade a prefeita de Apodi, Gorete Pinto, o secretário de Saúde do município e demais autoridades.


Governadora anuncia construção de adutora em Apodi



Durante a solenidade de entrega da Base Descentralizada do Samu em Apodi, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a implantação de um sistema adutor no município. “Vamos construir um sistema adutor na Região da Pedra, que irá beneficiar 22 pequenas comunidades rurais. Os recursos já estão garantidos e a obra deverá ser iniciada no início do ano, logo após a abertura do orçamento”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário