Semarh promove seminário em Goianinha sobre águas subterrâneas
O estudo de Gerenciamento da Água Subterrânea para identificar o uso, a demanda e a produção deste recurso no Rio Grande do Norte será discutido nas regiões do Estado entre prefeituras e usuários de água. O primeiro seminário a debater o assunto será na cidade de Goianinha na próxima quinta-feira (11), das 8h às 12h, na Casa de Cultura Popular Palácio Antônio Bento.No primeiro seminário sobre o assunto serão apresentados o conteúdo, a metodologia do estudo e dados obtidos em levantamento técnico inicial do Rio Grande do Norte, feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) através da empresa Servmar, contratada para elaborar o estudo.
As informações do seminário servirão de base para a política de gestão dos recursos hídricos no Rio Grande do Norte, estabelecendo estratégias de manejo a partir do monitoramento hidrogeológico que irá definir fluxo, reservas, potencialidades e recursos exploráveis das águas subterrâneas dos municípios estudados. Na prática, a pesquisa fará a identificação de quantidade e qualidade das águas dos poços e outras fontes de água subterrânea do Estado.
A pesquisa intitulada "Estudos Hidrogeológicos para a Orientação do Manejo de Águas Subterrâneas" está sendo elaborado pelo Programa Semiarido Potiguar (PSP) com investimento de R$ 4 milhões feito pelo Banco Mundial e pela Agência Nacional de Águas (ANA) e contempla municípios dos litorais Norte e Sul e da região metropolitana de Natal, totalizando 6 mil quilômetros de área pesquisada em 21 municípios.
O estudo sobre as águas subterrâneas será dividido em três etapas: avaliação qualitativa e quantitativa do sistema hidrogeológico; avaliação da influência da urbanização e de outras atividades impactantes nas águas subterrâneas e estabelecimento de estratégias de manejo das águas que resulte na preservação e o uso sustentável deste recurso.
O resultado do estudo vai indicar as melhores áreas para captação das águas subterrâneas, o apontamento das áreas contaminadas e preservadas, o estabelecimento de áreas de proteção e áreas de restrição e controle de uso e a indicação de medidas de reordenamento de uso e ocupação do solo.
Municípios que fazem parte do estudo
Grande Natal: Natal, Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, Monte Alegre, São José do Mipibú e Nísia Floresta.
Litoral Sul: Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Arês, Goianinha, Vila Flor, Canguaretama e Baia Formosa.
Litoral Norte: São Miguel do Gostoso, Touros, Rio do Fogo, Pureza e Maxaranguape.
Nenhum comentário:
Postar um comentário