sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aos 40 anos, Rivaldo assume papel de 'vovô' no São Caetano

Meia diz não gostar de ‘puxar a orelha’ dos mais jovens do time e não faz o estilo conselheiro, mas passa sua experiência aos seus ‘netos’


Por Marcos Guerra São Caetano do Sul, SP
 
Rivaldo, no São Caetano (Foto: Marcos Guerra)
Rivaldo brinca com idade: 'Podem me chamar de
vovô' (Foto: Marcos Guerra)

Vovô, sim! E com muito orgulho. É assim que Rivaldo se vê no São Caetano. Aos 40 anos, 22 deles dedicados ao futebol profissional, o meia assume o posto de líder do grupo, aquele jogador mais experiente que aponta o caminha para os mais jovens. Ele brinca com sua condição física e diz que não pendura as chuteiras enquanto conseguir jogar.

- Pela minha idade, já podem me chamar de vovô (risos). Agora até prefiro treinar a jogar, porque não estou bem. Sou privilegiado por poder jogar aos 40 anos. Estou dando o exemplo de que se pode jogar futebol até mais velho. Financeiramente, eu nem preciso jogar mais, mas gosto muito disso – contou Rivaldo.

O preparo físico não é mais aquele que o levou ao título de melhor jogador do mundo em 1999, mas a inteligência para distribuir bons passes só melhorou. O segredo para continuar atuando em alto nível aos 40 anos? Rivaldo diz apenas se cuidar muito durante férias e folgas. Tudo para adiar ao máximo o dia do adeus aos gramados.

- Para muitos jogadores, a aposentadoria é difícil, é uma “primeira morte”. Não para mim. Se tiver de parar no ano que vem, ficarei feliz por estar no meu máximo. Não vou morrer. Só o jogador sabe a hora que tem de parar e todos precisam respeitar isso - disse Rivaldo.

O meia ainda está conhecendo seus “netos”, os jogadores do Azulão. Ele conta que não faz o estilo vovô conselheiro e não pretende dar bronca em Jobson, Fábio Costa & Cia., mas pode se ver obrigado a pitacar.

- Não tive a oportunidade de dar conselhos para ninguém ainda. Não preciso puxar orelha, sou até muito tímido para isso. Mas se tiver de conversar com os mais jovens para o bem deles, farei isso.

O “vovô” Rivaldo tenta entrar em forma para estrear pelo time do ABC. Ele, porém, não tem previsão para voltar a disputar uma partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário