quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Prêmio Nacional de Inovação revela empresas vencedoras

Solenidade na noite desta terça-feira (02), em São Paulo, marcou homenagem às oito empresas vencedoras

O esforço para promover o desenvolvimento sustentável e o aumento da competitividade nacional de oito empresas industriais brasileiras rendeu homenagens na noite dessa terça-feira (02), em São Paulo. Vencedoras da primeira edição do Prêmio Nacional de Inovação, elas foram avaliadas a partir de quesitos como a originalidade e funcionalidade de projetos nas áreas de Gestão da Inovação, Design, Desenvolvimento Sustentável e Competitividade.

Selecionadas entre mais de 400 propostas, as organizações ainda foram avaliadas por características como competências internas e/ou externas incorporadas ao processo de inovação, os impactos no grau de competitividade da empresa, os custos e prazos do desenvolvimento do projeto e o uso de técnicas empregadas.

Na categoria Competitividade, a Kapeh Cosméticos, nascida no sul de Minas Gerais, foi a vencedora na modalidade Pequenas e Micro Empresas, e a Novus, do Rio Grande do Sul, foi a selecionada entre os negócios de médio e grande porte. Na mesma seqüência, a ISOBLOK, do Rio Grande do Norte, e a Greif Embalagens Industriais, do Amazonas, foram premiadas por projetos na área de Desenvolvimento Sustentável.

Já na categoria Design para micro e pequenas empresas, a mineira Origem Jogos e Objetos, foi a vencedora ao lado da representante de médio e grande porte, MVC Componentes Plásticos, do Paraná. Exemplos em Gestão da Inovação, a Zenite Soluções em TI, de Pernambuco, e a Siemens, de São Paulo, foram as ganhadoras da noite.

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), o Prêmio foi criado com a proposta de despertar a importância do investimento em boas práticas de gestão e na capacitação como meio de aumentar os níveis de competitividade nacional em indústriais brasileiras. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).


O Prêmio
O Prêmio Nacional de Inovação reconhece empresas que contribuem para o aumento da competitividade e para o desenvolvimento sustentável do país. A partir da proposta de valorizar idéias criativas, tem como finalidade disseminar a utilização de novos produtos, processos e serviços que promovam a melhoria no ambiente organizacional e cultural das instituições. A premiação é aberta a todas as indústrias associadas às federações estaduais.

As indústrias selecionadas recebem avaliação do projeto apresentado, com apontamentos sobre o desempenho e a conduta da empresa. Além do feedback, as vencedoras da categoria Gestão da Inovação tem recursos financeiros pré-aprovados, que variam entre R$ 300 e R$ 700 mil, para desenvolver projetos no Edital SENAI-SESI de Inovação. Os demais ganhadores recebem inscrição para participar de curso de Educação Executiva, com escola de negócios reconhecida internacionalmente.


Sobre o MBC

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) foi criado em 2001 para incentivar o desenvolvimento contínuo das organizações públicas e privadas, tornando-as ainda mais competitivas no cenário nacional e mundial. Seu propósito é elevar a qualidade de vida dos brasileiros, otimizando a produtividade de empresas e órgãos públicos de maneira sustentável. Para cumprir o papel de construtor de capital social, sustenta a ética, o foco em resultado e a transparência como valores fundamentais.

Disponibilizar conceitos e ferramentas, mobilizar lideranças e disseminar conhecimento são as formas com que a entidade busca alcançar seu objetivo. O trabalho é focado nos agentes da sociedade, para que superem seus próprios níveis de eficiência competitiva. Entre as inúmeras atividades desenvolvidas pelo MBC, destacam-se: os Programas Estaduais de Competitividade e Qualidade; o sistema de avaliação e premiação de micro e pequenas empresas e o estímulo à utilização de sistema de avaliação de gestão nas organizações públicas.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário