quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pesquisas mostram vantagem do PT no 2º turno



Fabio Pozzebom/ABr
A última pesquisa do instituto Datafolha aponta vantagem de Fernando Haddad sobre José Serra na disputa do segundo turno das eleições em São Paulo

Se estiverem corretos, levantamentos mostram petistas à frente em quatro capitais, inclusive São Paulo. Tucanos lideram em três

As análises que apostavam que o julgamento do mensalão, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), poderia comprometer o desempenho do PT nas urnas das eleições municipais não tiveram êxito. A despeito da condenação de alguns dos principais líderes do partido, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, os candidatos petistas deverão repetir no segundo turno o bom desempenho que já tiveram no primeiro turno do pleito municipal. É o que indicam as últimas pesquisas de opinião sobre o segundo turno nas capitais.


Se as pesquisas estiverem corretas – os institutos cometeram muitos erros no primeiro turno –, o PT está na frente na corrida por quatro das prefeituras de capitais em que há segundo turno. Entre elas, está a joia da coroa da disputa: a maior cidade do país, São Paulo.


De acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no dia 19 de outubro, o candidato do PT, Fernando Haddad, tem 49% das intenções de voto, contra 32% conferidos a seu adversário do PSDB, José Serra. Além de São Paulo, o PT está na frente em Rio Branco (AC), com Marcus Alexandre (segundo pesquisa do Ibope divulgada no dia 19), e em João Pessoa (PB), com Luciano Cartaxo (segundo pesquisa do Instituto Consult do dia 12 de outubro).

Em Fortaleza, há uma situação inusitada: as últimas pesquisas divulgadas discrepam completamente no resultado. O Ibope aponta liderança do candidato do PSB, Roberto Cláudio, com 41% das intenções de voto contra 39% conferidos a Elmano Freitas, do PT. Já o Datafolha confere a vantagem a Elmano Freitas, com 42%, contra Roberto Cláudio, no caso com 37%. As duas pesquisas foram divulgadas no mesmo dia: 18 de outubro. Assim, no levantamento, o Congresso em Foco conferiu vantagem, no caso de Fortaleza, tanto ao PT quanto ao PSB, a depender da pesquisa.
 
Assim, contando Fortaleza, o PT aparece na frente em quatro capitais. O PSDB lidera as pesquisas em três: Belém, com Zenaldo Coutinho (de acordo com pesquisa do Vox Populi de 15 de outubro); Manaus, com Arthur Virgílio (segundo Ibope do dia 19 de ouubro), e Teresina, com Firmino Filho (conforme Datafolha do dia 17 de outubro).

O PDT também está na frente em três capitais: Curitiba (segudo o Ibope do dia 19), com Gustavo Fruet; em Natal, com Carlos Eduardo Alves (conforme o Ibope do dia 18 de outubro) e em Macapá, com Roberto Góes (segundo Ibope do dia 22 de outubro).

O PSB lidera em duas cidades, caso se considere a pesquisa do Ibope em Fortaleza, e não a do Datafolha. Nesse caso, os socialistas estão à frente em Cuiabá, com Mauro Mendes (é o que informa pesquisa do Ibope, do dia 19 de outubro), e em Fortaleza, com Roberto Cláudio.

PMDB, PP, PV, DEM, PTC e PPS lideram em uma capital.

Margem de erro

É importante atentar que em três pesquisas as vantagens registradas ficam abaixo da margem de erro dos levantamentos. Assim é com a pesquisa do Ibope que aponta a vantagem de Roberto Cláudio sobre Elmano Freitas em Fortaleza. O candidato do PSB está dois pontos percentuais à frente de seu adversário do PT, quando a margem de erro registrada pelo Ibope para essa pesquisa é de três pontos percentuais. Em Macapá, a pesquisa do Ibope mostra Roberto Góes, do PDT, quatro pontos percentuais a frente de Clécio Vieira, do Psol. É de quatro pontos percentuais a margem de erro da pesquisa. E em Rio Branco, a vantagem de Marcus Alexandre, do PT, sobre Tião Bocalon, do PSDB, é de dois pontos percentuais, quando a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário